FacebookPinterestTwitter
9. Março 2020

MODALISBOA AWAKE | REPORT 8 DE MARÇO

-  Moda Portuguesa,  ModaLisboa,  ModaLisboa Awake

MODALISBOA AWAKE | REPORT 8 DE MARÇO

No último dia da ModaLisboa AWAKE ficámos a conhecer as novas coleções para o outono/inverno 2020/21 de Constança Entrudo, Hibu, Awaytomars, Ricardo Andrez, Aleksandar Protic, Dino Alves e da guest designer Ninamounah.

Constança Entrudo apresentou uma instalação multimédia cenográfica e sensorial centrada na cultura do corpo humano em relação com a pintura, a escultura, o som e a moda. Durante o período de exibição, a instalação foi ativada por uma série de performances ao vivo, onde modelos pintados habitaram o espaço e tornaram-se pinturas vivas, dando a conhecer uma coleção híbrida marcada por impressões fotográficas, peças com efeito inacabado e bainhas irregulares que interagiram com o cenário de forma ilusória e divertida.

A Hibu mantém-se fiel à recriação de design de essenciais genderless contemporâneos, pensados de forma intemporal através de detalhes desconstruídos e silhuetas oversized, dando ênfase ao conforto, durabilidade e utilidade. A sua nova coleção continua a aprofundar a inexistência de linhas de identidade de género, apresentando novas formas de vestir clássicos. Gangas orgânicas, bombazine upcycling, nylons, knitwear e jerseys 100% algodão são os seus materiais de eleição para a próxima estação fria, em tons de cru, azul royal e preto, introduzindo o vermelho como novidade. 

Continuando a reger-se pelos princípios de sustentabilidade, co-criação e tecendo uma crítica ao consumo exacerbado, a coleção de Awaytomars fala de “uma jornada em direção ao centro de um buraco negro, o momento em que tudo o que sabemos na Terra começa a perder a sua forma e cor”, jogando com assimetrias e misturas de materiais, padrões e cores.

Ricardo Andrez continua a sua jornada de definição de valores estruturais de uma marca em crescimento. Silhuetas oversized, conforto e durabilidade são as bases da sua nova coleção, que assenta com convicção na sustentabilidade - manifesto que o designer tem vindo a consolidar há várias estações - e nos pilares da significância da juventude.

Aleksandar Protic continua a descrever impressões sobre personalidades e as suas singularidades, desta vez com uma linguagem mais gráfica e geométrica e com o uso de volumes. A sua nova coleção revela linhas sensuais e fluidas, com maior abrangência de cor, em tons claros e estampados, ainda que a base esteja no preto e no azul. A nível de materiais, o criador joga com o contraste de tecidos tecnológicos com misturas de lã, algodão, viscose e sedas. 

De Amesterdão, Ninamounah trouxe “Complete Metamorphosis”, uma coleção que funde traços de um passado esquecido com realidades futuras, enquanto torna a Moda numa prática sustentável. Os materiais deadstock usados nas peças são trabalhados com intensidade e adaptados a silhuetas sensuais e subversivas. Padrões pinstripe em azul e negro, herringbone em castanho e xadrez verde e cinza surgem em lãs e sedas.

Dino Alves retratou a sua vida e as suas memórias cruzadas na nova coleção. Da província a Lisboa. Do cheiro a campo, flores e lareira às visitas a galerias, ao cinema, ao teatro, à noite, aplicando elementos decorativos do universo rural e folclórico em peças urbanas e de streetwear. Peças inspiradas no guarda-roupa de época misturam-se com peças com uma estética quase punk, em materiais como fazendas de lã, poliéster, popelines de algodão, viscoses, ganga, lycras, seda, tule, organza, sarjas acetinadas. Cores lisas como preto, roxo, laranja, branco, denim, vermelho, lilás, amarelo, azul, rosa misturam-se com estampados florais, xadrez e riscas. 

E assim terminou mais uma edição da Lisboa Fashion Week, uma edição em que fomos além da apresentação das coleções dos nossos criadores para a próxima estação e continuámos a trabalhar por uma indústria de Moda mais justa, ética, inovadora, respeitadora, inclusiva e humana.  

ModaLisboa AWAKE. O futuro está nas nossas mãos.

MODALISBOA AWAKE
FW 20/21
5. 6. 7. 8 MARÇO 2020
OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DO EXÉRCITO

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

A Lisboa Fashion Week é promovida pela Associação ModaLisboa em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa. A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional de Lisboa do Portugal 2020.