FacebookPinterestTwitter
14. Outubro 2021

MODALISBOA: AND NOW WHAT?

-  Moda Portuguesa,  ModaLisboa,  ModaLisboa And Now What?

MODALISBOA: AND NOW WHAT?

Não limitamos a Moda nacional a um evento, da mesma forma que não limitamos um evento a quatro dias. Todos os desfiles, os Designers e a comunidade da MODALISBOA AND NOW WHAT? estão aqui.

O regresso da Lisboa Fashion Week a um formato presencial não poderia ser um regresso aos moldes pré-pandemia. Não fingiremos nunca que já chegámos ao fim do deserto, nem que ele nunca existiu, porque as consequências que nos trouxe são demasiado profundas e estruturais para serem ignoradas. Iniciámos um processo de cura e recuperação — económica e social, mas também emocional —, e fizemo-lo juntos.

Por isso, o evento mudou. Plataformas como as Fast Talks — conversas e workshops exclusivamente presenciais ou exclusivamente digitais — e o Wonder Room — que ficará online até ao fim de outubro — foram planeadas cirurgicamente para que se focassem na missão nuclear da ModaLisboa: a construção de um sistema de Moda focado no Design de autor em que a sustentabilidade e a inclusão não sejam apenas ferramentas de marketing.

O digital, através das várias plataformas que continuaremos a alimentar com conteúdos dos nossos criadores, foi a morada de excelência da 57ª edição da ModaLisboa: o lugar onde chegámos a todos com 29 horas de programação. 390 mil visualizações.

Regressámos à Estufa Fria e estreámo-nos no Capitólio, uma casa inscrita na história portuguesa. Fez-nos sentido procurar um espaço cultural, especialmente numa altura em que falar de cultura é falar de sobrevivência. Queremos reafirmar a Moda enquanto ativo cultural, e só poderíamos fazê-lo numa casa que a alimenta todos os dias. Por falar em cultura, é na RTP2 que estamos até dia 16, com programas diários (entre as 20H20 e as 20H45) que resumem tudo o que vivemos. E continuaremos esta demanda de culto já no próximo mês, quando habitarmos o Porto Fashion & Fabric Museum do WOW com uma exposição dos finalistas do concurso Sangue Novo.

Acima de tudo, e ainda que nos saiba a transição, a MODALISBOA AND NOW WHAT? foi uma edição de celebração. Completámos os nossos 30 anos da melhor forma que sabemos: na passerelle, com as cadeiras cheias e explosões de alegria no fim de cada desfile; com os nossos parceiros e patrocinadores — a Altice Portugal, a Bellissimo, a MOCHE, a L’Oréal Professionnel, a Clarins, a Betclic, a Água Monchique, a AEG, o WOW, a Trimalhas, a Absolut Vodka e a Schweppes — que continuam a tornar-nos possíveis; com a Câmara Municipal de Lisboa, sempre com a cidade do nosso lado.

MODALISBOA: AND NOW WHAT? - imagem 1

E terminámos na nossa segunda casa, o Lux Frágil, a dançar até o corpo ceder, graças à DSquared2. A marca italiana voou até Lisboa para se certificar que estas três décadas não passavam em branco, e foi a responsável pela festa que juntou equipas, convidados e Designers. A festa que já se tornou mítica na cidade, a festa onde toda a gente quer estar, a festa onde se abraçou a liberdade. Obrigada, DSquared2.

No fim, ficámos com as perguntas. Continuaremos a fazê-las, por mais que sejam incómodas, impertinentes, desconfortáveis. Questionaremos sempre. Mudaremos tudo. E agora?