FacebookPinterestTwitter
17. Abril 2019

ENTRE CHAPÉUS E SONHOS. AS EXCÊNTRICAS CRIAÇÕES DE ESTIBALITZ DIAZ DE DURANA EM EXIBIÇÃO NO MUSEU DA CHAPELARIA

-  Exposições,  Moda

ENTRE CHAPÉUS E SONHOS. AS EXCÊNTRICAS CRIAÇÕES DE ESTIBALITZ DIAZ DE DURANA EM EXIBIÇÃO NO MUSEU DA CHAPELARIA

"Estibalitz Diaz de Durana. Entre Chapéus e Sonhos" é o título da exposição patente no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, até ao dia 28 de abril. A mostra reúne 70 criações da célebre designer de chapéus espanhola, Estibalitz Diaz de Durana, revelando muito do universo onírico que compõe a sua obra.

Oriunda de uma família de costureiras, Estibalitz Diaz de Durana foi sempre fascinada pelo brilho e toque dos tecidos, pelas sensações proporcionadas pelas cores e pelo mundo da moda. As suas criações destacam-se pelo movimento, pela riqueza e exuberância dos materiais e acessórios usados, pela força das cores e dos temas retratados e por uma peculiar estética surrealista.

Os 70 chapéus em exibição, criados pela designer entre 2014 e 2018, estão organizados por coleções: Chapéus com Arte; Família das Criaturas; Noiva 2015; Surrealismo; Trançado de Palha; Plissagem; Sem Título; Inverno 2016.

Esta exposição sintetiza, em grande parte, o que Estibalitz Diaz de Durana pretende comunicar com o seu trabalho: o prazer de usar um chapéu. “Usar um chapéu é como acender uma luz, ilumina-nos. É uma maneira de reivindicar a personalidade de cada um... dá-nos a oportunidade de ser diferentes”, afirma a designer.