FacebookPinterestTwitter
15. Maio 2020

THE MASK IS YOUR CANVAS!

-  Arte

THE MASK IS YOUR CANVAS!

Mesmo num momento de crise, precisamos de arte à nossa volta. O efeito positivo de algo visualmente estimulante ajuda-nos a ultrapassar situações difíceis, a superar o medo e a insegurança diante de uma nova realidade.

A empresa portuguesa OFundamentO (FNDMT), fundada pela consultora de moda, tecnologia e empreendedorismo, Lisa Lang — uma das oradoras convidadas nas últimas Fast Talks da ModaLisboa — acredita que a máscara é a nova tela dos artistas.

OFundamentO está atualmente a trabalhar no apoio à indústria têxtil portuguesa para a produção de máscaras e equipamentos de proteção individual, combinando criatividade e tradição. Um projeto de arte experimental, intitulado ‘The Capaz Project’, que visa reunir artistas de todo o mundo e fabricantes têxteis portugueses para produzir máscaras como peças de arte.

O call foi lançado no website e nas redes sociais FNDMT (Instagram, Twitter e Linkedin). As ideias devem ser enviadas para o email capaz@fndmt.eu até ao dia 22 de maio e os resultados serão divulgados no final deste mês no website e nas redes sociais do projeto.

É uma oportunidade para todos os artistas — ilustradores, grafitters, designers, designers de joalharia, entre outros — verem o seu trabalho produzido de forma sustentável, ética e com o selo de qualidade "Made in Portugal.

Numa primeira fase, a equipa do FNDMT selecionará entre 3 e 5 projetos artísticos para serem produzidos por fabricantes no norte de Portugal. Como todos os projetos comunitários do FNDMT, o ‘The Capaz Project’ pretende promover a integração entre artistas e fabricantes têxteis portugueses de forma criativa e sustentável. Assim, o FNDMT vai desenvolver soluções, em conjunto com os artistas, que contemplem a utilização de materiais existentes nos stock dos fabricantes. Podem ser tecidos, fios, botões ou o que a criatividade exigir.

As máscaras artísticas que forem produzidas farão parte de uma coleção de cápsula, a ser comercializada exclusivamente pela loja CRU, no Porto, que reúne uma seleção criteriosa de marcas de design portuguesas.