PRÉMIOS
Seaside

Prémio ModaLisboa x Seaside 

- Prémio monetário de 5.000 euros para desenvolvimento das próximas coleções dos cinco finalistas;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

IED 2022

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design Milano
- Master em Fashion Design no IED Milão, no valor de 20.100 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Apresentação da coleção desenvolvida durante o Master na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Tintex 2022

Prémio ModaLisboa x Tintex Textiles
- Residência artística de 3 semanas na Tintex e desenvolvimento de coleção cápsula;
- Bolsa de 1500 euros;
- Apresentação da coleção cápsula na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Showpress

Prémio ModaLisboa em parceria com a Showpress
- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.

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ModaLisboa Oasis

Sobre o Sangue Novo

Dez jovens Designers que desenham o que é a Moda hoje. O SANGUE NOVO reafirma a sua dedicação à contemporaneidade e regressa agora com o apoio da SEASIDE. A marca internacional de origem portuguesa, hoje com mais de 100 lojas em Portugal e presença em Angola, França, Luxemburgo e Moçambique, conseguiu, ao longo dos seus mais de 30 anos de história, tornar-se num ícone da memória coletiva, e agora toma como sua a missão de incentivar e alavancar uma nova geração de criativos. Esta novidade significa que há mais um Prémio para jovens Designers de Moda, atribuído já em outubro. 

 O concurso, feito para estimular e capacitar a criatividade e produção em Moda, é o projeto maior de defesa da transdisciplinaridade e da experimentação de novos caminhos, não só de Design mas de modelos de negócio. E estes novos projetos, profundamente diversos, apresentam-se com uma densidade de pensamento e de referências estéticas e conceptuais, tornando óbvia a chegada de um momento de viragem. De temáticas que se debruçam sobre a identidade e a emoção, o burnout e o síndrome do impostor, um passado opressor para a comunidade queer durante o Estado Novo e uma necessidade de revalorizar a sociedade sob a ameaça de um futuro apocalíptico, as dez coleções chegam-nos absolutamente comprometidas com a sustentabilidade, através de técnicas de upcycling, um foco indelével na economia circular, e uma cuidada escolha dos materiais cedidos pelas parcerias têxteis da Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4Fashion, a Riopele e a Tintex Textiles.

No dia 7 de outubro, às 18H na Lisboa Social Mitra, e depois de várias sessões de mentoria com o painel de jurados, os jovens criadores apresentam ao público as suas coleções. Nesse mesmo dia, o júri anunciará os cinco finalistas que receberão o Prémio ModaLisboa x Seaside e que competirão, em março de 2023, pelos prémios IED - Istituto Europeo di Design Milano, Tintex Textiles e Showpress. Cada um dos cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by Seaside verá a sua coleção disponível no showroom Showpress.

JÚRI
Miguel Flor (Presidente)
Elisa Nalin (Editora de Moda, Stylist)
Joana Duarte (Designer de Moda, Béhen)
Joana Jorge (Project Manager, ModaLisboa)
Olivia Spinelli (Coordenadora e Diretora Criativa IED Moda Milano)
Pedro Silva (Head of Industrialization, Tintex Textiles)
Sara Sozzani Maino (Creative Talent Curator)

SOBRE O SANGUE NOVO
O Sangue Novo é o concurso de jovens Designers da Lisboa Fashion Week. Desenvolve um trabalho de proximidade com todas as escolas de Moda do país para captar e impulsionar o trabalho de jovens criativos, e desenvolve-se em duas fases: depois da seleção dos candidatos — em julho — 10 jovens Designers apresentam as suas coleções em outubro. Aqui, são selecionados cinco finalistas, que competem pelos prémios em março do ano seguinte. Durante todo o processo, os criativos recebem acompanhamento e mentoria por parte do painel de jurados, de forma a prepará-los para a integração na indústria de Moda nacional.

SOBRE A SEASIDE
A Seaside é um dos maiores grupos de calçado em Portugal. Contando com mais de 30 anos de experiência na produção de calçado e acessórios de moda, o grupo liderado por Acácio Teixeira produz mais de 2 milhões de sapatos por ano e detém 150 lojas em Portugal e além-fronteiras.


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