FacebookPinterestTwitter
6. Outubro 2022

MODALISBOA OASIS COMEÇA HOJE

-  ModaLisboa Oasis

MODALISBOA OASIS COMEÇA HOJE

Entre hoje e o próximo domingo, a MODALISBOA OASIS habita a Lisboa Social Mitra, o espaço de Inovação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Durante 4 dias teremos uma programação dedicada ao domínio artístico e plural da Moda, com derivações expositivas, performativas, educativas e de pensamento. No núcleo, os desfiles e apresentações dos nossos Designers, que cimentam o seu compromisso com a criatividade

Começamos a 59ª Lisboa Fashion Week com uma convocatória ao debate dos desafios atuais desta indústria criativa. As Fast Talks, divididas entre uma mesa-redonda e uma conversa, reúnem dois painéis de oradores nacionais e internacionais, que vão debater temas como a Inovação, o Impacto Social e a Emergência Climática na Indústria de Moda. A moderação está a cargo da Comunicadora Cultural, Namalimba Coelho.

Também hoje, a MODALISBOA OASIS é o palco do projeto Beleza Não Tem Idade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que pretende desconstruir representações sociais, estereótipos e discriminação sobre o envelhecimento. Beleza Não Tem Idade é a materialização de um esforço contínuo de promoção da intergeracionalidade focado nas pessoas: utentes da SCML e figuras públicas vão celebrar a sinergia entre gerações.

Amanhã começamos com o concurso Sangue Novo supported by Seaside, onde dez jovens Designers apresentam coleções com temáticas que se debruçam sobre a identidade e a emoção, o burnout e o síndrome do impostor, um passado opressor para a comunidade queer durante o Estado Novo e uma necessidade de revalorizar a sociedade sob a ameaça de um futuro apocalíptico. No final do desfile serão anunciados os cinco finalistas do concurso, vencedores dos prémios ModaLisboa x Seaside e ModaLisboa x Showpress. Estes cinco Designers apresentarão novas coleções em março de 2023 e competirão pelos prémios ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x Tintex Textiles.

Na plataforma Workstation, assistiremos à apresentação das coleções de 3 jovens designers que se distinguiram nas últimas edições do Sangue Novo: ARNDES, vencedora do prémio ModaLisboa x Polimoda em abril de 2021; Maria Clara, vencedora do prémio ModaLisboa x Tintex Textiles em março de 2022; e Fora de Jogo, vencedor do prémio ModaLisboa x Tintex Textiles em abril de 2021.

Segue-se o desfile de Carolina Machado e ao final da noite assistiremos ao regresso de Miguel Flor à passerelle da ModaLisboa. Vencedor do Sangue Novo em 1996 e atual presidente do Júri do concurso, Miguel Flor mergulha nos seus arquivos de Design de Moda e celebra-os com uma contemporização da memória.

Sábado, dia 8, assistiremos aos desfiles de Luís Buchinho, Buzina, Filipe Augusto ­— que se estreia na plataforma LAB — Kolovrat, Carlos Gil, Ricardo Andrez, Luís Carvalho. E terminamos com outra estreia: Call Me Gorgeous, a marca de acessórios de Luís Borges, vai apresentar a sua nova coleção num momento que promete ir muito para além de um desfile.

João Magalhães abre o programa de domingo, dia 9, e inaugura também o seu novo estúdio. Seguem-se os desfiles de Nuno Gama e Duarte. Às 16h30, Ivan Hunga Garcia, participante na última edição do concurso Sangue Novo, convida-nos para a cerimónia de fim de vida do seu "vestuário botânico". Este será o último momento da sua instalação artística que está patente, de sexta a domingo, no pavilhão 2 da Lisboa Social Mitra. Às 17h00 será a vez de Valentim Quaresma dar a conhecer as suas novas criações, e às 18h00 a marca Salsa apresenta a coleção-cápsula Salsa Jeansx Luís Carvalho, inserida na celebração do 15º aniversário do icónico fit Push Up, agora recriado pelo Designer.

A MODALISBOA OASIS termina com os desfiles de Nuno Baltazar, Dino Alves e Gonçalo Peixoto.

Para além do calendário de apresentações de Moda, esta edição da Lisboa Fashion Week tem uma programação paralela de várias ações abertas ao público da cidade, que pode consultar, aqui.

As Fast Talks e os desfiles da MODALISBOA OASIS são transmitidos em livestream no microsite da LisboaFashion Week, app mobile (IOS e Android), app TV(exclusiva para clientes MEO), Instagram e Facebook da ModaLisboa.

MODALISBOA OASIS. Só nos resta criar o impossível.