SANGUE NOVO

Young Designers Competition

O concurso Sangue Novo é uma plataforma de apresentação das ideias e trabalhos de um conjunto de jovens designers em início de carreira ou finalistas de cursos de moda em escolas nacionais e internacionais, com um importante reach na Europa. A sua génese é a criatividade e a exploração de novos conceitos e de novas direções para a Moda. As coleções dos candidatos finalistas são apresentadas à imprensa e ao público num desfile coletivo integrado no calendário oficial da ModaLisboa - Lisboa Fashion Week.

O concurso é anual com duas fases de seleção. As candidaturas decorrem entre maio e junho de cada ano. Numa primeira fase, o júri seleciona 10 projetos para serem apresentados no desfile Sangue Novo da edição de outubro da ModaLisboa.

Na apresentação de outubro, o juri elege 5 designers finalistas para apresentarem uma nova coleção no desfile Sangue Novo de março do ano seguinte. Cada finalista recebe um prémio monetário de 1000 euros para o desenvolvimento da nova coleção.

Em março, são eleitos os vencedores dos Prémios ModaLisboa em parceria com a Polimoda e com a Tintex. O Prémio The Feeting Room é atribuído em ambas as fases do concurso.


PRÉMIOS

Prémio ModaLisboa em parceria com a Polimoda: Master in Fashion Design, ou Master in Collection Design, com duração de 9 meses, no valor de 28.000 euros, na Polimoda Instituto Internazionale Fashion Design & Marketing, em Florença + bolsa 3500 euros.
Apresentação da coleção de mestrado na plataforma Workstation da ModaLisboa

Prémio ModaLisboa em parceria com a Tintex Textiles: residência de 3 semanas na empresa especializada em jerseys sustentáveis, Tintex Textiles, e desenvolvimento de coleção cápsula para apresentação em trade fairs internacionais + bolsa de 2000 euros.
Apresentação da coleção na plataforma Workstation da ModaLisboa.

Prémio The Feeting Room (atribuído em ambas as fases do concurso): venda da coleção premiada na concept store portuguesa, The Feeting Room.

maio a julho
Candidaturas.
julho
Divulgação dos 10 projetos selecionados para a primeira fase do concurso.
outubro
Apresentação das coleções dos 10 designers selecionados no desfile Sangue Novo da ModaLisboa e eleição dos 5 finalistas que passam à segunda fase do concurso.
março
Apresentação das novas coleções dos 5 designers finalistas no desfile Sangue Novo da ModaLisboa e eleição dos vencedores.
ModaLisboa
"O Sangue Novo vive da energia e da ambição de jovens designers com projetos onde se destaque individualidade, criatividade, originalidade, qualidade, conceptualidade e vestibilidade".
MIGUEL FLOR (Presidente do Júri)
ModaLisboa
"Estou extremamente feliz por a Polimoda poder apoiar designers emergentes através da sua colaboração com o Sangue Novo. Como a moda não pode existir sem designers, é essencial promover novos talentos. Além disso, o Sangue Novo acontece dentro do contexto mais amplo da ModaLisboa, que para mim é um palco essencial, proporcionando um ponto de vista diferente sobre a moda."
DANILO VENTURI

PRÉMIOS

Polimoda 2019

Prémio ModaLisboa em parceria com a Polimoda
Polimoda Master in Fashion Design, ou Polimoda Master in Collection Design + bolsa de 3500 euros.

Tintex 2019

Prémio ModaLisboa em parceria com a Tintex Textiles
Residência de 3 semanas na Tintex e desenvolvimento de coleção cápsula para apresentação em trade fairs internacionais + bolsa de 2000 euros


The Feeting Room 2019

Prémio The Feeting Room
Venda da coleção premiada na concept store portuguesa, The Feeting Room.

Newsletter Sangue Novo
Receba todas as informações sobre o concurso de Jovens Designers, Sangue Novo.

Reveja as últimas edições

ModaLisboa Awake
Março 2020
ModaLisboa Collective
Outubro 2019
ModaLisboa Multiplex
Outubro 2018