FacebookPinterestTwitter
4. Março 2020

HÁ UM MUNDO EM AWAKE

-  ModaLisboa,  ModaLisboa Awake

HÁ UM MUNDO EM AWAKE

De 5 a 8 de março, a ModaLisboa AWAKE, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, regressa às Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, para apresentar as coleções para o outono/inverno 20/21 dos nossos criadores, ao mesmo tempo que dedica a sua programação aberta ao público à sustentabilidade, em linha com a eleição de Lisboa como a Capital Verde Europeia 2020. Há várias edições que trabalhamos para construir um evento inclusivo, responsável, humano e em sintonia com o ritmo da nossa cidade, e AWAKE será o consolidar dessa resolução.

A ModaLisboa AWAKE torna-se mais internacional com o projeto United Fashion Lisboa, que reúne em Lisboa 15 jovens designers europeus, para uma mostra de criatividade, para um intercâmbio de visões e para dar a conhecer ao mundo o futuro da Moda europeia. Até dia 6 de março, o Mercado de Santa Clara recebe um showroom com estes 15 designers e também designers da ModaLisboa. Será visitado por buyers, imprensa nacional e internacional e opinion makers e na sexta feira estará aberto ao público em formato pop-up store. Amanhã, dia 5, os 15 designers participantes no United Fashion Lisboa apresentam as suas coleções para o outono/inverno 20/21 num evento especial em formato de happening, que terá lugar nos Paços do Concelho, às 21h00, com entrada livre. Será o ponto alto deste intercâmbio de criatividade.

Amanhã realizam-se também as Fast Talks, às 17h00, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho. Nesta edição convidamos as oradoras Diana Verde Nieto, Co-Fundadora e CEO da Positive Luxury; Jeanne de Kroon, fundadora da marca de moda ZAZI, e Lisa Lang, consultora de moda, tecnologia e empreendedorismo da Comissão Europeia, a debaterem sobre a reinvenção do sistema de moda e integração da sustentabilidade em cada passo do processo. A moderação estará a cargo da jornalista de moda, Patrícia Barnabé. As Fast Talks têm entrada livre e serão transmitidas em live stream em www.modalisboa.pt/live.

Na sexta feira inauguramos o calendário de desfiles com a final do concurso Sangue Novo. Após a apresentação das novas coleções dos 5 designers finalistas - Flávia Brito, Francisco Pereira, Filipe Cerejo, Cêlá e Inês Manuel Baptista – serão anunciados os vencedores dos 3 grandes prémios: Prémio The Feeting Room, Prémio ModaLisboa em parceria com a Tintex Textiles e Prémio ModaLisboa em parceria com a Polimoda.

Além da apresentação das coleções dos nossos criadores, a ModaLisboa tem também uma responsabilidade cultural, social e educativa e nesta edição dedica as suas ações abertas ao público à sustentabilidade. Pela primeira vez, o Check Point vai ser anfitrião de um Fashion Hackathon, que juntará um grupo de pensadores multidisciplinares da indústria, que trabalham em áreas como a inovação, programação, design, sustentabilidade, ativismo ou tecnologia, para encontrar soluções para um futuro melhor. De sexta a domingo, este grupo vai reunir-se no espaço Check Point para um brainstorming que se materializa numa apresentação no último dia da ModaLisboa, em que todos ficaremos a conhecer as conclusões desta maratona de discussão.

O Wonder Room, a nossa pop-up store, também vai ser inteiramente dedicada à sustentabilidade, com a apresentação de mais de duas dezenas de marcas nacionais que produzem de forma ética, que têm valores e missões honestos e que promovem um consumo responsável.

As exposições na ModaLisboa também continuam a crescer de edição para edição, acrescentando conhecimento e valor à nossa construção do universo de moda. Na exposição de fotografia Workstation apresentamos as visões de três fotógrafos que têm e nos trazem três mundos muito diferentes: Afonso Sereno, Cristiana Morais e Frederico OM.

Em AWAKE apresentamos também a exposição Portuguese Shoes by APICCAPS, dedicada aos acessórios e ao calçado nacional, a instalação Zona Industrial MODAPORTUGAL, promovida pelo CENIT (Centro de Inteligência Têxtil) e pela ANIVEC (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção), que convida à imersão digital num universo industrial, ambientalmente sustentável e circular, evocando o movimento e a dinâmica de uma fábrica, ampliados através de vídeo e fotografia. Na loja da Atalaia, Antónia Rosa, a head makeup artist da ModaLisboa, apresenta, de sexta feira a domingo, “Para ti, Manel Reis”, uma exposição que celebra os seus 30 anos de carreira e presta homenagem a Manuel Reis.

No espaço ModaLisboa Resort, no Jardim das Laranjeiras, voltam os clássicos de street food: as Piadinas Zanotta, a Cervejaria de Rua, a Veggie Lovers, a On the Wayffle, o café Bogani e o Licor Beirão.

Não existe Moda sem Arte. É, por isso, natural que a ModaLisboa sempre tenha estado aberta a outras formas de criação complementares à Moda. A ModaLisboa é a casa da arte, da cultura e do futuro, e é-o ainda mais esta edição, com um calendário de performances de música, arte, teatro e dança que irão enriquecer a nossa programação, que poderá consultar aqui. 

Serão quatro dias de Moda e Criatividade sem fronteiras.

Seja bem-vindo(a) à ModaLisboa AWAKE. O futuro está nas nossas mãos.

MODALISBOA AWAKE
FW 20/21
5. 6. 7. 8 MARÇO 2020
OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DO EXÉRCITO

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

A Lisboa Fashion Week é promovida pela Associação ModaLisboa em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa. A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional de Lisboa do Portugal 2020.