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30. Abril 2020

IMPRESSÃO DIGITAL: COMO SE CALÇA O PRESENTE?

-  Apiccaps

IMPRESSÃO DIGITAL: COMO SE CALÇA O PRESENTE?

Pensar o futuro agora é, provavelmente, das coisas mais dicotómicas que nos podemos pedir. Ao mesmo tempo que vemos esperança, vemos incerteza. Não há nada mais assustador, nem nada mais entusiasmante, do que o desconhecido. A APICCAPS, Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de pele e seus Sucedâneos, pensa o futuro todos os dias. E fá-lo para que o presente nunca nos tire o tapete debaixo dos pés (bem calçados).

Quando o mundo é obrigado a ficar em pausa, quando grande parte da população tem em quatro paredes a única paisagem possível e nos ecrãs a derradeira janela do universo, o presente é digital. A estratégia não vem de hoje, claro — foi pensada no passado para agir no futuro, este futuro hoje que ainda estamos a aprender a viver.

De acordo com o estudo "O cluster português de calçado na Internet", levado a cabo pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada para a APICCAPS, em que foram inquiridas 328 empresas e 362 marcas, cerca de três quartos das empresas do setor tem presença online. Muito por causa do investimento de 2 milhões de euros, apoiado pelo Programa Compete 2020. O projeto chama-se "Valorização da Oferta", e, entre diagnósticos estratégicos, planos de comunicação e produção de conteúdos, já foram quase 100 as empresas a beneficiar deste impulso que auxilia a criação e promoção de sites e lojas online ou realização de campanhas de marketing digital.

E a própria APICCAPS, como casa-mãe e agregadora de todos estes portentos do Made in Portugal, também não tem estado parada. Para além de lançar um conjunto de webinars durante este período de confinamento, tem tido no novo site da Portuguese Soul, a publicação bianual da excelência do talento, o veículo para nos relembrar que a criatividade, a frescura, a arte e a cultura não conhecem quarentena. Afinal, no digital, como nos sonhos, estamos todos juntos. A diferença é que aqui os sonhos são realidade.

Imagem: Editorial Portuguese Soul
Fotografia: Frederico Martins
Styling: Nelly Gonçalves
Produção: Diogo Oliveira - Lalaland Studios
Assistentes fotografia: Pedro Sá e Michael Matsoukas
Maquilhagem: Patrícia Lima
Cabelo: Rui Rocha
Modelo: Rachide Embaló - We are Models