FacebookPinterestTwitter
19. Maio 2022

EXPERIMENTAÇÃO E EXPRESSÃO DE IDENTIDADE: O SANGUE NOVO ESTÁ DE VOLTA

-  Sangue Novo,  ModaLisboa

EXPERIMENTAÇÃO E EXPRESSÃO DE IDENTIDADE: O SANGUE NOVO ESTÁ DE VOLTA

Até 17 de julho de 2022, a Associação ModaLisboa estará a receber candidaturas para o concurso de Jovens Designers de Moda.

Dirigido a finalistas de cursos superiores e profissionais em Design de Moda, assim como a Jovens Designers de Moda recém formados, o Sangue Novo afirma-se enquanto radar de novas formas de pensamento da disciplina agregadora que é a Moda. Procura, mais do que técnica, uma profunda noção de identidade, uma visão única, uma interpretação individual do Design e da sociedade. O Sangue Novo é, e será sempre, de quem acredita nas suas ideias, para além e acima de tudo.

Os projetos deverão ser enviados para sangue.novo@modalisboa.pt até às 24H de 17 de julho. Mais informações e regulamento completo, aqui.

Quem fará a seleção destas novas vozes do Design será um renovado painel de jurados. A Miguel Flor (Presidente), juntam-se Joana Jorge (Project Manager, ModaLisboa), Joana Duarte (Designer de Moda, Béhen) e Elisa Nalin (Editora de Moda, Stylist). O júri escolherá 10 concorrentes para, após várias sessões de mentoria, apresentarem as suas coleções na edição de outubro 2022 da Lisboa Fashion Week. No dia do desfile serão eleitos os cinco finalistas: cada jovem Designer recebe um prémio monetário de mil euros para desenvolvimento da próxima coleção, e todos verão as suas coleções no showroom Showpress. Para a seleção destes nomes que competirão pelos prémios em março de 2023, o painel de jurados é reforçado por representantes da Tintex Textiles e do IED | Istituto Europeu di Design  — e esta é a outra grande novidade: a ModaLisboa estabeleceu uma parceria com a icónica escola de Moda internacional, para um prémio Sangue Novo detalhado abaixo.

Prémio ModaLisboa x IED
- Master em Fashion Design no IED Milão, no valor de 20.100 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Apresentação da coleção desenvolvida durante o Master na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x Tintex Textiles
- Residência artística de três semanas na Tintex Textiles, para desenvolver uma coleção-cápsula com materiais Tintex, realizar protótipos, e ficar a conhecer toda a dinâmica da criação das malhas, fiação, confeção, tingimento e acabamento. Durante o período da residência, a Tintex oferece também alimentação e estadia à/ao Designer premiada/o;
- Bolsa de 1.500 euros para o desenvolvimento de uma nova coleção;
- Apresentação da coleção desenvolvida durante a residência na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x Showpress
- Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x Tintex Textiles beneficiam também dos serviços de assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

Para reforçar o seu compromisso com a promoção de novos talentos através de pontes sólidas com a inovadora indústria nacional, a ModaLisboa dá continuidade às suas parcerias têxteis para cedência de materiais nas duas fases do concurso: a Calvelex/Fabrics4Fashion, a Riopele e a Tintex Textiles renovam, assim, a sua vontade de apoiar a frescura do Design nacional e a aposta na preservação da criatividade para as gerações futuras.