A feira internacional de arte contemporânea, ARCOlisboa, inaugura hoje para colecionadores e profissionais, e estará aberta ao público entre os dias 16 e 19 de maio, na Cordoaria Nacional, colocando Lisboa no centro das atenções de colecionadores, artistas, galerias e profissionais da arte de todo o mundo.
Coorganizada pela IFEMA - Feria de Madrid e pela Câmara Municipal de Lisboa, a ARCOlisboa conta, nesta 4ª edição, com a presença de 71 galerias portuguesas e estrangeiras, incluindo seis de Angola, Uganda, Moçambique e África do Sul.
À criteriosa seleção de galerias da secção principal da feira, que continua a investigar a arte portuguesa e as suas ligações com o cenário internacional, a ARCOlisboa apresenta também a secção Opening, dedicada a galerias com menos de 7 anos de experiência, e um espaço para projetos artísticos.
Uma das novidades deste ano é a área especial dedicada às publicações de arte contemporânea, que conta com a participação de cerca de 50 editoras, um ciclo de conferências e debates sobre o estado atual das publicações de arte.
A estes conteúdos, junta-se, pela primeira vez, uma área de grandes esculturas no exterior da Cordoaria Nacional.
As conferências e os espaços de debate sobre arte e colecionismo têm um papel crucial na partilha de ideias e projetos, tornando a ARCOlisboa um espaço único para ver, comprar e aprender sobre arte.
Haverá ainda uma vasta programação de exposições em museus e outros espaços culturais de Lisboa, que se associam ao evento.
Imagem: Richie Cuver