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22. Outubro 2019

MODALISBOA LANÇA ESTUDO SOBRE NOVAS TENDÊNCIAS DA MODA

-  ModaLisboa,  ModaLisboa Collective,  Tendências de Moda

MODALISBOA LANÇA ESTUDO SOBRE NOVAS TENDÊNCIAS DA MODA

No Check Point da ModaLisboa Collective, lançámos os resultados de um estudo sobre as Novas Tendências da Moda, realizado pela sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados, no âmbito do projeto ModaLisboa GoGlobal. O estudo aponta para uma clara alteração do paradigma nas indústrias da moda, refletindo-se tanto ao nível dos consumidores como da oferta.

As principais conclusões são as seguintes:

- Nos últimos anos, as indústrias da moda têm vindo a sofrer alterações estruturais decorrentes da liberalização do comércio internacional, da globalização, da urbanização, das alterações climáticas, da digitalização e do surgimento e consolidação de mercados emergentes como produtores;

- O fenómeno crescente das redes sociais e da digitalização, juntamente com o conceito da fast-fashion, modificaram drasticamente o paradigma da moda e os seus ciclos de vida;

- Constata-se uma forte reconfiguração das cadeias de valor da moda, puxada pelo comprador e pela diferenciação, observando-se uma crescente preponderância dos fatores imateriais de competitividade (e.g. moda, marca, design, estatuto) e das temáticas relacionadas com a sustentabilidade e a transparência;

- Do lado da oferta, há uma clara aposta na inteligência artificial, na aquisição e/ou estabelecimento de parcerias com start-ups e empresas tecnológicas, no investimento na automação da produção e na deslocalização da mesma para a proximidade dos centros de consumo;

- A aposta no desenvolvimento de novos materiais e produtos e nas plataformas online também é encarada como uma forma de ir ao encontro dos reptos da diferenciação;

- Seguindo as motivações dos consumidores, as empresas têm procurado reformular os seus modelos de negócio, priorizando a personalização/customização, os canais digitais, a circularização das cadeias de valor e a oferta de serviços aos consumidores.

Consulte AQUI o estudo Novas Tendências da Moda.