FacebookPinterestTwitter
2. Março 2020

TERRAMOTTO PROMOVE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO NA MODALISBOA AWAKE E NAS RUAS DE LISBOA

-  ModaLisboa,  ModaLisboa Awake

TERRAMOTTO PROMOVE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO NA MODALISBOA AWAKE E NAS RUAS DE LISBOA

Até ao dia 8 de março, o terramotto, em parceria com a ModaLisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Humana Portugal, promove uma ação de sensibilização para a correta colocação de roupas e acessórios nos respetivos contentores.

A Câmara Municipal de Lisboa – Lisboa Capital Verde Europeia 2020 apoia esta iniciativa e acolhe no coração da cidade três contentores de roupa com intervenções artísticas de Gonçalo MAR, RAF (Rui Alexandre Ferreira) e Rita Ravasco. A artista chamou Felipe Fernandes - Pura Poesia para participar numa das suas quatro pinturas.

Até 5 de março, os contentores vão estar no Largo de Santos (Gonçalo MAR), no Campo Pequeno (RAF) e no Cais do Sodré (Rita Ravasco). De 6 a 8 de março, estarão na ModaLisboa Awake, nas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, no Campo de Santa Clara. Num espaço aberto ao público onde também estarão diversas marcas sustentáveis.

Esta iniciativa pretende atrair a atenção e incentivar os lisboetas a colocar corretamente as suas roupas e acessórios, antigos e indesejados, dentro destes três contentores, dando a possibilidade dessas peças ganharem uma segunda vida.

Depois destas datas, todos os artigos recolhidos vão para a sede da Humana Portugal, em Alcochete, onde serão separados conforme o seu estado de conservação e enviados para centros de reciclagem ou para as suas lojas de segunda mão, proporcionando roupa mais acessível às pessoas carenciadas.

Quase todos os têxteis podem ser reciclados evitando que se tornem resíduo, conseguindo assim, voltar para a cadeia de valor. A reciclagem dos têxteis protege o ambiente de toneladas de químicos nefastos, do desperdício de materiais, do desperdício de água e de energia usados na produção de roupas.

Reutilizar e Reciclar têxteis possibilita a:

- Redução de resíduos sólidos, redução do desperdício em aterros.
- Redução da poluição criada pelas incineradoras.
- Redução das emissões de CO2.
- Redução de desperdício de água e de energia
- Redução de utilização de matéria prima virgem

Esta ação de sensibilização visa criar uma ligação entre as pessoas e a cidade, e promover a mudança de comportamentos em relação ao descarte das roupas e dos acessórios. Dando de volta: tempo à Terra para se renovar.

Sobre o terramotto
Fundado por Sandra Dias em 2019, o terramotto é uma plataforma online que surge do despertar para uma realidade que envolve as Pessoas, a Moda e o Planeta. Pretende informar, educar, inspirar e encorajar novas abordagens e comportamentos relacionados com a moda e com um estilo de vida mais sustentável. Dedica-se exclusivamente a apresentar exemplos positivos de pessoas e de iniciativas ligadas à sustentabilidade do planeta. Moda; design; beleza; tecnologia verde; negócios conscientes e responsabilidade social, são as suas áreas de foco. O terramotto é sobretudo uma plataforma que serve de catalisador e de montra da experiência multidimensional destas áreas que se empenham em manter o equilíbrio da Terra.

No terramotto acreditamos que todas as empresas e organizações têm a responsabilidade de “dar de volta” de uma forma sustentável e ética.“ 
Sandra Dias, terramotto

www.terramotto.com

Sobre Associação Humana Portugal

É uma associação sem fins lucrativos que desde 1998 trabalha a favor da proteção do meio ambiente através da reutilização têxtil e realiza tanto programas de cooperação para o desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau, como de apoio local em Portugal. A Associação Humana Portugal tem vários contentores pelo País e a sua sede é em Alcochete.

www.humana-portugal.org