ModaLisboa -
ModaLisboa

MODALISBOA SUSTENTÁVEL

Com o propósito de mostrar as melhores práticas e as urgências que se verificam a nível ambiental e ético na indústria de Moda, a Associação ModaLisboa tem vindo a instituir valores e princípios de desenvolvimento sustentável em todas as fases e parâmetros de planeamento da Lisboa Fashion Week. Utilização de materiais e produtos renováveis, recicláveis e biodegradáveis; redução do plástico e de produtos sintéticos e químicos; investimento em smart design; reutilização e recuperação de mobiliário e produtos de edições anteriores para conseguir uma redução de desperdício e evitar sobreprodução são apenas algumas das práticas adotadas. A ModaLisboa procura também sensibilizar os parceiros, fornecedores, equipa e todos os intervenientes que fazem o evento acontecer para a adoção de boas práticas, no sentido de continuar a evoluir sustentavelmente.

Em nome de uma indústria de moda mais justa, segura e transparente, a ModaLisboa tem promovido, desde 2017, diversos eventos como o Global Fashion Exchange Lisboa, realizado no âmbito da 48ª edição da Lisboa Fashion Week, que integrou várias atividades como workshops, eventos de networking, instalações artísticas e um Mercado Swap, onde o público teve a oportunidade de trocar peças de roupa, renovando o seu guarda-roupa sem custos, com uma atitude sustentável e evitando o desperdício de vestuário.

A sustentabilidade é também um tema recorrente das Fast Talks e de várias ações do projeto Check Point da ModaLisboa. Em cada edição, convidamos vários profissionais e empresas de Moda - como o BCSD (Business Council for Sustainable Development), a Calvelex, a Inovafil, a Tintex, a Scoop e a Valerius, entre muitas outras - para falarem da sua missão e das atividades e inovações que têm estado a implementar para responder às urgências ambientais e éticas na nossa indústria. O público tem, assim, a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos e contactar com diversos intervenientes chave que estão a mudar o curso da Moda para melhor.

Ciente de que o Acordo de Paris para o Clima corresponsabiliza cada país na resposta à ameaça das alterações climáticas e de que para a prossecução das metas e promoção dos valores assumidos em Lisboa através do Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020, a Associação ModaLisboa compromete-se a implementar várias ações / medidas até 2030:

- Instalar iluminação LED em todos os edifícios onde se realiza a Lisboa Fashion Week.

- Fornecer aos colaboradores um passe de transporte coletivo mensal gratuito.

- Aumentar o envio de resíduos para a reciclagem em 50%.

- Eliminar a utilização de plásticos de utilização única.

- Divulgar materiais da Capital Verde por todos os colaboradores e associados.

- Realizar eventos ou conferências durante o ano Capital Verde e anos seguintes.

- Comunicar as metas da cidade nos canais de comunicação da ModaLisboa.

- Criar várias dinâmicas na área da sustentabilidade destinadas ao público em geral, entre elas conferências e um lounge sustentável.

- Criar e divulgar o manual de boas práticas para a implementação de soluções mais sustentáveis junto de parceiros e patrocinadores.  


SAIBA MAIS SOBRE AS ÚLTIMAS AÇÕES DA MODALISBOA NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE:

Global Fashion Exchange Lisboa 

Fast Talks | Fashion & Positive Impact

Micro-Workshop | Responsabilidade: Diferenciação na Indústria Têxtil Portuguesa

Roundtable | Mudanças de Paradigma: Modelos de Negócio do Futuro