FacebookPinterestTwitter
16. Fevereiro 2022

MODALISBOA METAPHYSICAL

-  ModaLisboa Metaphysical

MODALISBOA METAPHYSICAL

Metaverso. NFT. Cripto. Hiperconectividade. Descentralização. Web3. Skins. Blockchain. Uma mudança de vocabulário é sintoma de uma mudança de sistema, e o que conhecemos enquanto realidade dogmática não evoluiu à mesma velocidade que os movimentos sociais. É necessária uma implementação de valores universais intangíveis. É necessário ir para além do físico para construir o novo físico.

A MODALISBOA METAPHYSICAL, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, chega de 10 a 13 de março de 2022 à Factory Lisbon, no Hub Criativo do Beato. Este início de uma nova fase é um evento presencial com uma crescente componente digital é meta, e é físico — em constante experimentação, que cruza as geografias da Moda, da Tecnologia, da Inovação e da Arte num caminho de encontro de práticas multidisciplinares onde se ensaiam novas possibilidades de permanência. Precisámos, nos últimos dois anos, de olhar para o real de um modo renovado, com uma série de pensamentos abertos, sem ingenuidade mas com uma esperança limpa de resolução. Os problemas são complexos, mas a ModaLisboa será — terá de ser — um laboratório privilegiado para a sensibilidade e o espanto da criação.

Esta migração do discurso de Moda para um fascínio digital não é motivada apenas pela quase infinita oportunidade de negócio, mas pela força-motriz que é um terreno fértil de descoberta e criatividade, um entusiasmo quase infantil, no mais belo sentido, por algo finalmente novo. O prefixo META significa, na sua génese, "para além de", e tanto a Moda como a Sociedade se estão a mover para além do plano físico. Não falamos apenas em termos concretos, de código e programação, mas da intangibilidade, da empatia, do humanismo. Menos produto, mais propósito. Talvez os pilares ideológicos deste Metaverso agora em construção possam ser o espelho de que precisamos para o hoje e consigam projetar a sua luz sobre o presente: a democracia, a descentralização de poder, a liberdade de identidade, a verdadeira conexão entre pessoas, lugares e coisas, sem fronteiras. A 58ª Lisboa Fashion Week é, assim, uma conversa, um ensaio, uma discussão, uma porta para o universo dos universos. 

MODALISBOA METAPHYSICAL. A criação, para além de tudo.


LOCATION

No Hub Criativo do Beato, com os seus primeiros edifícios a abrir já este ano, a Factory Lisbon inaugura o seu pólo de start-ups, empreendedorismo e inovação que vai transformar a cidade e, mesmo antes de abrir as portas a estes novos negócios, recebe a 58ª Lisboa Fashion Week. Com uma arquitetura que une a traça clássica e industrial Lisboeta a um novo pensamento artístico, esta localização de grandes espaços com luz natural será a casa de desfiles, conversas, micro-eventos, instalações artísticas, exposições e experiências.


AÇÕES ABERTAS AO PÚBLICO

A Lisboa Fashion Week volta a reforçar o seu compromisso para com o público da cidade de Lisboa com uma programação de ações de entrada livre que completam o calendário de desfiles.

Na MODALISBOA METAPHYSICAL, as Fast Talks ocupam o seu lugar único de pensamento de Moda, focando-se em eixos como a Tecnologia, a Sustentabilidade e as novas fronteiras da Comunicação e, nesta edição, não serão apenas no formato conversa, mas trarão para a mesa outras formas de discussão. Sob todos eles, lançamos os reptos da inovação, inclusão, disrupção e transparência, criando oportunidade para os painéis de oradores e case studies — nacionais e internacionais — não só proporcionarem um diálogo formativo com a audiência, mas conseguirem atingir o ponto de ebulição de onde nascem as soluções.

No que toca à imersão nas práticas artísticas, a ModaLisboa abriu o seu espaço de criação à CABANAmad, um projeto transdisciplinar que aposta na fluidez entre Moda, Arquitetura e Design para gerar experiências imersivas e confrontacionais. Assim, a Lisboa Fashion Week será a casa do EGO SELFIE HOTEL WITH SOUNDBATH, um módulo instalativo com performance, com curadoria de Antonio Lettieri, que vive da intersecção do real com a expansão tecnológica, e que contará com obras de Atelier Contencioso, Giovanni De Francesco, Alessandro Di Giampietro, BÉHEN (projeto promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego através do Centro de Artesanato e Design dos Açores), Daniele Giannetti, Anna Grenman, Lidija Kolovrat e Marta Pombo. Os detalhes desta ação, aqui.

Na gastronomia, e porque a ModaLisboa é uma Semana de Moda que cruza a criatividade e o talento em várias disciplinas, a Lisboa Fashion Week terá a honra de contar com o projeto gastronómico da Praça, o mercado digital de pequenos produtores nacionais que já mudou a forma como consumimos e que muito em breve inaugurará o seu espaço físico no Hub Criativo do Beato.

Para além de tudo isto, a MODALISBOA METAPHYSICAL será palco de exposições — a Portuguese Shoes/APICCAPS, MODAPORTUGAL CENIT/ANIVEC e ainda a AORP estão de volta, e trazem grandes novidades — lounges e áreas sociais, todos de entrada livre sujeita a registo prévio. Os detalhes destas ações abertas ao público serão revelados em breve.

CAMPANHA:
Concept and Talent: Damara Inglês
Photographer: Eduardo Gonçalves
Photo Assistant: Pedro Leote
Lightning Technician: Rodrigo Delgado
Make-Up: Antónia Rosa assisted by Mário de Carvalho
Hair: Afro Wasemwa
Dress: Constança Entrudo
Design: Joana Areal