15 Designers de Moda europeus. Happenings, workshops, showroom internacional, networking. Conhecimento, partilha, intercâmbio, crescimento. De 4 a 6 de março, o UNITED FASHION LISBOA é a casa da voz do futuro.

Em 2017, um cluster de sete organizações de Moda europeias juntou-se para fundar um projeto que defendesse, promovesse e desenvolvesse a Moda independente na Europa. Numa ação sem precedentes e co-financiada pelo programa Creative Europe, da União Europeia, nasceu o UNITED FASHION. MAD, Home of Creators, Fashion Council Germany, Flanders DC, Baltic Fashion Federation, Maisons de Mode, Fashion Weekend Skopje e Associação ModaLisboa comprometeram-se a dinamizar a indústria, a estabelecer ligações, a construir pontes, a eliminar fronteiras.

Neste espaço temporal, a ModaLisboa já levou Gonçalo Peixoto e Patrick de Pádua a Berlim, Cristina Real a Skopje, Duarte e Imauve a Riga, Constança Entrudo a Lille e Olga Noronha e AWAYTOMARS a Antuérpia para ações que foram desde showrooms a feiras especializadas, pop-up stores, conferências, ações educativas e pitches.

O que nos leva a março de 2020. O UNITED FASHION LISBOA, integrado na Lisboa Fashion Week, trará a Lisboa, de 4 a 6 de março no Mercado de Santa Clara e nos Paços do Concelho, 15 designers de Moda europeus para um programa que incide sobre a Produção e que nos falará da materialização do futuro. Focado em aproximar este grupo de jovens talentos ao know-how e à especialização de luxo da indústria têxtil portuguesa, o UNITED FASHION LISBOA será a casa de masterclasses e ações de formação que incidem sobre inovação, novos modelos de negócio, aposta na tecnologia, sustentabilidade e ética em todas as fases do processo. A procura por novas soluções é constante e também é o combustível do qual a Moda se alimenta.

A criação de um ambiente de proximidade entre estes designers de Moda e o tecido industrial português é crucial para um futuro em colaboração. Mas também é crucial para o futuro continuar a trazer o mundo para Lisboa e o UNITED FASHION LISBOA, com o seu showroom, será o ponto de encontro entre criadores, buyers e imprensa internacionais e um melting pot de novas oportunidades. Tudo isto culminará numa apresentação aberta ao público, aberta à cidade, para que a partilha de vozes, visões e experiências possa atingir o seu propósito mais puro.

Ao longo de três anos, o UNITED FASHION já beneficiou 150 marcas, projetos e designers de Moda. Pensar o futuro fortalecendo o presente é a base deste projeto internacional que se materializou numa indústria de Moda independente europeia mais forte, mais coesa e mais inovadora, com mais oportunidades de negócio, com mais partilha de ferramentas estratégicas e com mais concretização de objetivos sem nunca, nunca limitar a criatividade. A ModaLisboa recebe, assim, os seus parceiros europeus numa programação em diálogo com a Lisboa Fashion Week, para um evento que nos conta a história do poder de um mundo que caminha unido.

Sobre o Projeto United Fashion

United Fashion é um projeto de intercâmbio realizado por um grupo de sete associações europeias de moda, de seis países diferentes: MAD Brussels Fashion and Design Platform (BE), Baltic Fashion Federation (LV), Fashion Council Germany (DE); Fashion Weekend Skopje (MK), Flanders DC (BE), Maisons de Mode Lille-Roubaix (FR), e Associação ModaLisboa (PT).

Promover a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e aumentar as oportunidades de negócio para designers de moda europeus é o principal objetivo deste projeto.

Para atingir este propósito, têm sido realizadas várias atividades em cada um dos países cooperantes no projeto. Ao longo de quatro anos (2018-2021), mais de 150 designers e marcas europeus têm a oportunidade de estar presentes em showrooms internacionais, conhecer as oportunidades de mercado de outros países, participar em workshops e seminários e estabelecer contatos úteis com imprensa, profissionais da indústria e consumidores locais.

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