Fast Talks e Designer Talks. Novos formatos, novos temas e novas visões. Conversas leves e profundas, curtas e longas, políticas e doces. Como se dois velhos amigos partilhassem um café, ou como se as pessoas mais díspares à face da Terra se sentassem para conversar, sem ninguém a observar — mas nós observámos e transmitimos. Online, em todas as plataformas digitais ModaLisboa, e Onsite, no espaço Resort. Porque a ModaLisboa MAIS foi sobre conversas, sobre discussões, sobre procuras, sobre liberdade.

#FASTTALK1
Patrick Duffy em conversa com Carolina Álvarez-Ossorio e Amanda Parkes sobre a importância da inovação e do ativismo na construção de marcas, eventos e iniciativas eticamente responsáveis. Os três oradores têm em comum a promoção da Moda sustentável, das novas formas de consumo e da exploração de alternativas inovadoras ao nível dos materiais e dos processos junto do grande público.

#DESIGNERTALK1
Nuno Gama e Tiago Manaia, em conversa no 46Lisboa.

#DESIGNERTALK2
Joana Duarte e Vítor Belanciano, em conversa no 46Lisboa.

#FASTTALK2
O que esperar de uma conversa entre a Presidente da Associação ModaLisboa e Hugo Van Der Ding? Tudo.

#DESIGNERTALK3
Lidija Kolovrat e Patrícia Barnabé, em conversa no 46Lisboa.

#DESIGNERTALK4
Olga Noronha e Inês Lopes Gonçalves, em conversa no 46Lisboa.

#FASTTALK3
Alfredo Orobio, Diana Verde Nieto e Gabriele Moschin partilharam as suas visões para o futuro: o que estão a mudar, como estão a atuar na direção dessa visão e sobre como cada ator (desde os profissionais aos consumidores) deve agir para construir um melhor amanhã para a nossa indústria.

#FASTTALK4
Rosário de Mello e Castro conversa com José Ricardo Cabaço sobre Comunicação de Moda num mundo em plena mudança, abordando temáticas como a previsão de comportamentos, a mudança de hábitos e os novos desejos e necessidades dos consumidores atuais e futuros.

#FASTTALK5
Catarina Barreiros e Daniel Mota Pinto trouxeram para esta conversa os dois lados da promoção da sustentabilidade: junto dos consumidores e junto das marcas. Catarina evidenciou o lado da influência digital e ativismo, o crescente interesse da audiência da indústria de Moda, exigindo produtos éticos e processos transparentes. Daniel demonstrou a sua missão e experiência como consultor junto de marcas de Moda, ajudando na conversão e reconsideração dos seus processos, estratégias e escolhas ética e ambientalmente responsáveis.

#FASTTALK6
Patrícia Barnabé deu-nos a conhecer a marca Islanna e a sua fundadora, Islana Rosa, cujo objetivo e missão é o empoderamento e visibilidade da mulher negra na indústria de Moda. A conversa passou pela motivação de Islanna para a criação deste projeto e evoluiu naturalmente para a lacuna de representatividade no nosso meio.

#FASTTALK7
Esta conversa poderia ter sido apenas a partilha de experiências de três carreiras internacionais, da sua gestão, estratégia, determinação e motivação essencial. Mas sendo que estamos a falar de Paulo Pires, Luís Borges e Maria Borges, foi muito mais que isso.

#FASTTALK8
Evidenciando os pontos comuns e as intersecções entre as linguagens da música, do entretenimento e da Moda, trouxemos para o palco Resort da ModaLisboa Raquel Strada, Branko, Gisela João e a designer da Hibu, Marta Gonçalves. Porque Moda é, e sempre foi, cultura.

#FASTTALK9
Evidenciámos a importância da valorização do património local, do saber-fazer português através do testemunho e experiência de Joana Astolfi, Filipe Faísca e Paulo Gonçalves, numa conversa moderada por Patrícia Barnabé. Através destas três visões, entendemos que tanto no campo da criação como da indústria de produção nacional, o legado da tradição portuguesa é determinante, distintivo e tem amplo potencial para a construção de um futuro responsável e promissor.

CONHEÇA OS ORADORES
Patrick Duffy

Patrick Duffy

#FASTTALK1

Fundou a Global Fashion Exchange (GFX) em 2013 com a missão de desafiar a indústria de Moda a criar um mundo mais sustentável através de fóruns e eventos culturais. Além da GFX, também gere parcerias globais para o Common Objective, lançou a Mr. Duffy (uma coleção de moda 100% circular e com foco sustentável) e é parceiro do Design Pavilion, em Nova Iorque.

Amanda Parkes

Amanda Parkes

#FASTTALK1

É uma cientista de Moda com mais de 15 anos de experiência em inovação em Moda, sustentabilidade, tecnologia usável, design de interação e pesquisa abrangendo materiais inteligentes, desenvolvimento, comercialização para start ups e empresas de Moda e tecnologia. É, atualmente, a Diretora de Inovação da marca Pangaia, bem como Diretora de Inovação do Future Tech Lab.

Carolina Álvarez-Ossorio

Carolina Álvarez-Ossorio

#FASTTALK1

Carolina Álvarez-Ossorio encontra-se à frente da comunicação e marketing da Ecoalf, a marca espanhola que recupera desperdício do fundo dos oceanos e o transforma em fibra plástica para a criação de peças de roupa de alta qualidade. O outro grande objetivo da Ecoalf é a reeducação dos consumidores e da própria indústria, expondo-os ao sistema da economia circular e a novos hábitos de consumo porque, no fim de contas, não importa o que fazemos, mas “como”.

Nuno Gama

Nuno Gama

#DESIGNERTALK1

Natural de Azeitão, Nuno Gama formou-se em Design de Moda pelo Citex, no Porto. Inicia muito cedo a sua colaboração com a indústria têxtil e começa a vender as suas coleções em lojas selecionadas de Lisboa e Porto. Em 1993 lança a sua marca homónima, e inicia as apresentações sazonais das suas coleções na ModaLisboa. A par do desenvolvimento das suas coleções, colabora frequentemente na criação de guarda-roupas para espetáculos de dança e teatro e desenvolve uniformes para diversas entidades.

Tiago Manaia

Tiago Manaia

#DESIGNERTALK1

Tiago Manaia estudou no Conservatoire National Supérieur D'Art Dramatique, em Paris, tendo trabalhado como ator em cinema com Christophe Honoré. De regresso a Lisboa, trabalha em peças de teatro dirigidas por Luís Miguel Cintra, no Teatro da Cornucópia. Em 2008, começa a escrever textos sobre música, sociedade, arte e Moda.

Joana Duarte

Joana Duarte

#DESIGNERTALK2

BÉHEN é um projeto criado por uma sonhadora ávida que viaja para terras para lá do sol, mas que mantém sempre um pé em Portugal. Joana Duarte, designer de Moda, foi para Londres tirar um mestrado na Kingston University e começou a apaixonar-se por histórias por contar. Histórias com aventuras pintadas por saris, tribos berberes e outras personagens que a levaram com elas. Hoje, foca-se em fazer peças com colchas antigas e todos os outros tecidos que consegue encontrar no baú da avó.

Vítor Belanciano

Vítor Belanciano

#DESIGNERTALK2

Equivocou-se em Direito, passou para Sociologia, formou-se em Antropologia, gosta do campo, cresceu no subúrbio, está no centro da cidade, é e outras vezes vai sendo, jornalista cultural, crítico de música, cientista social, DJ ou professor. Interessa-lhe traduzir de forma simples realidades complexas.

Eduarda Abbondanza

Eduarda Abbondanza

#FASTTALK2

A Presidente da Associação ModaLisboa e fundadora da Lisboa Fashion Week tem uma extensa carreira que engloba inúmeros projetos e diversos campos de especialização. Combina a direção do projeto ModaLisboa com o Ensino de Design de Moda, a direção criativa de marcas e a consultoria de design. Integra vários boards internacionais, elevando e promovendo a Moda nacional no contexto internacional ao longo de mais de 25 anos.

Hugo Van Der Ding

Hugo Van Der Ding

#FASTTALK2

Hugo van der Ding nasceu em Amesterdão nos finais dos anos 70 ou 80, mas vive em Lisboa. Ou então, ao contrário. É o autor, entre outras, das tiras de A Criada Malcriada. Entretanto, tornou-se também cartoonista, cronista, escritor, autor de teatro, ator, apresentador de rádio e televisão, e mais umas coisas dentro deste género. 

Lidija Kolovrat

Lidija Kolovrat

#DESIGNERTALK3

Nascida na Bósnia, com formação em cinema e Moda, Lidija Kolovrat define a sua linguagem através da desconstrução, da cultura urbana e das artes, sendo reconhecida como uma artista de destaque em Portugal e exibindo regularmente vídeo-arte e instalações em galerias e museus. Como designer da marca Kolovrat, materializa a sua visão pessoal e dinâmica em coleções de moda exclusivas, que apresenta sazonalmente na ModaLisboa.

Patrícia Barnabé

Patrícia Barnabé

#DESIGNERTALK3 
#FASTTALK6
#FASTTALK9

Formada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, com especialização em jornalismo, Patrícia Barnabé chefiou a redação da Vogue Portugal, e a sua edição de cultura, durante 15 anos. Hoje escreve sobre o mundo, Portugal e o seu talento na UP, a revista de bordo da Tap Air Portugal, colabora com a Máxima, agora online, e assina artigos para as revistas Prinçipal e Portuguese Soul, da APICCAPS, entre outros projetos ligados à Moda, à cultura e ao lifestyle.

Olga Noronha

Olga Noronha

#DESIGNERTALK4

Licenciada em Design de Joalharia pela Central Saint Martins College of Art & Design 2011, Olga Noronha é, de seguida, admitida investigadora do CITAD e convidada a lecionar na Central Saint Martins College of Art & Design. Em 2012, conclui o Mestrado de Investigação em Design (MRes) na Goldsmiths College, University of London. Atualmente doutorada (PhD), Olga encontra-se ligada a várias instituições académicas nacionais e internacionais, bem como ao Museo Del Gioiello Vicenza, em Itália, assumindo a curadoria de parte do museu.

Inês Lopes Gonçalves

Inês Lopes Gonçalves

#DESIGNERTALK4

Inês Lopes Gonçalves é radialista, na Antena 3, e apresentadora de televisão, na RTP. É a apresentadora do talk show Traz P'rá Frente da RTP Memória com Júlio Isidro, Nuno Markl, Fernando Alvim e Álvaro Costa e do 5 Para a Meia Noite nas noites de 5ª feira da RTP. Começou o seu percurso como jornalista na Rádio Renascença, passou pela Sport Tv, Canal Q, e pelas revistas Time Out, Sábado e semanário Expresso.

Alfredo Orobio

Alfredo Orobio

#FASTTALK3

Numa indústria em que tanto se fala de egos, Orobio, designer de Moda, criou o maior coletivo de Moda do mundo. Mais de 15.000 designers em 93 países constroem a rede colaborativa que compõe a AWAYTOMARS, a marca que testa todas as estações os benefícios da co-criação.

Diana Verde Nieto

Diana Verde Nieto

#FASTALK3

Formada em Liderança Global e Política pela Harvard Kennedy School, Diana Verde Nieto é a Co-Fundadora e CEO da Positive Luxury, a empresa responsável pela Butterfly Mark, um selo de confiança concedido às marcas de luxo que se comprometem a ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta. A Positive Luxury usa a tecnologia para desmistificar a sustentabilidade e comunicar de forma positiva as ações de uma marca diretamente ao consumidor.

Gabriele Moschin

Gabriele Moschin

#FASTTALK3

Gabriele Moschin é o Chefe de Educação dos Departamentos de Design de Moda e Negócios de Moda, na Polimoda. É um estrategista de marca criativo, planeador e redator, vivendo e trabalhando entre Milão e Florença. Anteriormente, foi o Chefe do Departamento de Negócios e Professor Sénior na Polimoda, ensinado Direção de Arte, Branding, Planeamento Estratégico, Responsabilidade Social Corporativa e Comunicações de Moda em licenciaturas e mestrados. 

Rosário de Mello e Castro

Rosário de Mello e Castro

#FASTTALK4

Começou na redação da Vogue Portugal em 2007. Passou pelas secções de beleza e lifestyle e em 2016 tornou-se editora do site. No final de 2017, desempenhou a mesma função na Máxima e no ano seguinte mudou-se para a revista Visão, onde coordenou a Visão Se7e. Acabou por regressar ao grupo Cofina, onde está desde o final de 2018, trabalhando em vários sites, incluindo a Máxima, que agora dirige.

José Ricardo Cabaço

José Ricardo Cabaço

#FASTTALK4

José Ricardo Cabaço lidera o Creator Farm da adidas em Brooklyn, que reúne criativos de diferentes disciplinas para ajudar a definir a cultura futura da adidas. É Designer de Produto de formação mas, ao longo da sua carreira, fez a transição para Diretor de Arte, Retail Designer, Designer Gráfico, Ilustrador, Fotógrafo e Diretor Criativo. Cabaço também é membro do Conselho de Tecnologia e Inovação do Museu Guggenheim.

Catarina Barreiros

Catarina Barreiros

#FASTTALK5

Fez um Mestrado em Arquitetura, trabalhou como stylist, avançou para um Mestrado em Gestão e trabalhou em Marketing Digital. Primeiro num retalhista de Moda, depois numa farmacêutica. Desde aí, debruçou-se sobre o mundo da sustentabilidade. Criou o projeto Do Zero, onde estuda alguns tópicos relacionados com sustentabilidade, para os comunicar com uma comunidade de pessoas interessadas no tema.

Daniel Mota Pinto

Daniel Mota Pinto

#FASTTALK5

Com vasta experiência na indústria de Moda, tem estado ligado ao desenvolvimento sustentável no setor têxtil nos últimos quatro anos, enquanto Diretor de Estratégia da Scoop, uma empresa portuguesa de confeção especializada em vestuário técnico que se destaca por ser pioneira na incorporação da sustentabilidade na sua estratégia, tendo sido uma das primeiras signatárias do UN Global Compact. 

Islana Rosa

Islana Rosa

#FASTTALK6

Islana Rosa é a fundadora da Islanna, uma nova marca de Moda que combina influências brasileiras e europeias. A sustentabilidade faz parte do ADN da marca que trabalha exclusivamente com produtores éticos certificados na União Europeia e tem investido em métodos de produção com o menor impacto ambiental possível.

Paulo Pires

Paulo Pires

#FASTTALK7

Paulo Pires, ex-modelo, é hoje um dos atores mais reconhecidos do panorama nacional.  O seu percurso profissional iniciou-se na Moda na década de 1990. Em 1993, estreia-se no Cinema, com Zéfiro (1993), uma longa-metragem de José Álvaro Morais. Após esta participação, protagonizou inúmeros projetos e rapidamente se tornou presença regular na televisão nacional, como protagonista de séries e novelas.

Maria Borges

Maria Borges

#FASTTALK7

Maria Borges é uma supermodelo reconhecida a nível mundial, embaixadora cultural, e empreendedora. Participou em desfiles e campanhas publicitárias de algumas das casas de Moda e beleza mais prestigiadas do mundo, incluindo Chanel, Givenchy, Dior, Giorgio Armani, L’Oréal, Versace, Balmain, Jean Paul Gaultier, Ralph Lauren, Oscar de la Renta, Marc Jacobs, Elie Saab e Victoria’s Secret, entre muitas outras. Em 2013 juntou-se ao grupo exclusivo de modelos do desfile da Victoria's Secret. 

Luís Borges

Luís Borges

#FASTTALK7

Luís Borges é o modelo português que, em apenas um ano, participou em quatro campanhas mundiais que lhe valeram a entrada para o top 50 do prestigiado site models.com: Tommy Hilfiger, United Colors of Benetton, Paul Smith e Etro. Presença assídua nas Semanas de Moda de Lisboa, Paris e Milão, desfilou nas passerelles de casas mundialmente reconhecidas como Yves Saint Laurent, Dior Homme, Hermès, Iceberg, Costume National e Custo Barcelona.

Raquel Strada

Raquel Strada

#FASTTALK8

Iniciou a sua carreira como atriz em 2001, e descobriu o mundo da apresentação através de programas como o Dá-lhe Gás, Factor X, Achas que Sabes Dançar, ou, mais recentemente 100% Moda Portugal na SIC Notícias. Em 2016 entra no mundo da blogosfera e lança o icónico blogue de Moda BlueGinger. É embaixadora de grandes marcas internacionais como Armani, Kérastase, Stefanel, ou Huawei. Hoje, Raquel Strada soma sucessos e é uma das grandes referências no mundo da Moda e do empreendedorismo.

Branko

Branko

#FASTTALK8

Branko é o rosto do ativismo da Global Club Music. A sua presença na BBC Radio 1 aumentou o nível, não só da sua missão, mas como dos seus parceiros de todos os tempos, Buraka Som Sistema. Produtor, compositor, DJ, visionário, João Barbosa (Branko) é o nome ligado à Enchufada (label criada por si) e Buraka Som Sistema (fundador), entre outros projetos.

Marta Gonçalves

Marta Gonçalves

#FASTTALK8

Marta Gonçalves é a designer da marca portuguesa HIBU. Fundada em 2013, que cria peças sem género, cruzando referências multidisciplinares e uma estética minimal descontraída.

Gisela João

Gisela João

#FASTTALK8

Uma das vozes arrebatadoras do panorama do fado, Gisela João é já uma figura central e uma das mais importantes intérpretes da música portuguesa da atualidade, tendo sido laureada com inúmeros prémios, com destaque para os prémios Blitz, Time Out, Expresso e o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional. 

Joana Astolfi

Joana Astolfi

#FASTTALK9

Joana Astolfi é arquiteta, artista plástica, colecionadora e voyeuse. Licenciou-se em Arquitectura em Inglaterra. Viveu e trabalhou 12 anos fora de Portugal, entre Londres, Munique, Los Angeles e Veneza onde, durante dois anos, integrou a equipa da Fabrica (Centro de Pesquisa Criativa da Benetton). Em 2009 montou o Studio Astolfi, um atelier com uma equipa de 20 colaboradores: arquitetos, designers, artesãos e escultores.

Filipe Faísca

Filipe Faísca

#FASTTALK9

Filipe Faísca vive e trabalha em Lisboa, onde se licenciou em Design de Moda pelo IADE. Em 1991 integra a Official Selection for Mediterranean European Young Creative Biennale, em Espanha, e apresenta a sua primeira coleção na ModaLisboa. Em 1993 foi assistente de Ana Salazar e, mais tarde, abriu o seu atelier onde, desde então, se dedica a diversos projetos em simultâneo. Foi distinguido duas vezes com o Globo de Ouro de Melhor Designer de Moda Português (2007 e 2015).

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

#FASTTALK9

Licenciado em Comunicação Social, Paulo Gonçalves é o Diretor de Comunicação e Porta-voz da APICCAPS, Diretor da Portuguese Soul e Presidente da Cáritas Diocesana do Porto. É também o mentor da campanha premiada internacionalmente Portuguese Shoes - The Sexiest Industry in Europe.

ModaLisboa Mais

Sobre as Fast Talks

Fast Talks e Designer Talks. Novos formatos, novos temas e novas visões. Conversas leves e profundas, curtas e longas, políticas e doces. Como se dois velhos amigos partilhassem um café, ou como se as pessoas mais díspares à face da Terra se sentassem para conversar, sem ninguém a observar — mas nós observámos e transmitimos. Online, em todas as plataformas digitais ModaLisboa, e Onsite, no espaço Resort. Porque a ModaLisboa MAIS foi sobre conversas, sobre discussões, sobre procuras, sobre liberdade.

ModaLisboa