FacebookPinterestTwitter
11. Janeiro 2023

APICCAPS APRESENTA NOVA CAMPANHA PORTUGUESE SHOES 2023

-  Apiccaps

APICCAPS APRESENTA NOVA CAMPANHA PORTUGUESE SHOES 2023

O bailarino português da Royal Ballet House, Marcelino Sambé, é o protagonista da nova campanha da Portuguese Shoes e o novo embaixador internacional da APICCAPS.

Depois de dois anos de pandemia, a indústria portuguesa de calçado regressa aos mercados internacionais com uma campanha inédita que dá corpo e movimento a uma indústria que ano após ano se reinventa. Sob a lente de Frederico Martins, styling de Fernando Bastos Pereira e coreografia de Daniel Gorjão, a campanha Portuguese Shoes 2023 — uma iniciativa do projeto Bioshoes4all, que conta com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) — é protagonizada por Marcelino Sambé, o bailarino principal da Royal Ballet House, em Londres, e foi fotografada na cidade do Porto, na Casa da Música e na Piscina das Marés, uma das obras mais reconhecidas de Siza Vieira. As imagens são um elogio ao talento, à resiliência, à criatividade e à excelência — elogios que tanto podem ser aplicados ao bailarino como à Indústria Nacional de Calçado.

Há 15 anos que a indústria do calçado celebra as artes e a cultura nacional, caminhando a seu lado em direção ao futuro. Nesse período, as exportações portuguesas de calçado aumentaram 67% e ascendem agora a 2011 milhões de euros (estimativa APICCAPS) e mais de 80 milhões de pares de sapatos produzidos.

Constituído por 1 500 empresas, responsáveis por cerca de 40 mil postos de trabalho, o setor não quer, no entanto, ficar por aí e ainda recentemente apresentou o novo plano estratégico para a próxima década, renovando assim, a ambição de ser uma “referência internacional e reforçar as exportações, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.

Ficha Técnica Campanha:

Coordenação: Paulo Gonçalves, com Cláudia Pinto
Fotografia: Frederico Martins, assistido por Pedro Sá e Vicente Sottomayor
Styling: Fernando Bastos Pereira, assistido por Nelson Lima
Produção: Helena Silva ‘Snowberry’
Cabelos: Rui Rocha
Make Up: Patrícia Lima
Protagonista: Marcelino Sambé
Coreografia: Daniel Gorjão
Fotos de Bastidores: João Saramago
Vídeo: Raúl Sousa
Design Gráfico: Manifesto Works