No Check Point da ModaLisboa Collective, lançámos os resultados de um estudo sobre as Novas Tendências da Moda, realizado pela sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados, no âmbito do projeto ModaLisboa GoGlobal. O estudo aponta para uma clara alteração do paradigma nas indústrias da moda, refletindo-se tanto ao nível dos consumidores como da oferta.
As principais conclusões são as seguintes:
- Nos últimos anos, as indústrias da moda têm vindo a sofrer alterações estruturais decorrentes da liberalização do comércio internacional, da globalização, da urbanização, das alterações climáticas, da digitalização e do surgimento e consolidação de mercados emergentes como produtores;
- O fenómeno crescente das redes sociais e da digitalização, juntamente com o conceito da fast-fashion, modificaram drasticamente o paradigma da moda e os seus ciclos de vida;
- Constata-se uma forte reconfiguração das cadeias de valor da moda, puxada pelo comprador e pela diferenciação, observando-se uma crescente preponderância dos fatores imateriais de competitividade (e.g. moda, marca, design, estatuto) e das temáticas relacionadas com a sustentabilidade e a transparência;
- Do lado da oferta, há uma clara aposta na inteligência artificial, na aquisição e/ou estabelecimento de parcerias com start-ups e empresas tecnológicas, no investimento na automação da produção e na deslocalização da mesma para a proximidade dos centros de consumo;
- A aposta no desenvolvimento de novos materiais e produtos e nas plataformas online também é encarada como uma forma de ir ao encontro dos reptos da diferenciação;
- Seguindo as motivações dos consumidores, as empresas têm procurado reformular os seus modelos de negócio, priorizando a personalização/customização, os canais digitais, a circularização das cadeias de valor e a oferta de serviços aos consumidores.
Consulte AQUI o estudo Novas Tendências da Moda.