FacebookPinterestTwitter
12. Janeiro 2022

MUSEUS DO TRAJE E DA CHAPELARIA APRESENTAM "DO CHAPÉU E DO LEQUE: FUNÇÃO E SIMBOLISMO"

-  Exposições,  Moda

MUSEUS DO TRAJE E DA CHAPELARIA APRESENTAM "DO CHAPÉU E DO LEQUE: FUNÇÃO E SIMBOLISMO"

As coleções do Museu Nacional do Traje e do Museu da Chapelaria reúnem-se numa exposição inédita ­— “Do Chapéu e do Leque: função e simbolismo”  que apresenta alguns dos mais singulares e sofisticados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança, usados por todo o mundo, ao longo dos tempos.

Ao longo da História, diversos criadores e artistas procuraram na Natureza inspiração para o seu trabalho. Foram milhares os acessórios de moda criados nos mais variados formatos, cores, materiais e temáticas, entre os quais se destacam o chapéu e o leque.

A Natureza deu-lhes inspiração e forma, e a humanidade atribuiu-lhes funções e significados. Utilizados como meio de proteção, comunicação e afirmação social, cobiçados como objetos de design ou verdadeiras obras de arte, o chapéu e o leque representam uma importante parte da diversidade cultural das sociedades do mundo.

Integrada no programa Lisboa Capital Verde Europeia, a exposição “Do Chapéu e do Leque: Função e Simbolismo", está patente até ao dia 22 de fevereiro de 2022, no Museu Nacional do Traje, na Loja Capital Verde Europeia 2020, em Lisboa, e no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira.