FacebookPinterestTwitter
19. Dezembro 2022

MODAPORTUGAL: FASHION DESIGN COMPETITION & PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA EMPRESARIAL 2022

-  Moda

MODAPORTUGAL: FASHION DESIGN COMPETITION & PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA EMPRESARIAL 2022

Indústria Têxtil e de Confeção nacional premiada por Excelência

MODAPORTUGAL: FASHION DESIGN COMPETITION & PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA EMPRESARIAL 2022 - imagem 1

Com o objetivo de projetar o trabalho das empresas portuguesas da indústria de Moda no mercado nacional e internacional, o CENIT – Centro de Inteligência Têxtil - e a ANIVEC entregaram, na noite de 15 de dezembro, durante a oitava edição do concurso MODAPORTUGAL Fashion Design Competition, os Prémios de Excelência Empresarial às empresas que mais se destacaram em diferentes áreas de competitividade.

As MALHAS SÓNIX receberam o galardão na categoria de Sustentabilidade, a BE SIMPLE foi distinguida como Indústria 4.0, a ISTO. em E-commerce, a VALÉRIUS TÊXTEIS em Investimento, a BELISOTEX – Confecções pelo Volume de Negócios e a BECRI – MALHAS E CONFECÇÕES na Exportação.

"É importante realizarmos um evento como este para destacarmos as melhores práticas empresariais nacionais em áreas tão distintas como a Sustentabilidade, a Indústria 4.0 e o E-Commerce. Portugal tem uma indústria inovadora de excelência que merece ser distinguida publicamente numa cerimónia como esta", refere o Presidente do CENIT, Luís Hall Figueiredo.

Futuro da Moda Europeia premiado no Porto

A iniciativa MODAPORTUGAL Fashion Design Competition - da responsabilidade do CENIT em parceria com a ANIVEC – regressou ao Palácio da Bolsa no Porto, para o culminar de uma ação de promoção da Indústria Nacional de vestuário entre designers e jornalistas europeus especializados.

Depois da habitual Industry Tour, que este ano passou pela Adalberto, pela Calvelex, pelo Citeve, pela Petratex, pela Riopele e pelo Valerius Reycling Centre, os futuros clientes da Indústria Portuguesa de Vestuário e Confeção apresentaram os seus projetos perante um júri internacional composto por Chris Vidal, Serge Carreira, Federico Poletti, Miguel Flor, Philippe Pourhashemi, Karen Langley e presidido por Eduarda Abbondanza.

O grande vencedor desta edição do concurso foi Norman Mabire-Larguier, da Head Genève (Suíça), que recebeu um prémio no valor de 2.500 euros. O painel de jurados elegeu ainda um vencedor de cada país, que recebeu um prémio no valor de 1.000 euros: 

Taneli Ukura, da Aalto University (Finlândia);
Zoé Gerolymos, do Institut Français de la Mode (França);
Fengqin Yue, da Polimoda (Itália);
Andreia Reimão, do Modatex Porto (Portugal);
Agapornis, da Head Genève (Suíça);
Dayoung Jan, do London College of Fashion (Reino Unido).

De acordo com o Presidente do CENIT Luís Hall Figueiredo, o concurso Fashion Design Competition já faz parte do programa de eventos internacionais de moda na Europa para jovens designers. "A cada edição que passa temos mais e melhores propostas, cada vez mais completas e diferenciadas. O futuro do design de moda europeu está assegurado", destaca.

FOTO DESTAQUE: Coleção Norman Mabire-Larguier