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MODALISBOA SUSTENTÁVEL

Com o propósito de mostrar as melhores práticas e as urgências que se verificam a nível ambiental e ético na indústria de Moda, a Associação ModaLisboa tem vindo a instituir valores e princípios de desenvolvimento sustentável em todas as fases e parâmetros de planeamento da Lisboa Fashion Week. Utilização de materiais e produtos renováveis, recicláveis e biodegradáveis; redução do plástico e de produtos sintéticos e químicos; investimento em smart design; reutilização e recuperação de mobiliário e produtos de edições anteriores para conseguir uma redução de desperdício e evitar sobreprodução são apenas algumas das práticas adotadas. A ModaLisboa procura também sensibilizar os parceiros, fornecedores, equipa e todos os intervenientes que fazem o evento acontecer para a adoção de boas práticas, no sentido de continuar a evoluir sustentavelmente.

Em nome de uma indústria de moda mais justa, segura e transparente, a ModaLisboa tem promovido, desde 2017, diversos eventos como o Global Fashion Exchange Lisboa, realizado no âmbito da 48ª edição da Lisboa Fashion Week, que integrou várias atividades como workshops, eventos de networking, instalações artísticas e um Mercado Swap, onde o público teve a oportunidade de trocar peças de roupa, renovando o seu guarda-roupa sem custos, com uma atitude sustentável e evitando o desperdício de vestuário.

A sustentabilidade é também um tema recorrente das Fast Talks e de várias ações do projeto Check Point da ModaLisboa. Em cada edição, convidamos vários profissionais e empresas de Moda - como o BCSD (Business Council for Sustainable Development), a Calvelex, a Inovafil, a Tintex, a Scoop e a Valerius, entre muitas outras - para falarem da sua missão e das atividades e inovações que têm estado a implementar para responder às urgências ambientais e éticas na nossa indústria. O público tem, assim, a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos e contactar com diversos intervenientes chave que estão a mudar o curso da Moda para melhor.

SAIBA MAIS SOBRE AS ÚLTIMAS AÇÕES DA MODALISBOA NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE:

Global Fashion Exchange Lisboa 

Bolha Live Atelier

Circular Fashion Masterclass by Flávia Aranha

Fast Talks | Fashion & Positive Impact

Responsabilidade: Diferenciação na Indústria Têxtil Portuguesa

Mudanças de Paradigma: Modelos de Negócio do Futuro

Fast Talks | Wake Up

You Are How You Buy

O Futuro é Colaborativo

Fashion Hackathon

#Fasttalk1

#Fasttalk3

#Fasttalk5




PARCERIA COM SUSTAINABLE BRAND PLATFORM


O compromisso da ModaLisboa para a construção de uma indústria de Moda ética, justa e humana não se limita às plataformas de pensamento apresentadas duas vezes por ano, mas abrange todo o seu planeamento, todas as suas decisões, e todas as suas parcerias. Com o objetivo de solidificar esse mesmo compromisso e alargar a sua área de ação, a ModaLisboa teceu uma parceria com a IDEE Brand Platform e a sua Sustainable Brand Platform.

A Sustainable Brand Platform (SBP) é uma plataforma digital que permite a marcas emergentes e independentes avaliar a sua performance de sustentabilidade através de tecnologia blockchain. A SBP determina o compromisso e resultados de cada marca em termos de sustentabilidade e responsabilidade social, examinando todas as fases da cadeia de valor a partir do seu algoritmo próprio, mas não só. Este projeto garante também a fase seguinte: comunicar estes designers independentes a consumidores e buyers, para além de criar uma rede de networking entre os criativos e fornecedores de matérias-primas éticas.

"Esta é uma parceria estratégica para a ModaLisboa, porque não só reforça a nossa capacidade de enfrentar os desafios que se avizinham, mas dá aos nossos designers, que há vários anos trabalham sob as melhores práticas sustentáveis, um selo oficial de aprovação" — afirma Eduarda Abbondanza, Fundadora e Presidente da ModaLisboa — "Numa indústria tão complexa, é importante separar aqueles que estão a reenquadrar completamente a sua linha de trabalho, os seus valores e o seu compromisso para com a sua comunidade e o nosso planeta, do puro e simples greenwashing, e a SBP tem esse know how. Estamos muito entusiasmados com esta parceria que irá alargar a exposição internacional dos nossos designers e mostrar à indústria de Moda que os criadores independentes em Portugal estão a trabalhar todos os dias para ter um impacto positivo."

"Temos muito orgulho em unir forças com a ModaLisboa para apoiar designers emergentes a fortalecer a sustentabilidade das suas coleções" — diz Alex Albini, CEO da IDEE Brand Platform — "A parceria com a ModaLisboa é uma oportunidade fantástica para selecionar e promover marcas com intrínsecas características de design, pautadas por princípios éticos e sustentáveis. É também uma colaboração importante para criar uma ponte entre Milão e Lisboa, ampliando o conhecimento dos designers portugueses através da nossa comunidade de buyers e profissionais."

AwaytomarsBéhenConstança EntrudoDuarte e Kolovrat são os designers da ModaLisboa que inauguram esta parceria. Numa altura em que o sistema de Moda continua a sofrer as ondas de choque da pandemia, e em que o digital se reformula enquanto palco principal de todas as marcas, a ModaLisboa encara como imperativo reforçar a sua rede de parceiros. Pelos designers e por todos os profissionais que compõem o tecido de Moda, cultural e criativo, é necessário fortalecer a comunidade e abri-la ao mundo. Mesmo que à distância.




COMPROMISSO LISBOA CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020



Em janeiro de 2020, a Associação ModaLisboa e mais de 200 entidades assumiram o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 - Ação Climática Lisboa 2030. No âmbito deste acordo, a Associação ModaLisboa compromete-se a contribuir para as metas ambientais da cidade de Lisboa para a próxima década, implementando as seguintes medidas / ações:

- Instalar iluminação LED em todos os edifícios onde se realiza a Lisboa Fashion Week.

- Fornecer aos colaboradores um passe de transporte coletivo mensal gratuito.

- Aumentar o envio de resíduos para a reciclagem em 50%.

- Eliminar a utilização de plásticos de utilização única.

- Divulgar materiais da Capital Verde por todos os colaboradores e associados.

- Realizar eventos ou conferências durante o ano Capital Verde e anos seguintes.

- Comunicar as metas da cidade nos canais de comunicação da ModaLisboa.

- Criar várias dinâmicas na área da sustentabilidade destinadas ao público em geral, entre elas conferências e um lounge sustentável.

- Criar e divulgar o manual de boas práticas para a implementação de soluções mais sustentáveis junto de parceiros e patrocinadores.