ENTRADA LIVRE COM REGISTO OBRIGATÓRIO, AQUI

OPENING

16h00  Eduarda Abbondanza | Presidente da Associação ModaLisboa


PITCH SESSIONS

DECENTRALIZING FASHION

Technology x Business

Finalmente, a Moda está na vanguarda da revolução digital. Em vez de responder à sociedade, a Moda antecipa-a. E se os media generalistas só agora começaram a cobrir o que termos como Metaverso podem significar para a Moda, existem vários players que já estão além da tecnologia que conhecemos hoje. Mas o que é que essas novas e infinitas possibilidades significam para a indústria? Os valores do Metaverso são utópicos demais para serem reais? Se não, podemos mudar-nos agora?

16h20 Adriana Hoppenbrouwer | Co-founder, The Fabricant
16h25 Kadine James | Yahoo
16h30 Filipa Neto | Head of Open Innovation, Farfetch
16h35 Alexandre Fernandes | Head of Business Development, Klarna.
16h40 Q&A


HYPERCONNECTION: A CLOSER LOOK

Technology x Communication

Durante décadas, a tecnologia mudou a forma como comunicamos. Durante anos, a tecnologia mudou a forma como nos comportamos. Mudou a sociedade como um todo, mas mudou-nos enquanto seres humanos? Se estamos todos mais próximos, se podemos conectar-nos e ajudar-nos, mesmo morando em continentes diferentes, isso tornou-nos melhores? Estes artistas e players ajudar-nos-ão a mapear o futuro e partilhar as suas experiências como comunicadores num mundo digital.

16h50 Damara Inglês | Creative Director of Fashion Media and Interactive Virtual Experiences
16h55 Alexis Arragon | Skinvaders
17h00 S4ra | Digital Artist
17h05 Andreu León | Sales Manager, Vasquiat
17h10 Q&A


CHANGE (IS) THE SUBJECT

Fashion x  Sustainability

A sustentabilidade precisa de continuar a ser um assunto prioritário. Mas como podemos falar sobre Sustentabilidade de forma diferente? O que podemos dizer e mostrar que realmente inspire e mude mentalidades? Estes oradores vão mostrar ao público como é que a tecnologia está a trabalhar para – e com – a Moda e a Sustentabilidade, como é que as marcas estão realmente a reformular os seus negócios e a dizer não ao greenwashing, e que papel realmente desempenhamos para garantir que haja um futuro.

17h25 Giusy Bettoni | CEO and Founder, C.L.A.S.S
17h30 Jorge Ribeiro | Business Development Director, Pangaia
17h35 Pedro Silva | Head of Industrialization, Tintex Textiles
17h40 Jaclyn Allen | Corporate Sustainability Director, Guess online
17h45 Q&A

TALK

18h00 - METASOCIETY: NEW FRONTIERS FOR COMMUNICATION 

Embora a publicidade tradicional continue a impactar diretamente o nosso dia a dia, os bons anúncios estão cada vez mais empáticos, inteligentes e relacionáveis. Mas para além deles, o digital trouxe desafios e oportunidades monumentais para todos os tipos de negócios e, hoje, estas possibilidades trazem tanto de entusiasmo como de responsabilidade. O público já não se preocupa apenas com o produto: exige que as marcas tomem posições e sejam transparentes nos seus valores.

Este painel nobre vai explorar como é que as grandes marcas estão a transformar os seus produtos, serviços e perceção para conquistar um consumidor mais consciente e exigente.

Bastien Schupp | SVP Global Marketing & Communication, DS Automobiles
Francisco Matos Chaves | Digital Director, Altice Portugal
José Correia | IM Division Product Head, Samsung Eletrónica Portugal
Cristina Saiago | General Manager, Clarins
Ricardo Preto | Creative Director, Amorim Luxury


CLOSING

Carlos Moedas | Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

CONHEÇA OS ORADORES
Adriana Hoppenbrouwer | The Fabricant

Adriana Hoppenbrouwer | The Fabricant

DECENTRALIZING FASHION
Technology x Business

Adriana é cofundadora da The Fabricant – a casa de Moda exclusivamente digital em Amesterdão, que se dedica a construir o guarda-roupa do metaverso. Antes da The Fabricant, Adriana cresceu em cargos comerciais até assumir a direção em grandes marcas globais de consumo de Moda e retalho.

“Somos a primeira casa de Moda descentralizada 3.0, construindo uma nova indústria de Moda que só existe no mundo digital. A Moda digital é uma nova indústria emergente que permitirá que todos explorem suas identidades de maneiras ilimitadas, sem a pegada negativa”.

Kadine James | Yahoo

Kadine James | Yahoo

DECENTRALIZING FASHION
Technology x Business

Kadine é uma proeminente Tech Evangelist, considerada uma das mulheres mais influentes na área de Digital, Fashion ML, Impressão 3D, realidade aumentada, realidade virtual, computação espacial, XR, jogos imersivos e inovação. Pioneira em inovações no setor da tecnologia imersiva, trabalha na interseção entre tecnologia, estratégia e narrativa do futuro, envolvendo audiências em todo o mundo em torno das futuras aplicações de tecnologias emergentes.

Kadine é a fundadora do The Immersive KIND Collective, um coletivo criativo que explora o futuro das experiências pós-realidade. É também a Creative Technologist do Yahoo e cofundadora da Aniseed - a primeira plataforma NFT neutra em carbono do mundo.


Filipa Neto | Farfetch

Filipa Neto | Farfetch

DECENTRALIZING FASHION
Technology x Business

Filipa Neto é Head of Open Innovation da Farfetch. Lidera a estratégia de desenvolvimento para criar, testar e dimensionar oportunidades de crescimento estrategicamente alinhadas, emergentes do ecossistema de startups. Antes de colaborar com Farfetch, foi co-fundadora de um marketplace europeu de aluguer de artigos de moda.

Alexandre Fernandes | Klarna.

Alexandre Fernandes | Klarna.

DECENTRALIZING FASHION
Technology x Business

Alexandre Fernandes é diretor de negócios da Klarna em Portugal. Conta com uma vasta experiência no mundo dos pagamentos e está desde há seis meses a lançar a Klarna em Portugal. A Klarna é neste momento considerada a startup mais valiosa da Europa e uma das fintechs mais valiosas do mundo, com uma avaliação atual de 45.6 mil milhões de dólares, e está presente no mercado Português desde novembro do ano passado. Alexandre é licenciado em gestão pela ISCTE Business School, com uma especialidade em Marketing e Gestão Comercial pela ESIC Business and Marketing School de Madrid.

Damara Inglês

Damara Inglês

HYPERCONNECTION: A CLOSER LOOK
Technology x Communication

Damara licenciou-se em Fashion Media Practice and Criticism no London College of Fashion University of Arts, em 2019. Ganhou o prémio Kering Award 2019 e estagiou durante três meses com a equipa de social media da Gucci, em Milão. Também viu o seu projeto de licenciatura, “Plethora, AR Garments", exposto na Somerset House, como parte do Digital Edged 2019. Recentemente, colaborou com a designer de realidade virtual SUTU num desfile imersivo e inédito, "Fabric of Reality", produzido em colaboração com a Fashion Innovation Agency, Kaleidoscope e Verizon Media. Atualmente utiliza a prática de Extended-Reality e Immersive Fashion para desafiar a inovação nas áreas de novos media e comunicação, sustentabilidade e design.

Alexis Arragon | Skinvaders

Alexis Arragon | Skinvaders

HYPERCONNECTION: A CLOSER LOOK
Technology x Communication

Alexis é o diretor da Skinvaders, a plataforma líder mundial em ativos de marca digitais e in-game. Com 20 anos de experiência em novas tecnologias — media interativos, experiência do utilizador e software — é apaixonado por produto e em conquistar mercados, com todos os vínculos que se devem construir entre os dois. Alexis é também co-fundador da B2C da líder de mercado na Europa em fotografia de retrato.

S4ra | Digital Artist

S4ra | Digital Artist

HYPERCONNECTION: A CLOSER LOOK
Technology x Communication

S4RA é artista digital não-binária e genderqueer que passou horas infindáveis a lutar contra monstres e a deambular através de labirintos. A partir daí, desenvolveu um processo experimental e explorativo, entre a cultura visual dos jogos de computador e ficheiros gif. Utiliza plataformas/redes sociais para envolver animações em questões de representação de género e enredos/tramas políticas. Ainda joga videojogos old school.

Andreu León | Vasquiat

Andreu León | Vasquiat

HYPERCONNECTION: A CLOSER LOOK
Technology x Communication

Andreu León é Sales Manager na Vasquiat, garantindo que a seleção de marcas selecionadas atinja todo o seu potencial de vendas e exposição. O seu compromisso é disponibilizar à sua comunidade global de entusiastas de Moda os mais recentes e interessantes designers emergentes. A Vasquiat oferece às marcas a possibilidade de disponibilizar as suas coleções in-season, em pré-venda, e também na sua loja física de Barcelona. O aspeto mais valioso do trabalho de León é ver pequenos designers desenvolverem os seus negócios com a Vasquiat e dar-lhes exposição e uma plataforma de crescimento.

Giusy Bettoni | C.L.A.S.S

Giusy Bettoni | C.L.A.S.S

CHANGE (IS) THE SUBJECT
Fashion x  Sustainability

Especialista em cadeias de valor da indústria têxtil, Giusy tem formação técnica superior em matérias-primas, além de conhecimento em marketing e comunicação. Em 2007, Bettoni criou a C.L.A.S.S. (Creativity Lifestyle and Sustainable Synergy), o eco-hub internacional – com sede em Milão – que desde o início defende uma nova geração de Moda onde a fusão de design, inovação, comunicação e responsabilidade moldam negócios informados e competitivos, capazes de competir tanto a nível económico como social.

Jorge Ribeiro | Pangaia

Jorge Ribeiro | Pangaia

CHANGE (IS) THE SUBJECT
Fashion x  Sustainability

Jorge entrou na Pangaia em 2021. Desde então, é responsável pelo desenvolvimento da estratégia de parcerias da empresa em Portugal. Antes desta função, trabalhou como Chief Growth Officer no Grupo Valérius, um dos grupos têxteis mais relevantes em Portugal. É docente convidado do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave). Jorge Ribeiro tem experiência no apoio e aceleração de start-ups e exerceu durante vários anos Fusões & Aquisições e Direito Digital.

Pedro Silva | Tintex Textiles

Pedro Silva | Tintex Textiles

CHANGE (IS) THE SUBJECT
Fashion x  Sustainability

Formado em Engenharia Química, Pedro Silva é Administrador e Responsável pela Industrialização da Tintex Textiles, tendo-se juntado à equipa em 2019. Antes de abraçar o desafio do mundo têxtil, integrou projetos de desenvolvimento e otimização de processos em áreas distintas da atual, como são os casos das Indústrias Corticeira e Gás & Energia.


Jaclyn Allen | Guess

Jaclyn Allen | Guess

Jaclyn é atualmente a Diretora de Sustentabilidade Corporativa da Guess, onde fundou uma nova função nesta marca de moda internacional. Jaclyn lidera uma equipa global e multifuncional na implementação do plano e programa de sustentabilidade da empresa, e produz os relatórios de sustentabilidade bienais.

Bastien Schupp | DS Automobiles

Bastien Schupp | DS Automobiles

METASOCIETY: NEW FRONTIERS FOR COMMUNICATION

Bastien iniciou a sua carreira na Audi, trabalhou depois na Renault-Nissan Alliance, maioritariamente em funções de marketing e comunicação. Esteve também na gestão da Nissan Áustria, antes de se mudar para o Departamento de Comunicação de Marketing Mundial da Renault.
Na DS, encontrou o desafio de ajudar a lançar uma nova marca premium na Europa e no mundo. A DS representa o know-how francês de luxo, com um posicionamento diferenciado no mercado premium, uma história real para contar e uma evidência real de produto.

Francisco Matos Chaves | Altice

Francisco Matos Chaves | Altice

METASOCIETY: NEW FRONTIERS FOR COMMUNICATION

Francisco Matos Chaves é diretor digital da Altice Portugal para o segmento B2C e B2B (marcas MEO, MOCHE, Uzo e Altice Empresas), professor convidado do mestrado executivo em marketing digital da Universidade Europeia e membro da direção da ACEPI, Associação da Economia Digital. Foi diretor digital da McCann Erickson e diretor multimédia da ZON. Responsável pelo e-Commerce do portal SAPO e Assistente de Marketing da PGA-Portugália Airlines. Francisco é licenciado em Gestão e tem um MBA com especialização em e-business pela Universidade Católica de Lisboa.

José Correia | Samsung

José Correia | Samsung

METASOCIETY: NEW FRONTIERS FOR COMMUNICATION

José Correia é Licenciado em Gestão e conta já com vasta experiência nas áreas de vendas e marketing de grandes empresas multinacionais. Desde 2012 na Samsung Portugal, onde iniciou ou seu percurso como Sales Manager, assumiu em 2017 a Direção de Marketing da empresa em Portugal. É desde 2019 o Diretor de Produto na área de Mobile Experience da Samsung, sendo responsável pela definição e implementação da estratégia das várias categorias de produto da empresa.

Cristina Saiago | Clarins

Cristina Saiago | Clarins

METASOCIETY: NEW FRONTIERS FOR COMMUNICATION

Cristina Saiago é a Diretora Geral do grupo Clarins. Conseguiu colocar a marca de luxo de cosmética francesa em nº1 na distribuição seletiva em Portugal.
Licenciada em Economia, começou por trabalhar no Banco Finantia, mas foi rapidamente seduzida pelo mundo da cosmética. Estreou-se no grupo Estée Lauder, onde lançou o Crème de La Mer, a MAC, a Tommy Hilfiger e a Donna Karan. Antes de assumir a direção geral da Clarins, passou ainda pela YSL, onde ficou responsável pela YSL, Boucheron, Van Cleef & Arpels, Roger & Gallet e Stella McCartney.

Ricardo Preto | Amorim Luxury

Ricardo Preto | Amorim Luxury

METASOCIETY: NEW FRONTIERS FOR COMMUNICATION

Ricardo Preto estudou Arquitetura mas, após realizar um workshop na St.Martins School of Art, inicia-se na Moda criando uma coleção para Amarras e carteiras para a marca Perteguaz. Segue-se a criação de coleções para Meam Style e sapatos com a marca Clays. Dirigiu criativamente as revistas DIF, Máxima, Zoot e Umbigo e desenvolveu projetos de customização para a Nike, Silhouette, Levi’s e PepeJeans. Entre 2016/2021, foi diretor criativo da Rustan Commercial. Atualmente, é diretor criativo da Amorim Luxury Group, assente no mercado global de luxo.

Joana Barrios
Moderador(a)

Joana Barrios

Joana Barrios divide-se entre o teatro, a televisão, a internet, e cozinhas. É atriz formada pela ESTC, fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop e passou uma temporada com a coreógrafa Anna Sánchez, em Barcelona. É membro do Teatro Praga desde 2008. Foi a porteira de discoteca mais simpática de sempre, no Lux/Frágil. É co-autora e apresentadora de ARMÁRIO, a série de documentários sobre Moda emitida na RTP2 que em 2020 lhe valeu o galardão de Melhor Programa de Entretenimento da Sociedade Portuguesa de Autores. Colabora com o Canal Q em programas como Super Swing ou Princesas e Doentes, sempre ao lado de André e. Teodósio. É autora de dois livros de receitas: NHOM NHOM e O DA JOANA — e há mais a caminho.

ModaLisboa Metaphysical

Sobre as Fast Talks

As FAST TALKS inauguram a 58ª Lisboa Fashion Week no dia 10 de março, no Anfiteatro da Factory Lisbon.

O programa é composto por dois formatos — três Pitch Sessions e uma Talk, que contam com painéis de especialistas nas áreas da Inovação, do Digital, da Comunicação, do Negócio e da Sustentabilidade, e que focarão as suas intervenções na intersecção entre estas poderosas disciplinas e a Moda. Introduzir nas conversas da ModaLisboa as geografias do Metaverso, Web3, Hiperconexão e Descentralização do Poder e da Informação — e mais, fazer disso o momento inaugurativo da Semana de Moda — é uma tradução sintomática do fascínio e entusiasmo da Moda pelo Digital e pelas possibilidades, tanto criativas como de negócio, quase infinitas de expansão intelectual. Mas é também um testemunho inequívoco da necessidade premente de mudança para um sistema onde a liberdade, a democracia e a igualdade se sobrepõem a tudo o resto.

As FAST TALKS são, por excelência, o momento de pensamento e discussão da ModaLisboa, e têm a responsabilidade de conter, ao mesmo tempo, um elevado nível de discurso crítico e uma exploração das práticas criativas para encontrar caminhos de construção para um entendimento comum.

ModaLisboa