FacebookPinterestTwitter
1. Julho 2022

ARCHIE DICKENS APRESENTA "TRANSVERSE 1"

-  Exposições,  Arte

ARCHIE DICKENS APRESENTA "TRANSVERSE 1"

"Transverse 1" é o título da primeira exposição individual do designer Archie Dickens, que estará patente de 7 a 9 de julho, no espaço Mono Lisboa.  

Com curadoria de Jason Lyn, “Transverse 1” apresenta 10 obras originais que dão continuidade ao trabalho têxtil que o designer tem vindo a desenvolver até agora, mas com um novo twist. As obras em exibição expressam o conceito de deslocamento de um lugar para outro, alcançado através do desenvolvimento de um processo iterativo e da forma intuitiva como este se conjuga com a manipulação do material produzido.

Cada peça é cuidadosamente feita à mão, em três etapas. Começa no desenho, seguido do desenvolvimento do material têxtil e termina na montagem final da obra. Archie monta o material na moldura e ajusta a composição até alcançar a forma refinada pretendida. O designer cria tensão entre os diferentes planos e costura-os à mão de modo a obter uma forma em loop contínuo. Tão importante quanto os elementos físicos é o espaço negativo que preenche a restante área da obra. A interação entre claro e escuro criada pela sobreposição de diferentes planos e o material têxtil branco puro combinam-se de forma harmoniosa.

Archie Dickens formou-se em Design Têxtil pelo Chelsea College of Art e em Fashion Womenswear pelo Royal College of Art de Londres. O designer britânico estabelecido em Lisboa produz os seus próprios materiais através da tecelagem, criando peças únicas e especiais em malha. Em junho de 2018, lançou a sua marca de knitwear e apresentou a sua primeira coleção no concurso Sangue Novo da ModaLisboa. De outubro 2019 a outubro 2020, integrou a plataforma Workstation.


TRANSVERSE 1
Archie Dickens

7 - 9 de julho
Mono Lisboa

Rua Feio Terenas, 31A - Lisboa