FacebookPinterestTwitter
7. Dezembro 2021

MODAPORTUGAL VOLTA A UNIR A MODA DE AUTOR À INDÚSTRIA

-  Moda Portuguesa

MODAPORTUGAL VOLTA A UNIR A MODA DE AUTOR À INDÚSTRIA

O regresso do MODAPORTUGAL fez-se de 30 de novembro a 2 de dezembro, com Industry Tour, conferências, Fashion Design Competition e um jantar que premiou a excelência da indústria têxtil nacional. 

A ModaLisboa voltou a ser parceira da iniciativa organizada pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção, com o apoio do Programa Portugal 2020, não só tendo a Presidente da Associação ModaLisboa enquanto Presidente do júri do concurso de jovens Designers, mas na consultoria, produção e conceito deste momento de celebração da Moda em todos os pontos das suas várias disciplinas.

Uma comitiva de 18 Designers de Moda, representantes de seis países e oito das melhores escolas de Moda da Europa percorreram a Riopele, a Pedrosa&Rodrigues e a Valérius para conhecer os processos inovadores na área da sustentabilidade, tecnologia e inclusão da indústria têxtil portuguesa. No dia 2 de dezembro, na Alfândega do Porto, reuniram-se com um júri internacional — Philippe Pourhashemi, Tuomas Laitinen, Dan Thawley, Elisa Nalin, Tiffany Godoy e Miguel Flor, presidido por Eduarda Abbondanza —, que elegeu o melhor criador de cada país (cada Designer recebeu um prémio de €1000) e atribuiu o tão desejado galardão de grande vencedor do MODAPORTUGAL FASHION DESIGN COMPETITION a Tiago Bessa, do Modatex Porto, que recebeu um prémio de €2500.

VENCEDORES MODAPORTUGAL FASHION DESIGN COMPETITION 2021
Juha Vehmaanpera, Aalto University (Finlândia);
Mathieu Goosse, Institut Français de la Mode (França);
Paulo Mileu, Polimoda (Itália);
Tiago Bessa, Modatex Porto (Portugal);
Claire Lefebvre, Head Genève (Suíça);
Jessica Zhou, London College of Fashion (Reino Unido).

Na mesma noite, e depois de uma atuação da poderosa Rita Vian, foram também atribuídos os Prémios de Excelência Empresarial 2021 que destacam, em sete categorias, as potências da indústria têxtil e de confeção nacionais.

VENCEDORES PRÉMIOS EXCELÊNCIA EMPRESARIAL 2021
Sustentabilidade: Cordeiro Campos
Indústria 4.0: Impetus
E-Commerce: Buzina
Investimento: Valérius
Volume de Negócios: Fapomed
Exportação: Barata Garcia
Prémio Especial MODAPORTUGAL 2021: Uniformes EXPO Dubai 2020

Também de excelência foram as conferências do dia 2 de dezembro, na Alfândega do Porto. Nas MODAPORTUGAL FASHION FUTURES | INTERNATIONAL CONFERENCE, acessíveis tanto presencialmente como via Zoom, os três painéis de conceituados oradores internacionais debruçaram-se sobre temas como a educação de Moda, a inovação, os desafios e oportunidades do empreendedorismo, e sobre como a Moda pode ser um impulsionador da regeneração urbana.

A gala, conduzida por Sílvia Alberto, consolidou a sua posição enquanto pólo de pensamento e celebração de Moda, fortalecendo pontes entre a conceptualidade e a confeção a nível industrial, e criando relações com players internacionais para fortalecer o posicionamento de Portugal enquanto ativo de criatividade, design, tecnologia e futuro.