FacebookPinterestTwitter
21. Junho 2022

EUROPEAN FASHION ALLIANCE

-  Moda,  European Fashion Alliance

EUROPEAN FASHION ALLIANCE

ACORDO DE FRANKFURT: 25 INSTITUIÇÕES EUROPEIAS DE MODA CRIAM A “EUROPEAN FASHION ALLIANCE”. UMA NOVA REDE DE ORGANIZAÇÕES DE MODA COM O OBJETIVO DE UNIR E MUDAR O PANORAMA DA MODA EUROPEIA.

EUROPEAN FASHION ALLIANCE - imagem 1

© Frank Baumhammel / Fashion Council Germany

Lisboa, 21 de junho de 2022. A primeira aliança transnacional de instituições de Moda europeias é fundada por 25 organizações, com o objetivo de capacitar um ecossistema de Moda próspero, sustentável e inclusivo. No final de março de 2022, durante uma cimeira de dois dias em Frankfurt, o Fashion Council Germany — com o apoio da Messe Frankfurt e Texpertise Network — reuniu as principais organizações europeias de Moda para formar uma coligação de mudança. 

Inspirada nas palavras de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, que apelaram a um reforço da indústria de Moda a nível europeu, a European Fashion Alliance (EFA) pretende ser uma voz comum na defesa e aceleração da transição da Moda europeia para um futuro criativo mais sustentável, inovador e inclusivo.

Com o Acordo de Frankfurt, as organizações europeias de Moda decidiram aderir a esta nova coligação da indústria e à intenção de desenvolver coletivamente uma estratégia ativa e reativa para a necessidade de mudança da indústria nos próximos meses.

A EFA pretende fortalecer e ampliar a rede de instituições de Moda para a criação de um entendimento partilhado sobre a indústria e a definição de objetivos práticos para que o setor e os seus múltiplos players — organizações de apoio, PMEs, grandes empresas e profissionais — possam contribuir coletivamente para a transformação das práticas atuais e para a proteção do planeta e de todos os que o habitam.

Com esta Aliança, as organizações que representam grande parte da indústria de Moda europeia visam reforçar coletivamente a tradução desses objetivos em ações realistas e recomendações de novas políticas globais a adotar, ao nível da sustentabilidade, inclusão e inovação. Através desta rede única de incubadoras, instituições de promoção e clusters, a European Fashion Alliance irá partilhar e formular boas práticas, facilitar networking entre os seus membros e defender a indústria, a nível europeu, junto de stakeholders económicos, políticos e sociais, de forma a criar um futuro próspero, justo e ético.

EUROPEAN FASHION ALLIANCE - imagem 2

“A Moda é uma indústria-chave para o design criativo. Sei que se reuniram hoje para discutir, entre outros, a possibilidade de criar a European Fashion Alliance. Pessoalmente, acho que é uma ideia brilhante. Vejam-me como uma facilitadora, e contem com o meu apoio.”
Mariya Gabriel, Comissária Europeia para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, durante o seu discurso de abertura da cimeira de Frankfurt, a 23 de março de 2022.

A primeira cimeira da nova aliança, em março deste ano, foi apoiada pela Messe Frankfurt, a principal organizadora mundial de feiras têxteis. A Texpertise Network, projeto da Messe Frankfurt, é uma rede global com experiência reconhecida em todo o mundo, e tem atualmente 60 eventos internacionais para todo o setor, incluindo os segmentos de Tecidos de Vestuário e Moda, Têxteis de Interiores, Têxteis Técnicos & Processamento Têxtil, e Cuidados Têxteis.
Hoje, a European Fashion Alliance volta a reunir-se nesta plataforma para, durante uma conferência, apresentar a sua visão e missão.

EUROPEAN FASHION ALLIANCE - imagem 3

“A Moda europeia precisa de uma voz unida. A única forma de erguer uma indústria inovadora, inclusiva e sustentável para responder aos desafios transversais de negócios independentes e criativos com visão de futuro é construir uma força conjunta que tenha um impacto inegável na formação de sociedades futuras. Estamos comprometidos a dar palco ao poder desse ecossistema em ascensão, sabendo que a mudança começa no interior.”
Eduarda Abbondanza, Presidente da Associação ModaLisboa.

Com a oficialização do projeto, os membros da EFA convidam agora outras organizações que partilhem estes valores a apoiar a sua missão e ambição de criar um futuro melhor, juntando-se à aliança. A próxima cimeira da European Fashion Alliance terá lugar durante a Gran Canaria Swim Week by Mode Cálida, de 18 a 21 de outubro de 2022.

Membros da European Fashion Alliance:

Asociación Creadores De Moda de España (Espanha)

Austrian Fashion Association (Áustria)

Baltic Fashion Federation (Letónia)

Bulgarian Fashion Association (Bulgária)

Camera Nazionale Della Moda Italiana (Itália)

Copenhagen Fashion Week (Dinamarca)

Council for Irish Fashion Designers (Irlanda)

Estonian Academy of Arts (Estónia)

Fashion Council Germany (Alemanha)

Fédération de la Haute Couture de la Mode (França)

Fédération Français du Prêt-à-Porter Féminin (França)

Flanders DC (Bélgica)

Icelandic Fashion Council (Islândia)

Global Fashion Agenda (Dinamarca)

Gran Canaria Moda Cálida (Espanha)

MODA-FAD (Espanha)

Modesuisse (Suíça)

ModaLisboa (Portugal)

Norwegian Fashion Hub (Noruega)

Slovak Fashion Council (Eslováquia)

Swedish Fashion Council (Suécia)

Finnish Textile & Fashion (Finlândia)

Taskforce Fashion (Países Baixos)

The Prince’s Foundation (Reino Unido)

Wallonie Bruxelles Design Mode (Bélgica)

Redes European Fashion Alliance:
Instagram
Linkedin