FacebookPinterestTwitter
26. Março 2019

Tributo a Karl Lagerfeld

-  Notícia

Tributo a Karl Lagerfeld

O mundo da moda está de luto. Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, morreu esta terça-feira, aos 85 anos.

Conhecido como o “Kaiser da moda”, Karl Lagerfeld foi responsável por ressuscitar a casa Chanel que, até à sua chegada em 1983, era considerada antiquada. Segundo o El País, o “Kaiser” criava 10 coleções por ano e mais duas para a casa italiana Fendi e era ainda responsável pelas fotografias das campanhas da Chanel. Além de diretor criativo da Chanel e da Fendi, tinha uma marca homónima, Karl Lagerfeld.

Karl Lagerfeld nasceu em Hamburgo, Alemanha, em setembro de 1933. Aos 16 anos, mudou-se para Paris para estudar e, desde então, dedicou toda a sua vida à moda. Ficou conhecido por renovar formas clássicas e por reinventar-se continuamente. Desde o início da sua carreira em 1955, trabalhou para grandes casas de luxo, como Balmain, Patou, Fendi, Chloé, Karl Lagerfeld e Chanel. Diretor criativo da casa Chanel desde 1983, foi considerado pelos especialistas como o único sucessor legítimo da fundadora da casa, Gabrielle Coco Chanel. Karl Lagerfeld dizia que trabalhava 16 horas por dia e era feliz por fazê-lo.

No início dos anos 1960, Karl Lagerfeld percebeu que o futuro da moda não podia restringir-se somente à Alta Costura e passou a dedicar-se também ao pronto-a-vestir: “A moda que não passa pela rua não é moda”, afirmou. Além de roupa, o criador desenhou também uma série de acessórios para complementar as suas coleções. Vanguardista também ao nível da distribuição e comercialização, defendeu uma mudança de paradigma na indústria da moda. Desde os anos 1990, além do seu trabalho para marcas de luxo, colaborou igualmente com empresas que produzem moda para um público mais massificado. Em 2004, foi o primeiro designer a criar uma coleção exclusiva para a H&M, dando início a uma série de colaborações de sucesso entre a marca sueca e grandes nomes da moda internacional. 

R.I.P Karl Lagerfeld.