FacebookPinterestTwitter
4. Outubro 2019

A MODA SÓ EXISTE NA LIBERDADE

-  ModaLisboa,  ModaLisboa Collective

A MODA SÓ EXISTE NA LIBERDADE

A MODALISBOA continua a apostar num evento aberto, livre, abrangente. Em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, temos o dever de devolver à cidade o que ela nos dá todos os dias — e ela dá-nos tanto. O nosso retorno é apostar afincadamente nas ações abertas ao público.

COLLECTIVE marca a vontade de nunca parar de inovar e de crescer. De abrir espaços, como as Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército; de homenagear ícones, com um desfile no Panteão Nacional e entrada livre no Museu Militar de Lisboa e na sua Sala dos Gessos; de alargar a programação da WORKSTATION e criar, pela primeira vez, uma para a WONDER ROOM, de ter ainda mais exposições. Com o CHECK POINT, no qual se incluem as FAST TALKS, estendemos o diálogo para a sustentabilidade e para o futuro, para que avancemos com consciência, com ética, com sentido e sentimento. As nossas plataformas crescem de edição para edição e chegam a mais público, reúnem mais vozes e agregam mais visões.

No dia 11, às 19H30, vamos comemorar a edição 53 da MODALISBOA num momento especial promovido pela APICCAPS, com DJ set de Fred, dos Orelha Negra, no Jardim das Laranjeiras, nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, com entrada livre. No domingo, às 15H00, Carolina Machado apresenta a sua coleção no Panteão, num evento único e, claro, também aberto ao público. Estendemos o convite à cidade para que entre connosco neste polo criativo que nunca se acomoda.

Moda é futuro. E o futuro é coletivo.


WORKSTATION DESIGNERS DE MODA
10 OUTUBRO
17H00 - PALÁCIO SINEL DE CORDES - TRIENAL DE ARQUITECTURA

WORKSTATION FOTÓGRAFOS E ILUSTRADORES
12 E 13 OUTUBRO
14H00 - 22H00 - ANTIGAS OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DO EXÉRCITO

A WORKSTATION é uma plataforma multidisciplinar que não confina a moda dentro de quatro paredes e que abre espaço à experimentação. Os limites são testados, empurrados, destruídos. Em COLLECTIVE, o número de designers de moda aumenta para seis e constrói uma força una e inconformista que se torna na melhor forma para dar início a mais uma ModaLisboa. Com uma intervenção no Palácio Sinel de Cordes, onde já decorre uma exposição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, cada criador escolhe uma forma de apresentar a sua coleção que não encaixa nos moldes clássicos do desfile. Os fotógrafos mantêm-se três, os ilustradores também: dois trípticos de vozes absolutamente distintas que terão em exposição as suas visões destes quatro dias de evento. Sem normas, prescrições ou ordens.

Conheça todos os autores convidados para esta plataforma, aqui.


FAST TALKS
10 OUTUBRO 
18H00
MERCADO DE SANTA CLARA

FASHION & POSITIVE IMPACT
Qual pode ser o impacto positivo da Indústria de Moda? Tentamos perceber de que modo pode este setor pode ser responsável por uma mudança de comportamentos e atitudes que acompanhem as urgentes necessidades ambientais, sociais e éticas do planeta, evitando o seu desgaste e o aumento de problemas.
Convidamos designers, investigadores e ativistas para se juntarem nesta discussão. Todos eles, através dos seus projetos, tentam construir um mundo melhor e servem de exemplo para que o façamos também.

Saiba mais sobre os oradores, aqui.

CHECK POINT
12 E 13 OUTUBRO
ANTIGAS OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DO EXÉRCITO

Com o objetivo de fomentar a partilha de conhecimento, a inovação e a promoção das melhores práticas na Indústria de Moda nacional, a terceira edição do CHECK POINT da ModaLisboa vai oferecer um leque de atividades no âmbito do saber-fazer, da sustentabilidade, novas tendências e tecnologia. Vai permitir, assim, que o público possa enriquecer os seus conhecimentos e ter contacto com diversos intervenientes-chave que estão a mudar o curso da moda portuguesa para melhor.

Mais informações sobre os eventos e inscrições, aqui.

WONDER ROOM
11, 12 E 13 OUTUBRO
14H00 — 22H00
ANTIGAS OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DO EXÉRCITO

Nesta edição do WONDER ROOM damos as boas-vindas a um coletivo de marcas da área da joalharia, manufatura, calçado, vestuário e lifestyle. Pela primeira vez com programação própria, teremos oportunidade de aprender ao vivo sobre como são feitos alguns dos produtos e de conhecer melhor as histórias por detrás destes nomes emergentes. Queremos um WONDER ROOM que seja vivido pelo público da cidade de Lisboa.

Conheça todas as marcas da pop-up store, bem como a programação completa, aqui.

EXPOSIÇÕES
11, 12 E 13 OUTUBRO
14H00 — 22H00
ANTIGAS OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DO EXÉRCITO E COLETIVO 284

Portuguese Shoes by APICCAPS, Showcase MODAPORTUGAL by CENIT/ANIVEC, Stoners | Slices of Infinity by Colisão Studios x Assimagra e promovido por Clusters Recursos Minerais, a apresentação de um vestido de Dino Alves inspirado por Keith Haring, ODE, de Olga Noronha e entrada livre no Museu Militar de Lisboa e na Sala dos Gessos. É muita informação? Sim. Mas é que as exposições na ModaLisboa continuam a crescer a superar-se, de edição para edição, acrescentando conhecimento e valor à nossa construção do universo de moda.

Saiba mais sobre cada uma delas, aqui.


MODALISBOA COLLECTIVE
SS 20
10. 11. 12. 13 OUTUBRO 2019
ANTIGAS OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DO EXÉRCITO

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

A Lisboa Fashion Week é promovida pela Associação ModaLisboa em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa. A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional de Lisboa do Portugal 2020.