FacebookPinterestTwitter
11. Junho 2019

NOVA EXPOSIÇÃO DO MUDE REVELA OBRAS INÉDITAS DE FERNANDO LEMOS

-  Exposições,  Arte,  Design

NOVA EXPOSIÇÃO DO MUDE REVELA OBRAS INÉDITAS DE FERNANDO LEMOS

No âmbito da programação MUDE Fora de Portas, o Museu do Design e da Moda apresenta, no Torreão Poente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, a primeira exposição retrospetiva do trabalho do fotógrafo, designer e pintor, Fernando Lemos.

Intitulada “Fernando Lemos Designer”, a mostra reúne 230 obras, muitas delas inéditas, do artista nascido em Portugal e naturalizado brasileiro. Tapeçarias, azulejos, murais, logótipos, ilustrações, capas de livros (da sua editora de literatura infantil Giroflé), cartazes, estampagens para tecidos, revelam o lado menos conhecido da obra de Fernando Lemos. 

“Esta é a primeira exposição dedicada ao design gráfico e a todo o trabalho de comunicação visual que Fernando Lemos criou. Era obrigação do MUDE fazer isto, porque Fernando Lemos é uma referência das artes plásticas e entende o design da mesma forma que nós: o design como ideia, como concretização da ideia”, afirmou Bárbara Coutinho, diretora do MUDE e responsável pela exposição, no discurso de inauguração.

“Fernando Lemos Designer” resulta de um amplo trabalho de levantamento e estudo do curador convidado, o designer e colecionador brasileiro, Chico Homem de Melo. A exposição estará patente ao público até 6 de outubro, com entrada livre.

Em simultâneo, decorrem, em Lisboa, duas exposições associadas da obra de Fernando Lemos. A Galeria Ratton expõe o seu trabalho em azulejo e a Galeria 111 mostra desenhos, fotografias, cartões postais e pinturas realizadas desde a década de 1940 até à atualidade.