Dez jovens Designers que desenham o que é a Moda hoje. O SANGUE NOVO reafirma a sua dedicação à contemporaneidade e regressa agora com o apoio da SEASIDE. A marca internacional de origem portuguesa, hoje com mais de 100 lojas em Portugal e presença em Angola, França, Luxemburgo e Moçambique, conseguiu, ao longo dos seus mais de 30 anos de história, tornar-se num ícone da memória coletiva, e agora toma como sua a missão de incentivar e alavancar uma nova geração de criativos. Esta novidade significa que há mais um Prémio para jovens Designers de Moda, atribuído já em outubro. 

 O concurso, feito para estimular e capacitar a criatividade e produção em Moda, é o projeto maior de defesa da transdisciplinaridade e da experimentação de novos caminhos, não só de Design mas de modelos de negócio. E estes novos projetos, profundamente diversos, apresentam-se com uma densidade de pensamento e de referências estéticas e conceptuais, tornando óbvia a chegada de um momento de viragem. De temáticas que se debruçam sobre a identidade e a emoção, o burnout e o síndrome do impostor, um passado opressor para a comunidade queer durante o Estado Novo e uma necessidade de revalorizar a sociedade sob a ameaça de um futuro apocalíptico, as dez coleções chegam-nos absolutamente comprometidas com a sustentabilidade, através de técnicas de upcycling, um foco indelével na economia circular, e uma cuidada escolha dos materiais cedidos pelas parcerias têxteis da Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4Fashion, a Riopele e a Tintex Textiles.

No dia 7 de outubro, às 18H na Lisboa Social Mitra, e depois de várias sessões de mentoria com o painel de jurados, os jovens criadores apresentam ao público as suas coleções. Nesse mesmo dia, o júri anunciará os cinco finalistas que receberão o Prémio ModaLisboa x Seaside e que competirão, em março de 2023, pelos prémios IED - Istituto Europeo di Design Milano, Tintex Textiles e Showpress. Cada um dos cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by Seaside verá a sua coleção disponível no showroom Showpress.

JÚRI
Miguel Flor (Presidente)
Elisa Nalin (Editora de Moda, Stylist)
Joana Duarte (Designer de Moda, Béhen)
Joana Jorge (Project Manager, ModaLisboa)
Olivia Spinelli (Coordenadora e Diretora Criativa IED Moda Milano)
Pedro Silva (Head of Industrialization, Tintex Textiles)
Sara Sozzani Maino (Creative Talent Curator)

SOBRE O SANGUE NOVO
O Sangue Novo é o concurso de jovens Designers da Lisboa Fashion Week. Desenvolve um trabalho de proximidade com todas as escolas de Moda do país para captar e impulsionar o trabalho de jovens criativos, e desenvolve-se em duas fases: depois da seleção dos candidatos — em julho — 10 jovens Designers apresentam as suas coleções em outubro. Aqui, são selecionados cinco finalistas, que competem pelos prémios em março do ano seguinte. Durante todo o processo, os criativos recebem acompanhamento e mentoria por parte do painel de jurados, de forma a prepará-los para a integração na indústria de Moda nacional.

SOBRE A SEASIDE
A Seaside é um dos maiores grupos de calçado em Portugal. Contando com mais de 30 anos de experiência na produção de calçado e acessórios de moda, o grupo liderado por Acácio Teixeira produz mais de 2 milhões de sapatos por ano e detém 150 lojas em Portugal e além-fronteiras.

PARCERIAS TÊXTEIS

 



PRÉMIOS

Seaside

Prémio ModaLisboa x Seaside 

- Prémio monetário de 5.000 euros para desenvolvimento das próximas coleções dos cinco finalistas;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

IED 2022

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design Milano
- Master em Fashion Design no IED Milão, no valor de 20.100 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Apresentação da coleção desenvolvida durante o Master na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Tintex 2022

Prémio ModaLisboa x Tintex Textiles
- Residência artística de 3 semanas na Tintex e desenvolvimento de coleção cápsula;
- Bolsa de 1500 euros;
- Apresentação da coleção cápsula na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Showpress

Prémio ModaLisboa em parceria com a Showpress
- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.

Newsletter Sangue Novo
Receba todas as informações sobre o concurso de Jovens Designers, Sangue Novo.

Reveja as últimas edições

ModaLisboa Metaphysical
Março 2022
ModaLisboa And Now What?
Outubro 2021
ModaLisboa Comunidade
Abril 2021
ModaLisboa Mais
Outubro 2020
ModaLisboa Awake
Março 2020
ModaLisboa Collective
Outubro 2019
ModaLisboa Insight
Março 2019
ModaLisboa Multiplex
Outubro 2018