FacebookPinterestTwitter
26. Março 2019

MODALISBOA INSIGHT COMEÇA HOJE

-  Insight FW 19/20

MODALISBOA INSIGHT COMEÇA HOJE

Estamos em contagem decrescente para o início da MODALISBOA INSIGHT. Resultado de um trabalho permanente e contínuo desenvolvido pela Associação ModaLisboa ao longo dos últimos 28 anos, esta edição pretende ser uma reflexão transversal sobre as novas dinâmicas e as motivações criadas pela moda. Porque essa introspeção nos inspira, obriga-nos a estar atentos e a trabalhar as novas linguagens convocadas pelo mundo moderno, seja através da produção sustentável, da urgência sintética ou do aparecimento de novos públicos e formas de consumo.

31 coleções, 21 desfiles, 9 designers LAB, 6 finalistas Sangue Novo, 4 designers Workstation, 4 dias de MODALISBOA INSIGHT, de 7 a 10 de março, em 4 espaços diferentes.

Hoje começamos nas recém inauguradas Carpintarias de São Lazaro, o novo pólo cultural de Lisboa, onde decorrerão, entre as 17h00 e as 18h00, os happenings de moda de 4 jovens designers da plataforma Workstation: António Castro, Cristina Real, David Pereira e Filipe Augusto. A partir das 18h00 realizam-se no mesmo espaço as conferências Fast Talks, desta vez dedicadas ao tema Fashion and Experiences.Catherine da Silveira, Flávia Aranha, Julien da Costa e Miguel Bento vão descrever a importância da sua experiência na idealização e criação de moda ou marcas de moda. O debate será, como habitualmente, moderado pela criativa Joana Barrios. As Fast Talks têm entrada livre – mediante inscrição prévia em fasttalks.modalisboa.pt - e serão transmitidas em live stream em redbull.pt e modalisboa.pt.

Amanhã, inauguramos a passerelle do Pavilhão Carlos Lopes com a final do concurso Sangue Novo. Archie Dickens, Carolina Raquel, Federico Protto, Opiar (Artur Dias), Rita Carvalho e The Co.Re (Inês Coelho e Rachel Regent), foram os seis finalistas selecionados pelo juri no desfile Sangue Novo de outubro de 2018 e apresentam amanhã as suas novas coleções. Após a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos finalistas, o juri composto por Miguel Flor (presidente do júri e diretor criativo da revista Principal), Alfredo Oróbio (designer fundador da marca Awaytomars), Cláudia Barros (diretora de moda da revista Vogue Portugal), Danilo Venturi (diretor da Polimoda) e Diane Pernet (fundadora e diretora do primeiro festival de moda do mundo, o ASVOFF) elegerá os vencedores dos Prémios ModaLisboa para Melhor Designer Nacional e Melhor Designer Internacional. Será atribuído também o prémio The Feeting Room.

Além dos desfiles dos nossos criadores, a MODALISBOA INSIGHT apresenta também uma série de iniciativas e projetos inovadores como o Check Point, um espaço de diálogo, dirigido a criativos, empreendedores e todo o público profissional da Lisboa Fashion Week, com uma programação variada que celebra a criatividade, inovação e espírito colaborativo da indústria da moda: masterclasses nas áreas de Sustentabilidade, da Comunicação de Moda e da Alfaiataria; um Atelier ao vivo, a “Bolha”, onde diversos intervenientes oriundos de múltiplas disciplinas serão convidados a costumizar uma peça de roupa, e o Speakers Corner, onde serão apresentados projetos inovadores que estão a fazer a diferença ou podem dar uma nova perspetiva de futuro na área da moda. O Check Point apresenta ainda uma exposição das criações dos jovens designers do Sangue Novo.

Na área exterior do Pavilhão Carlos Lopes vão estar patentes várias iniciativas abertas ao público, como as exposições Workstation de fotografia e ilustração. Os fotógrafos Maria Martins, Mariana Breia e Rodrigo Caetano Alves e as ilustradoras Catarina Guedes, Catarina Serra e Perky Mary são convidados a registarem momentos únicos da MODALISBOA INSIGHT através da sua arte.

De entrada livre é também o Wonder Room, a pop-up store da ModaLisboa, que nesta edição reúne dezanove marcas de moda, acessórios e lifestyle e três jovens designers da plataforma Workstation. 

Os convidados poderão visitar ainda a exposição “Portuguese Shoes” da APICCAPS, dedicada aos acessórios e ao calçado nacional, e o Showcase ModaPortugal, uma iniciativa do CENIT – Centro de Inteligência Têxtil em parceria com a ANIVEC/APIV, que apresenta as propostas de moda de uma seleção de jovens marcas portuguesas e alguns designers participantes nesta edição da ModaLisboa.

No espaço ModaLisboa Resort, no exterior do Pavilhão Carlos Lopes, o público poderá comprovar a excelência dos produtos da Cervejaria de Rua, Revolution, Piadinas Zanotta, Bogani e Licor Beirão.  

Serão quatro dias em que queremos voltar a olhar para o coração da moda, perceber que tipo de produção se faz, que género de consumidores somos, que legado vamos deixar. Acompanhe tudo no nosso site, facebook e instagram.

Seja bem-vindo(a) à ModaLisboa Insight. Mais do que uma interpretação, uma introspeção. Mais do que um reflexo, uma reflexão. Mais do que um convite, uma convocatória.

Aquilo que vemos é mesmo aquilo que é?

MODALISBOA INSIGHT
FW 19/20
7. 8. 9. 10 MARÇO 2019
PAVILHÃO CARLOS LOPES 

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

A Lisboa Fashion Week é promovida pela Associação ModaLisboa em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa. A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional de Lisboa do Portugal 2020.