FacebookPinterestTwitter
16. Setembro 2021

MODALISBOA AND NOW WHAT?

-  ModaLisboa,  ModaLisboa And Now What?

MODALISBOA AND NOW WHAT?

2021 traz um marco que nos seria natural celebrar: 30 anos de ModaLisboa. Nestas alturas de aniversário, são normais as retrospetivas, os pontos de situação, as promessas de projetos futuros. Mas isso não nos chega. Nunca fomos de saudosismos. É verdade que a Moda olha para trás, mas é no futuro que encontra o seu oxigénio — sempre foi, sempre viveu em frente. Pareceu-nos um passo lógico mergulhar no nosso arquivo de três décadas à procura de pistas, de todas as vezes que provocámos mudança, que fizemos o público tremer, que fomos demasiado novos. Só que destas horas infindáveis de pesquisa, em vez de voltarmos apenas munidos de recordações, saímos com uma pergunta:
e agora?
e agora?
e agora?

Um eco que questiona tudo — a ModaLisboa, a Moda, o presente, o futuro. Não é uma crise de identidade, não é como se nos esquecêssemos da nossa missão ou como se não soubéssemos como erguer a próxima Lisboa Fashion Week. Sabemos. Mas tudo mudou. E nada mudou. E agora? Esta pergunta, profunda, retórica, omnipresente, deixa pouco espaço para respostas. Deixa todo o espaço para a liberdade.

De 7 a 10 de outubro de 2021, a ModaLisboa AND NOW WHAT?, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, ocupa a Estufa Fria e o Capitólio para a sua 57ª edição. Sem imposição de estação, apresentamos as coleções dos Designers de Moda nacionais em quatro dias que se completam com conversas e workshops. À semelhança de outubro de 2020, e depois de uma temporada exclusivamente digital, as apresentações de Moda voltam a ter uma audiência presencial exclusiva, e é em ModaLisboa.pt — e nas apps ModaLisboa, mobile e TV (para clientes MEO) — que o público terá acesso ilimitado a todos os conteúdos da Lisboa Fashion Week.

Estes 30 anos — acentuados pela dureza extrema dos últimos dois — deram-nos a maturidade de perceber que não temos de ter sempre respostas. Que não temos de nos agarrar a chavões e promessas de um futuro brilhante. Que o pensamento de Moda é permeável, mesmo na procura de soluções para uma realidade que ainda luta com a sustentabilidade, a inclusão, a velocidade e o respeito. AND NOW WHAT? está em tudo o que fazemos porque nunca nos daremos por satisfeitos.

MODALISBOA: AND NOW WHAT?

DESIGNERS:

ALEKSANDAR PROTIC
BÉHEN | Lab
BUZINA | Lab
CARLOS GIL
CAROLINA MACHADO | Lab
CONSTANÇA ENTRUDO | Lab
CRAVO STUDIOS | Workstation
DUARTE | Lab
FILIPE AUGUSTO | Workstation
FORA DE JOGO | Workstation
GONÇALO PEIXOTO
HIBU | Lab
JOÃO MAGALHÃES | Lab
KOLOVRAT
LUÍS BUCHINHO
LUÍS CARVALHO
NUNO BALTAZAR
NUNO GAMA
RICARDO ANDREZ
RICARDO PRETO
SASKIA LENAERTS | Workstation
VALENTIM QUARESMA

MODALISBOA AND NOW WHAT?
7-10 OUTUBRO ‘21
CAPITÓLIO
ESTUFA FRIA

LIVESTREAMING EM MODALISBOA.PT

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa