FacebookPinterestTwitter
27. Julho 2021

MUDE E PIN APRESENTAM EXPOSIÇÃO "OITAVAS DA OFICINA - JOSÉ AURÉLIO: JOALHARIA"

-  Exposições,  Joalharia

MUDE E PIN APRESENTAM EXPOSIÇÃO "OITAVAS DA OFICINA - JOSÉ AURÉLIO: JOALHARIA"

O MUDE - Museu do Design e da Moda organiza, em parceria com a PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, a exposição "Oitavas da Oficina - José Aurélio: Joalharia", patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, Galeria Pintor Fernando de Azevedo, entre 29 de julho e 22 de setembro.

"Oitavas da Oficina - José Aurélio: Joalharia" integra o programa da 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa e tem como objetivo o reconhecimento e divulgação do trabalho de José Aurélio como criador de joias.

José Aurélio é especialmente reconhecido pela prática da escultura, mas a criação de joias tem sido uma constante no seu percurso artístico desde o final dos anos 1950, quando o artista iniciou as suas primeiras experiências na joalharia no Estúdio SECLA, nas Caldas da Rainha.

Assentes na materialização de laços afetivos, na associação a memórias pessoais e a momentos políticos marcantes, as joias de José Aurélio são manifestações de um processo criativo baseado no experimentalismo dos materiais e em referências históricas.

A exposição “Oitavas da Oficina” apresenta uma seleção de 150 joias nos mais diversos materiais — cerâmica esmaltada e vidrada, ouro, prata, chumbo, plástico, coral, elementos preexistentes — que se distinguem pela sua expressividade e simbolismo. Em exibição estão também algumas esculturas, para mostrar as ligações entre a joia e a escultura, fazendo justiça a uma obra que não se desenvolve na cronologia linear nem nos códigos e convenções tradicionais da joalharia.

FOTO:
Colar, 1965
Coleção Particular Joana Aurélio
© Eduardo Sousa Ribeiro