FacebookPinterestTwitter
26. Junho 2019

JANIS DELLARTE EXPÕE ‘NÓS ENREDAMENTOS, ENTRETECIDOS DESPOJOS’ NO JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA

-  Exposições,  Arte

JANIS DELLARTE EXPÕE ‘NÓS ENREDAMENTOS, ENTRETECIDOS DESPOJOS’ NO JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA

“Nós Enredamentos, Entretecidos Despojos” é o título da nova exposição de Janis Dellarte, que está patente, até 31 de agosto, no Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Composta por um conjunto de instalações organicamente enredadas com o ecossistema do jardim, esta mostra materializa a resposta da artista à (i)moralidade da poluição e a sua beleza plástica-simbólica.

Janis Dellarte integra essa poluição na sua prática artística. As instalações em exibição são feitas a partir de despojos marítimos que a artista vai encontrando na costa e que usa para construir os seus seres híbridos, com o intuito de contribuir para uma maior consciencialização ambiental.

A escolha do Jardim Botânico de Lisboa para realizar esta exposição pretende reforçar a missão educativa deste espaço, usando-o como veículo de reflexão sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais e da sua vulnerabilidade às ações humanas.

Janis Dellarte (Lisboa 1989) vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Textiles and Surface Design pela Buckinghamshire New University, e mestre em Knitted Textiles pela Royal College of Art, Janis Dellarte cria híbridos escultóricos, peças têxteis performativas, objetos ritualísticos e instalações interativas, através do croché, tricô e tradições têxteis em vias de extinção.

A artista colabora com designers, músicos, bailarinos e performers, e faz parte de iniciativas ativistas como a Linha Vermelha e o Zero Waste Lab, por um futuro mais consciente. Mudou-se recentemente para o Litoral Alentejano para trabalhar neste projeto de resgate de plásticos da praia e criação das instalações apresentadas em “Nós Enredamentos, Entretecidos Despojos".

Já expôs em Londres, Nova Iorque, Jalisco (México), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto e Lisboa. Em outubro de 2012 apresentou o seu trabalho na ModaLisboa.

FOTO: © Ana Paganini