FacebookPinterestTwitter
28. Abril 2022

MUSEU NACIONAL DO TRAJE APRESENTA EXPOSIÇÃO VIVER A SUA VIDA, GEORGES DAMBIER E A MODA

-  Exposições,  Fotografia,  Moda

MUSEU NACIONAL DO TRAJE APRESENTA EXPOSIÇÃO VIVER A SUA VIDA, GEORGES DAMBIER E A MODA

De 6 de maio a 30 de outubro, o Museu Nacional do Traje apresenta a exposição Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda, um projeto curatorial e editorial da historiadora e investigadora de Moda, Anabela Becho, em colaboração com os arquivos Georges Dambier Photos, que mostra a visão singular do icónico fotógrafo francês no contexto da alta costura parisiense dos anos 1950. No âmbito da exposição, será editado um catálogo e, no dia 6 de maio, realiza-se o colóquio Moda e fotografia de moda através do olhar de Georges Dambier, de entrada livre. Em diálogo com ambos os eventos ­— organizados no âmbito da Temporada Portugal-França 2022 — Anabela Becho apresenta também a instalação sonora Robe-fantôme

É no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, quando Paris recupera o epíteto de capital mundial da moda, que Georges Dambier (1925-2011) cria a sua marca autoral na fotografia de Moda, expressa pela alegria de viver e pela urgência de leveza e de luminosidade. Nas décadas de 1950 e 1960, em França, Georges Dambier é um dos primeiros fotógrafos a tirar as modelos dos estúdios, abandonando as poses estáticas e as atitudes estereotipadas. Com o apoio da revista Elle — que veiculava a imagem de uma mulher emancipada e em movimento, muito diferente de outras publicações de moda da época — lança o conceito vanguardista de fotógrafo-turista, realizando reportagens de moda em locais pouco habituais à época, entre os quais Portugal. Nas suas sessões fotográ­ficas reina o espírito lúdico e a descontração e isso transparece nas suas fotografias singulares que mostram uma mulher emancipada, que vive a sua vida com liberdade e independência. Uma mulher livre, assertiva, dinâmica, feliz, espontânea.

Anna Karina, Barbara Mullen, Bettina, Brigitte Bardot, Capucine, Dorian Leigh, Fiona Campbell-Walter, Françoise Dambier, Gigi, Gunilla, Ivy Nicholson, Karen Blanguernon, Marie-Hélène Arnaud, Nina, Suzy Parker, Sophie Litvak são as mulheres que animam as 39 fotografias de Georges Dambier selecionadas para esta exposição, que é organizada em seis núcleos temáticos: Espírito couture; Uma mulher na cidade; Scénario: a fotografia de moda revelada; Real e Surreal: fotografia de moda, entre sonho e realidade; Convite à viagem: a moda no mundo segundo Georges Dambier; Portugal, 1957.

MUSEU NACIONAL DO TRAJE APRESENTA EXPOSIÇÃO VIVER A SUA VIDA, GEORGES DAMBIER E A MODA - imagem 1

O legado do icónico fotógrafo francês será explorado também no colóquio Moda e fotografia de Moda através do olhar de Georges Dambier, que se realiza no dia 6 de maio, a partir das 10h, e conta com cinco painéis, com oradores como Guillaume Dambier (conservador de Georges Dambier Photos), Sylvie Roy (responsável pelo centro de recursos no Palais Galliera - Musée de la Mode de la Ville de Paris), Julia Guillon (consultora de Arquivos e Património da Balmain) e Pedro Augusto (Investigador no Museu Nacional de Etnologia), bem como a apresentação do catálogo da exposição, por Inês Maria Meneses, seguida de uma conversa com a autora, Anabela Becho. O colóquio é de entrada livre mediante inscrição obrigatória através do e-mail: mntraje@mntraje.dgpc.pt.

PROGRAMA COLÓQUIO:

10h00 - Boas Vindas pela Diretora do Museu Nacional do Traje e pelo Diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

10h15 - Visita guiada à exposição Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda, com Anabela Becho (curadora) e Guillaume Dambier (conservador de Georges Dambier Photos).

Auditório do Museu Nacional do Teatro e da Dança
11h30 - Conversa entre Anabela Becho e Guillaume Dambier

12h30-14h30 - Almoço (livre)

14h30 - A mulher ELLE vista por Georges Dambier na década de cinquenta: entre glamour e modernidade. Sylvie Roy

15h00 - Dorian e o gato, Fotografias de moda nos arquivos das maisons de couture. Julia Guillon

15h30 - Pensar o vestuário da Nazaré a pretexto da fotogra­fia de Georges Dambier. Pedro Augusto

16h00 - Debate: Sessão de perguntas e respostas aberto ao público.

17h00 - Pausa

17h30 - Lançamento do catálogo Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda. Apresentação de Inês Maria Meneses, seguida de uma conversa com a autora, Anabela Becho. Estarão igualmente presentes os autores convidados.

MUSEU NACIONAL DO TRAJE APRESENTA EXPOSIÇÃO VIVER A SUA VIDA, GEORGES DAMBIER E A MODA - imagem 2

De 6 de maio a 30 de outubro, o do Museu Nacional do Traje será também a casa de Robe-fantôme, uma instalação sonora de Anabela Becho que parte de um vestido de Madame Grès e convida o visitante a descobrir um objeto material de uma forma imaterial. Como apresentar uma peça de vestuário sem a sua presença física e sem recurso a um dispositivo visual? Como contemplar um vestido que não vemos efetivamente? Estes são os desafios que estão na génese desta instalação, que estará patente na sala de destaque do museu.


Museu Nacional do Traje
Largo Júlio Castilho
1600-483 Lisboa
www.museudotraje.gov.pt