FacebookPinterestTwitter
12. Maio 2021

A SEMANA EM CULTURA

-  Exposições,  Arte,  Cinema,  Cultura

A SEMANA EM CULTURA

Uma curadoria ModaLisboa sobre o que ver e onde ir esta semana.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 1

#festival TEMPS D’IMAGE | MOMENTO I
Inauguração: 12 de maio.

Tudo muda e tudo mudou. O festival que dá primazia à criação artística na partilha do espaço e do tempo viu todas estas dimensões fragmentadas e fragmentou-se a ele mesmo. Vai chegar-nos em dois momentos, e aqui está o primeiro. Obras de Luis Marrafa, Joana de Verona e Eduardo Breda, Luciana Fina, Hotel Europa, Sara Inês Gigante, Mateja Rot e Marion Thomas espalham-se pela cidade nos próximos meses para que nos relembremos de que somos um lugar.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 2

#cinema MULHERES E RESISTÊNCIA
13 de maio, 19h. Museu do Aljube Resistência e Liberdade

A acompanhar a imperdível exposição temporária Mulheres e Resistência — Novas Cartas Portuguesas e outras lutas, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade preparou um ciclo de cinema já no dia 13 de maio. Começa com o work in progress do documentário O que Podem as Palavras?, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho e que conta com Ana Luísa Amaral, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno. A sessão continua com Quem é Bárbara Virgínia?, um road movie documental sobre a primeira cineasta portuguesa a fazer uma longa-metragem e a única a fazê-lo durante a ditadura.

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Pré-inscrição através de inscricoes@museudoaljube.pt.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 3

#exposição FENESTRA: ALEXANDRE FARTO AKA VHILS 
14 maio 2021 — 12 junho 2021. Galeria Vera Cortês

A nova exposição a solo de Alexandre Farto é o culminar de um projeto que o artista começou a desenvolver em 2014. São streetviews das cidades onde trabalhou nos últimos anos — desde Pequim a Cincinnati, Hong Kong, Lisboa, Los Angeles, Macau, Cidade do México, Xangai e Paris — e que nos chegam agora sob a forma de instalação imersiva onde a realidade urbana nos abraça em vez de sufocar.

Entrada gratuita, por marcação.
Terça a sábado, 14h às 19h.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 4

#cinema QUEER LISBOA
17 de maio, 18h30. Cinema São Jorge.

É uma sessão especial que comemora tanto o 25º aniversário do Queer Lisboa — Festival Internacional de Cinema Queer como assinala o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Numa parceria com o Pelouro da Educação e Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, E.M. e a ILGA Portugal, o Queer exibe Famille Tu Me Hais, um documentário de Gaël Morel.

Entrada livre, mediante levantamento de ingressos, no próprio dia, na bilheteira do Cinema.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 5

#exposição MATÉRIA PARA ESCAVAÇÃO FUTURA
Palácio Sinel de Cordes | Trienal de Arquitectura de Lisboa e Artéria.

De que camadas se compõe a cidade? O que é que a atravessa, estrato após estrato? De que partes é feito este todo? Com curadoria de Ana Jara e Joana Braga, o Palácio Sinel de Cordes recebe obras de Carlos Gomes, Fernando Ramalho, Luísa Ferreira, Tânia Moreira David e Valter Vinagre.

Entrada livre.
Terça a sexta, 14h às 19h.
Sábado, 11h às 19h.

Mais informação, aqui.