FacebookPinterestTwitter
17. Maio 2022

MUSEUS DO CALÇADO E DA CHAPELARIA APRESENTAM EXPOSIÇÃO "AMÁLIA MULHER"

-  Exposições,  Moda

MUSEUS DO CALÇADO E DA CHAPELARIA APRESENTAM EXPOSIÇÃO "AMÁLIA MULHER"

Cerca de 100 objetos da coleção privada de Amália Rodrigues, entre vestidos, chapéus, sapatos e outros acessórios de moda, estão em exibição numa mostra inédita dedicada à Diva do Fado, que está patente até 14 de agosto nos museus do Calçado e da Chapelaria, em São João da Madeira.

Amália Rodrigues tinha uma imagem única e uma relação particular com a moda. Vestida totalmente de negro, com cabelo curto sempre arranjado, maquilhagem definida por sobrancelhas marcadas, eyeliner preto e batom vermelho, era uma mulher de fortes convicções e tinha perfeita noção do seu estatuto de lenda viva.

Levou o Fado e nome de Portugal a todo o mundo. Cantou o amor, a dor, a mágoa e a saudade. Muitos acreditam que foi a sua voz ímpar que elevou o Fado a Património da Humanidade.

A exposição "Amália Mulher" evidencia o lado mais privado da sua vida, através de “objetos pessoais que deixou e que refletem a sua sensibilidade e a visão que tinha de si mesma”. Além da sua relação com a Moda, também são recordados nesta mostra os serões de arte e cultura em sua casa. O Museu do Calçado apresenta seis pares de calçado que Amália Rodrigues usou na sua carreira, revelando o seu gosto eclético.

Todos os objetos expostos pertencem à Fundação Amália Rodrigues, que reúne o espólio pessoal e artístico da fadista.