FacebookPinterestTwitter
26. Março 2019

MODALISBOA INSIGHT | REPORT 7 E 8 DE MARÇO

-  Insight FW 19/20

MODALISBOA INSIGHT | REPORT 7 E 8 DE MARÇO

31 coleções, 21 desfiles, 9 designers LAB, 6 finalistas Sangue Novo, 4 designers Workstation, 4 dias de MODALISBOA INSIGHT, em 4 espaços diferentes, numa edição que pretende ser uma reflexão transversal sobre as novas dinâmicas e as motivações criadas pela moda.

MODALISBOA INSIGHT começou na quinta-feira, dia 7, nas Carpintarias de São Lazaro, onde decorreram os happenings de moda dos jovens designers da plataforma Workstation. O público foi convidado a circular pelo espaço do novo polo cultural de Lisboa e a apreciar as novas coleções de António CastroCristina RealDavid Pereira e Filipe AugustoCom estéticas e inspirações muito distintas, os 4 designers criaram imagens únicas. António Castro inspirou-se no Japão, Cristina Real nas imagens de ambientes invernosos captadas pela lente de Slim Aarons, e nos mapas presentes nas estâncias de esqui. David Pereira baseou-se nas formas das flutuações da água e nos ritmos biológicos influenciados pela Lua, e Filipe Augusto inspirou-se nos fatos domingueiros e no ritual de ir à missa.

Também nas Carpintarias de São Lazaro realizaram-se as conferências Fast Talks. Os oradores convidados Catherine da Silveira, Flávia Aranha, Julien da Costa e Miguel Bento falaram sobre Fashion and Experiences, sob a moderação de Joana Barrios.

Ontém inaugurámos a passerelle do Pavilhão Carlos Lopes com a final do concurso Sangue Novo, onde os 6 finalistas Archie DickensCarolina RaquelFederico ProttoOpiar (Artur Dias), Rita Carvalho e The Co.Re (Inês Coelho e Rachel Regent) apresentaram as suas novas coleções de outono/inverno 19/20. Após a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos designers, o juri composto por Miguel Flor, Alfredo Oróbio, Cláudia Barros, Danilo Venturi e Diane Pernet elegeu os vencedores dos Prémios ModaLisboa.

Carolina Raquel conquistou o Prémio ModaLisboa para Melhor Designer Nacional: uma bolsa de 5000 euros e um Master in Fashion Design, na Polimoda, em Florença.

Federico Protto foi distinguido com o Prémio ModaLisboa para  Melhor Designer Internacional, que lhe garante a apresentação da sua próxima coleção na plataforma Workstation, na próxima edição da ModaLisboa.

Archie Dickens foi o vencedor do prémio The Feeting Room, atribuído pela concept store portuguesa, e terá a possibilidade de colocar a sua coleção à venda no espaço TFR.

Depois da apresentação dos trabalhos dos novos talentos do Sangue Novo, assistimos ao desfile de Duarteque nesta estação teve como principal inspiração “os surfistas radicais que surfam ondas gigantes em Half Moon Bay, na California”. Ana Duarte, designer da marca, jogou com o contraste de silhuetas oversized vs. Fitted e misturou tecidos naturais como algodão e lã com tecidos técnicos waterproof e neoprene, num paleta de azul, menta, laranja, preto e cinzento. O casaco destacou-se como peça principal da coleção.

Seguiu-se a apresentação de Carolina Machado. Explorando a cultura dos ravers nos anos 90 e a atual night-club scene de Berlim, a jovem designer propôs-se “transformar o nightwear no verdadeiro night-out wear”. O resultado deste desafio: uma coleção misteriosa, melancólica e feminina, onde predominaram as silhuetas cintada, longas e midi e o contraste de cores fortes como o verde néon e o amarelo com preto, branco e azul. Lantejoulas, vinil preto e estampados tie dye psicadélicos pontuaram a coleção.

Valentim Quaresma mostrou-nos uma visão do futuro através de lembranças do passado. Manipulou materiais através de formas geométricas e orgânicas com uma linguagem contemporânea, misturando polymetal, malhas, sarja, algodão. Com uma preocupação ecológica, o designer continua a utilizar objetos e materiais obsoletos mas potencialmente úteis para a criação de peças únicas.

Ricardo Preto encerrou o primeiro dia de desfiles desta edição da ModaLisboa, com a apresentação de uma coleção que vive da ideia do presente, marcada por silhuetas geométricas e fluídas em tons puros e discretos.

A MODALISBOA INSIGHT continua hoje com os desfiles de Constança Entrudo, João Magalhães, Imauve, David Ferreira, Carlos Gil (Powered by Portugal Fashion), Awaytomars, Kolovrat, Luís Carvalho e a inauguração da instalação da marca de menswear Ernest W Baker - fundada em 2016 pela designer portuguesa Inês Amorim e o americano Reid Baker - na Tem-plate, em Marvila.

Fique atento às notícias, assista ao live stream dos desfiles dos nossos criadores e conheça as tendências para o outono/inverno 19/20 no site, facebook e instagram da ModaLisboa.

MODALISBOA INSIGHT. Mais do que uma interpretação, uma introspeção. Mais do que um reflexo, uma reflexão. Mais do que um convite, uma convocatória.

Aquilo que vemos é mesmo aquilo que é?

MODALISBOA INSIGHT
FW 19/20
7. 8. 9. 10 MARÇO 2019
PAVILHÃO CARLOS LOPES 
 

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

A Lisboa Fashion Week é promovida pela Associação ModaLisboa em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa. A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional de Lisboa do Portugal 2020.