AMANHÃ, O DESIGN

A ModaLisboa volta a abrir candidaturas para o concurso Sangue Novo, com novos prémios e parcerias têxteis para jovens Designers de Moda.

A última edição da competição de novos talentos foi também terreno fértil de exploração da forma de comunicar Moda, com duas apresentações integralmente digitais que abriram portas à inovação, ao diálogo com esferas culturais multimédia e à intersecção de linguagens estéticas. E foi, para além de tudo isto, um reforço da importância dos jovens criativos para esta indústria, que desafiam as formas instituídas de pensar e criar Moda.

É para incentivar estas visões sem vícios que abrimos uma nova temporada do concurso Sangue Novo. Dirigida a finalistas de cursos superiores e profissionais em Design de Moda, e a jovens Designers de Moda recém-formados, a fase de candidaturas termina a 20 de julho de 2021.

O júri, composto por Miguel Flor (presidente), Nelly Gonçalves (stylist) e Constança Entrudo (Designer de Moda) selecionará 10 projetos que apresentarão em outubro de 2021. Depois do desfile, o painel de jurados anunciará os cinco finalistas que competirão na segunda e última fase do concurso, em março de 2022 — cada um destes jovens Designers receberá um prémio monetário de 1000 euros para o desenvolvimento da nova coleção.

Mas há novidades. Com o objetivo de apoiar os jovens Designers participantes e de estreitar a relação entre criativos e indústria têxtil, a Associação ModaLisboa estabeleceu parcerias com a Tintex Textiles, a Calvelex/Fabrics4Fashion e a Riopele, que disponibilizam aos Designers selecionados materiais para a produção das suas coleções. E há, também, outro incentivo: os vencedores dos Prémios ModaLisboa x Polimoda e ModaLisboa x Tintex Textiles (anunciados em março e descritos abaixo) vão ver as suas coleções no showroom Showpress — agência parceira que apoia os Designers de Moda emergentes — e ter acesso a ferramentas de comunicação e assessoria de imprensa.

Os projetos deverão ser enviados para o e-mail sangue.novo@modalisboa.pt até às 17H de 20 de julho de 2021.


PARCEIROS

          


Download regulamento (.pdf)
maio a julho 2021
Candidaturas
julho 2021
Seleção de 10 projetos para a primeira fase do concurso
outubro 2021
Apresentação das coleções dos 10 designers selecionados no desfile Sangue Novo da ModaLisboa. Eleição dos 5 finalistas que passam à segunda fase do concurso.
março 2022
Apresentação das novas coleções dos 5 designers finalistas no desfile Sangue Novo da ModaLisboa. Eleição dos vencedores.

PRÉMIOS

Polimoda 2019

Prémio ModaLisboa em parceria com a POLIMODA
Polimoda Master in Fashion Design, ou Polimoda Master in Collection Design + bolsa de 3500 euros.
Apresentação da coleção de mestrado na plataforma Workstation da ModaLisboa.

Tintex 2019

Prémio ModaLisboa em parceria com a TINTEX TEXTILES
Residência artística de 3 semanas na Tintex e desenvolvimento de coleção cápsula para apresentação em trade fairs internacionais + bolsa de 2000 euros.
Apresentação da coleção na plataforma Workstation da ModaLisboa.


Showpress

Prémio ModaLisboa em parceria com a SHOWPRESS
Assessoria de imprensa e showroom na Showpress

Newsletter Sangue Novo
Receba todas as informações sobre o concurso de Jovens Designers, Sangue Novo.

Reveja as últimas edições

ModaLisboa Comunidade
Abril 2021
ModaLisboa Mais
Outubro 2020
ModaLisboa Awake
Março 2020
ModaLisboa Collective
Outubro 2019
ModaLisboa Insight
Março 2019
ModaLisboa Multiplex
Outubro 2018