Em 2017, um grupo de sete organizações de Moda europeias juntou-se para fundar um projeto que defendesse, promovesse e desenvolvesse a Moda independente na Europa. Numa ação sem precedentes e cofinanciada pelo programa Creative Europe da União Europeia, nasceu o UNITED FASHION. MAD - Home of Creators (BE), Baltic Fashion Federation (LV), Fashion Council Germany (DE), Fashion Weekend Skopje (MK), Flanders DC (BE), Maisons de Mode Lille-Roubaix (FR), e Associação ModaLisboa (PT) comprometeram-se a dinamizar a indústria, a estabelecer ligações, a construir pontes, a eliminar fronteiras.

Promover a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e aumentar as oportunidades de negócio para designers de moda europeus é o principal objetivo deste projeto.

Para atingir este propósito, ao longo de quatro anos (2018-2021), são realizadas várias ações em cada um dos países cooperantes no projeto. Mais de 150 designers e marcas europeus têm, assim, a oportunidade de estar presentes em showrooms internacionais, participar em workshops e seminários, conhecer as oportunidades de mercado de outros países e estabelecer contactos úteis com imprensa, profissionais da indústria e consumidores locais.

As ações do United Fashion realizaram-se em Berlim (julho 2018), Riga (outubro de 2018), Berlim (janeiro 2019), Skopje (março de 2019), Lille (setembro 2019), Antuérpia (novembro 2019) e Lisboa (março de 2020). Em fevereiro de 2021, terá lugar a cimeira final United Fashion, em Bruxelas.

A ModaLisboa levou Gonçalo Peixoto e Patrick de Pádua a Berlim, Cristina Real a Skopje, Duarte e Imauve a Riga, Constança Entrudo a Lille e Olga Noronha e Awaytomars a Antuérpia para ações que foram desde showrooms a feiras especializadas, pop-up stores, conferências, ações educativas e pitches.

Pensar o futuro fortalecendo o presente é a base deste projeto internacional que se materializa numa indústria de Moda independente europeia mais forte, mais coesa e mais inovadora, com mais oportunidades de negócio, com mais partilha de ferramentas estratégicas e com mais concretização de objetivos, sem nunca limitar a criatividade.

Mais informações em:

www.united-fashion.eu

www.facebook.com/UnitedFashionEurope

www.instagram.com/unitedfashioneu

Contacto para candidaturas nacionais:
joana.jorge@modalisboa.pt


PARCEIROS