FacebookPinterestTwitter
12. Setembro 2022

MODALISBOA OASIS: SANGUE NOVO supported by SEASIDE

-  Sangue Novo,  ModaLisboa Oasis

MODALISBOA OASIS: SANGUE NOVO supported by SEASIDE

Dez jovens Designers que desenham o que é a Moda hoje. O SANGUE NOVO reafirma a sua dedicação à contemporaneidade e regressa agora com o apoio da SEASIDEA marca internacional de origem portuguesa, hoje com mais de 100 lojas em Portugal e presença em Angola, França, Luxemburgo e Moçambique, conseguiu, ao longo dos seus mais de 30 anos de história, tornar-se num ícone da memória coletiva, e agora toma como sua a missão de incentivar e alavancar uma nova geração de criativos. Esta novidade significa que há mais um Prémio para jovens Designers de Moda, atribuído já em outubro. 

O concurso, feito para estimular e capacitar a criatividade e produção em Moda, é o projeto maior de defesa da transdisciplinaridade e da experimentação de novos caminhos, não só de Design mas de modelos de negócio. E estes novos projetos, profundamente diversos, apresentam-se com uma densidade de pensamento e de referências estéticas e conceptuais, tornando óbvia a chegada de um momento de viragem. De temáticas que se debruçam sobre a identidade e a emoção, o burnout e o síndrome do impostor, um passado opressor para a comunidade queer durante o Estado Novo e uma necessidade de revalorizar a sociedade sob a ameaça de um futuro apocalíptico, as dez coleções chegam-nos absolutamente comprometidas com a sustentabilidade, através de técnicas de upcycling, um foco indelével na economia circular, e uma cuidada escolha dos materiais cedidos pelas parcerias têxteis da Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4Fashion, a Riopele e a Tintex Textiles.

DESIGNERS

ÇAL PFUNGST
DARYA FESENKO
EDUARDO MOREIRA
FLOURISH SOCIETY
INÊS BARRETO
MALTEZA
MARIA DO CARMO STUDIO
MOLLY98
NIUKA OLIVEIRA
VEEHANA

No dia 7 de outubro, às 18H, na Lisboa Social Mitra, e depois de várias sessões de mentoria com o painel de jurados, os jovens criadores apresentam ao público as suas coleções. Nesse mesmo dia, o júri anunciará os cinco finalistas que receberão o Prémio ModaLisboa x Seaside e que competirão, em março de 2023, pelos prémios IED - Istituto Europeo di Design MilanoTintex Textiles e Showpress. Cada um dos cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by SEASIDE verá a sua coleção disponível no showroom Showpress.

JÚRI

Miguel Flor (Presidente)
Elisa Nalin (Editora de Moda, Stylist)
Joana Duarte (Designer de Moda, Béhen)
Joana Jorge (Project Manager, ModaLisboa)
Olivia Spinelli (Coordenadora e Diretora Criativa IED Moda Milano)
Pedro Silva (Head of Industrialization, Tintex Textiles)
Sara Sozzani Maino (Creative Talent Curator)

PRÉMIOS

Prémio ModaLisboa x Seaside
- Prémio monetário de 5.000 euros para desenvolvimento das próximas coleções dos cinco finalistas;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design Milano
- Master em Fashion Design no IED Milão, no valor de 20.100 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Apresentação da coleção desenvolvida durante o Master na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x Tintex Textiles
- Residência artística de três semanas na Tintex Textiles, para desenvolver uma coleção-cápsula com materiais Tintex, realizar protótipos, e ficar a conhecer toda a dinâmica da criação das malhas, fiação, confeção, tingimento e acabamento. Durante o período da residência, a Tintex oferece também alimentação e estadia à/ao Designer premiada/o;
- Bolsa de 1.500 euros para o desenvolvimento de uma nova coleção;
- Apresentação da coleção desenvolvida durante a residência na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x Showpress
- Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x Tintex Textiles beneficiam também dos serviços de assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.


SOBRE O SANGUE NOVO
O Sangue Novo é o concurso de jovens Designers da Lisboa Fashion Week. Desenvolve um trabalho de proximidade com todas as escolas de Moda do país para captar e impulsionar o trabalho de jovens criativos, e desenvolve-se em duas fases: depois da seleção dos candidatos — em julho — 10 jovens Designers apresentam as suas coleções em outubro. Aqui, são selecionados cinco finalistas, que competem pelos prémios em março do ano seguinte. Durante todo o processo, os criativos recebem acompanhamento e mentoria por parte do painel de jurados, de forma a prepará-los para a integração na indústria de Moda nacional.

SOBRE A SEASIDE
A Seaside é um dos maiores grupos de calçado em Portugal. Contando com mais de 30 anos de experiência na produção de calçado e acessórios de moda, o grupo liderado por Acácio Teixeira produz mais de 2 milhões de sapatos por ano e detém 150 lojas em Portugal e além-fronteiras.