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20. Março 2019

MODALISBOA INSIGHT | PROJETOS E EXPOSIÇÕES

-  ModaLisboa Insight FW 19/20

MODALISBOA INSIGHT | PROJETOS E EXPOSIÇÕES

Volvida a ModaLisboa Insight relembramos os diversos projetos e exposições que apresentámos nesta edição.

Na quinta-feira, 7 de março, começámos com os happenings dos designers Workstation nas Carpintarias de São Lázaro, seguidos pelas Fast Talks, sob o tema Fashion and Experiences. A discussão andou em torno da moda ser uma experiência per si, seja como apresentação ou como experiência do produto vestido ou da apresentação social que representa. Foram exploradas perspetivas de múltiplos campos disciplinares que veiculam a experiência de moda em variadas plataformas ou contextos. Desde a criação à apresentação, divulgação e editorial contámos com intervenientes com reconhecido trabalho a nível nacional e internacional que trouxeram as suas perspetivas para esta discussão, também ela uma experiência. A conversa contou com as intervenções de Catherine da Silveira, professora de Marketing de Luxo e Moda e Gestão de Marcas na Nova School of Business & Economics, Flávia Aranha, designer brasileira que se foca o seu trabalho no tingimento natural e partilha de uma visão holística sobre a moda, Miguel Bento, cenógrafo baseado em Londres com vasta experiência com marcas de renome, e Julien da Costa, repórter de moda.

Numa fluida e animada conversa moderada por Joana Barrios, os diversos oradores falaram sobre a sua experiência na indústria de moda, sobre as suas missões e a responsabilidade que detêm perante a indústria, o consumo e os valores que pretendem veicular. A conversa refletiu, assim, sobre o luxo, a compra, a responsabilidade do consumidor e do que as marcas defendem ou transmitem. Mostrou-se que cada lado, da elaboração à apresentação e comunicação de uma marca, é parte de um todo que vai difundir valores que apelam aos consumidores e apreciadores de moda.

A plataforma Check Point celebrou, uma vez mais, a criatividade, a inovação e o espírito colaborativo da indústria de moda nacional. Numa perspetiva de partilha e avanço no conhecimento, foram apresentadas quatro Masterclasses muito especiais. Na sexta-feira, Flavia Aranha falou sobre Circular Fashion. No sábado, Jessica Michault deu uma Masterclass sobre Fashion Communication, seguida por João Meneses e Mafalda Envagelista da BCSD Portugal que discutiram o tema Discover Sustainability @ Fashion. No domingo, Ayres Gonçalo deu uma Masterclass sobre Alfaiataria. Já no Speakers Corner, organizado em parceria com o #Ecoolhunter by Jornal ECO e moderação de Vanda Jorge, foram apresentados projetos inovadores e provocações nas indústrias criativas. Contámos com a participação da GUC Agency, Manicómio, Unii Bio, Vicara e Les Filles.

A novidade desta edição foi o Atelier ao vivo - “Bolha” - onde diversos intervenientes oriundos de múltiplas disciplinas (Rueffa, Hugo Van der Ding, Rita Loureiro, SLOW by Andreia Marques, Volume Atelier, Barbudo Aborrecido e Thomas Mendonça) foram convidados a costumizar uma peça de roupa com a ajuda das residentes da Bolha: as avós do projeto ‘A avó veio trabalhar’. As peças desenvolvidas foram apresentadas numa performance dentro da “Bolha” por Eduardo Moreira, na tarde de domingo, 10 de março.

Com enfoque na sustentabilidade e na herança e saber-fazer tradicional portugueses, o Wonder Room apresentou um conjunto de marcas emergentes de inúmeros criativos que quiseram mostrar o seu produto ao público da ModaLisboa. Integrou três designers da Workstation, Cristina Real, David Pereira e Filipe Augusto, que aí puderam mostrar e vender as suas coleções, assim como 19 marcas portuguesas de lifestyle, design de moda e produto, lingerie, swimwear, malharia, calçado, acessórios, cerâmica e joalharia: Alice & Co, Ceagagê, D\Backyard, Fluo Bags, Fulana Beltrana Sicrana, Gilt Design, Jinja, Joana Mota Capitão Jewellery, Joana Ribeiro Joalharia, Lobo Apparel, Maria Beirão, Marita Moreno, Noogmi, Nuuk, Paparina, Rui Tomás, Thomas Mendonça, Vera Manzoni, Zouri, From the Ocean. Os participantes do Wonder Room registaram um forte reconhecimento tanto da imprensa como dos compradores que ali passaram.

A ModaLisboa Insight apresentou também o Showcase ModaPortugal, que mais uma vez celebrou a excelência da indústria têxtil portuguesa e a criatividade nacional, com uma exposição de peças de uma seleção de marcas e designers emergentes portugueses. E a exposição Portuguese Shoes by Apiccaps, dedicada aos acessórios e ao calçado nacional, que juntou tanto empresas com dezenas de anos de experiência no mercado, como uma nova geração de empresas que se distinguem pela criatividade e aposta em novos materiais: Ambitious, António - A Handmade Story, Balluta, Belcinto, Friendly Fire, Gladz, Unreal Fields, JJ Heitor, Josefinas, Lemoke, Nobrand, Luís Onofre, Pregis. Nesta exposição vimos também o resultado das parcerias de designers da ModaLisboa com produtores: Constança Entrudo X Xuz Shoes, Nuno Gama X Eureka.

MODALISBOA INSIGHT. Aquilo que vemos é mesmo aquilo que é?