• #TALKS
  • #WORKSHOPS
  • #STORYSESSIONS


Fast Talks, Designer Talks, Workshops, Story Sessions. De 15 a 18 de abril de 2021, em ModaLisboa.pt e todas as plataformas digitais da Lisboa Fashion Week, mantivemos o núcleo: conversas com especialistas, com Designers, com players da indústria, com todos os que fazem este setor e que continuam a ter muito para nos ensinar, para partilhar, para incutir mudança. E, para além disso, inovámos. A programação das Fast Talks da ModaLisboa COMUNIDADE, inteiramente digital, recebeu workshops dirigidos a profissionais, estudantes e entusiastas, e ainda as Story Sessions, em que diversos fazedores de mudança abriram uma janela para o futuro, fazendo um estado a arte da inovação.


#FASTTALK&BEYOND

Um futuro justo, sustentável e responsável. É para este objetivo que os oradores do painel de Fast Talks da ModaLisboa COMUNIDADE trabalha todos os dias. São atores e aceleradores de mudança que, através dos seus projetos, incentivam à alteração dos moldes do consumo, da educação que proporcionamos às próximas gerações de criativos da indústria e da inovação que prospera na mais avançada tecnologia. Mais do que uma conversa sobre esperança, esta foi uma conversa que inspira através de ações concretas que melhoram o amanhã.

ORADORES
Suza Vos | The Fabricant
Alex Albini | Sustainable Brand Platform
Massimiliano Giornetti | Polimoda
Liz Ricketts | The OR Foundation

MODERAÇÃO 
Patrícia Barnabé 

#INDUSTRYTALK

Quem cria e quem produz. Os dois pólos da indústria de Moda numa conversa sobre complementaridade, construção de negócio e da relação entre os players da cadeia de valor. Designers e indústria têxtil e de confeção discutiram as dificuldades e as oportunidades da Moda portuguesa e do seu potencial de mudança e cooperação.

ORADORES
Joana Duarte | Béhen
Pedro Noronha Feio | Capelista Design Studio e Pecegueiro & F.os
César Araújo | ANIVEC e Calvelex / Fabrics4Fashion
Tadeu Pinto | Trimalhas
Ana Pedrosa |  Pedrosa & Rodrigues

MODERAÇÃO
Graziela Sousa

#DESIGNERTALK1 

Três jovens Designers das duas plataformas mais experimentais da ModaLisboa partilharam com Sandra Dias as suas visões de presente e futuro. Filipe Augusto tem a sua marca cada vez mais consolidada e uma visão de mercado onde o conceito e a usabilidade não se comprometem mutuamente; Carolina Raquel estreou-se em Workstation com uma apresentação conceptual, e Inês Manuel Baptista falou-nos sobre como é vencer o prémio Polimoda do concurso Sangue Novo.

ORADORES
Filipe Augusto
Carolina Raquel
Inês Manuel Baptista

MODERAÇÃO
Sandra Dias

#DESIGNERTALK2 

Mauro Gonçalves dirigiu a conversa entre dois Designers da plataforma LAB que se movem em duas galáxias complementares. De um lado, Ana Duarte, cujo sportswear está na base de uma das mais bem estruturadas marcas de autor do mercado. Do outro, João Magalhães, que deixa a paixão e a imaginação mover a forma como toca cada peça das suas coleções. 

ORADORES
Ana Duarte
João Magalhães

MODERAÇÃO
Mauro Gonçalves
 

#DESIGNERTALK3 

Gonçalo Peixoto apresentou pela primeira vez na Semana de Moda de Milão. Luís Carvalho encontrou na elegância intemporal a beleza de todo o sempre. Valentim Quaresma desdobra a sua criatividade na busca constante por novos materiais. Foi Miguel Somsen quem orquestrou esta conversa com três Designers que definem o panorama nacional da Moda de autor.

ORADORES
Luís Carvalho
Gonçalo Peixoto
Valentim Quaresma

MODERAÇÃO
Miguel Somsen

BETCLIC: ARE YOU A FASHION PLAYER?

Na véspera de dar os primeiros passos no intrigante Mundo da Moda, a BETCLIC, imbuída no espírito COMUNIDADE da ModaLisboa, convidou marcas não tradicionais do setor a partilhar o seu percurso, revelando alguns dos segredos para o sucesso neste playground.

Juntos numa mesma sala digital, a MOCHE, a RED BULL, a ISTO e STELLA ARTOIS/ BUDWEISER aliaram-se à BETCLIC para discutir posicionamento, valor da comunidade e Sustentabilidade, bem como ferramentas de diferenciação e o papel do consumidor, num setor onde a criatividade e a personalidade de marca são cada vez mais relevantes.

Num tom próximo, divertido e informal, pautado pela voz experiente e curiosa de Joana Barrios, fomos levados numa viagem pelas grandes referências nacionais e internacionais sempre com o objetivo de responder à audaz questão: Are you a Fashion Player?

ORADORES
Ricardo Domingues | Betclic
João Fernandes | Stella Artois, Budweiser & Corona
Pedro Palha | ISTO
Teresa Fonseca | Moche
Verónica Dias Dourado | Redbull

MODERAÇÃO
Joana Barrios


Esta série de workshops e masterclasses da ModaLisboa COMUNIDADE foi desenhada para novos criativos, marcas emergentes, Designers, estudantes e entusiastas, e forneceu uma série de ferramentas de ação focadas em design, negócio e sustentabilidade. Interativos, abriram a discussão entre especialistas e a comunidade sobre como crescer e agir de forma justa e responsável na indústria de Moda.

#WORKSHOP1 
AESTHETICS INTELLIGENCE STRATEGY AND SUSTAINABILITY
by WRP Internacional 

Criar uma metodologia de trabalho que atue como estratégia de construção de uma ponte entre criadores e indústria. Criar coleções e o melhor lifestyle merchandising para cada marca. Começar a trabalhar a sustentabilidade pelo entendimento de nichos de mercado, e não através do desenvolvimento de produtos e serviços irrelevantes, sem clareza, reconhecendo que idade, género, preço e tendências já não são a melhor ferramenta de análise. Estes foram os pontos centrais deste workshop, construído para repensar o termo e o negócio de Moda.

ORADORES
Cláudia Ribeiro | Merchandiser
Ricardo Preto | Designer de Moda

#WORKSHOP2 
THE COMMERCIAL FLOW FROM MERCHANDISING TO DISTRIBUTION
by Sustainable Brand Platform

O lançamento de uma coleção envolve sempre um estudo relativo a parâmetros como a amplitude e profundidade da oferta, a presença de preços de entrada e transporte, a coerência de estilo e o preço-alvo certo. A lista de preços deve destacar as diferenças e enfatizar as especialidades do produto. Qualquer co-branding, cápsula ou edição limitada pode apoiar a promoção da coleção principal, e a sua comunicação. A estratégia comercial, uma vez definida, deve ser implementada tendo em consideração as diferentes características dos mercados (online/offline e diferentes áreas geográficas): definição de potenciais mercados de venda, prospeção de mercado para identificar potenciais compradores, criação e gestão da rede de distribuição e coordenação com as atividades de comunicação e relações públicas.

O CRM constitui a ferramenta básica para definir a atividade comercial correta, relacionada com o alvo certo, e a sustentabilidade desempenha um papel essencial e cada vez mais importante. O projeto SUSTAINABLE BRAND PLATFORM representa um exemplo para a construção de uma comunidade de marcas que partilham os mesmos valores numa perspetiva colaborativa e ética. Todos estes temas foram discutidos neste workshop, que forneceu guidelines claras e concretas para novas marcas.

ORADORES
Alex Albini | CEO e Fundador da Idee Brand Platform
Stefano Sacchi | Consultor de Moda & Merchandising na Idee Brand Platform


#STORYSESSION1 
INSPIRATION

Com foco nas oportunidades que a mudança pode oferecer, na importância da criatividade, do património, da liderança e da gestão de carreiras, esta série de testemunhos trouxe inspiração e orientação para um futuro promissor.

ORADORES
Alexandra Pisco | Pisco & Co
Alexandre Fonseca | Altice Portugal
Charlene Prempeh | A Vibe Called Tech
Nuno Marinho | AORP
Risto Kuulasmaa | Omega
Silvia Tolaro | Polimoda


#STORYSESSION2 
FASHION SYSTEM

Na base do que é a cadeia de valor de Moda, entendemos que a colaboração é fundamental, especialmente tendo em conta as etapas deste sistema tão abrangente e vasto. Com contributos ligados aos eventos internacionais, à comunicação, produção de vestuário, educação, logística e curadoria, oferecemos perspetivas a 360 graus da cadeia de fornecimento de Moda: do que mudou, do que se faz e do que podemos esperar.

ORADORES
Ana Costa | Catalyst
Catarina Jorge | WOW
Guilherme Braz | HUUB
Mico Mineiro | Twintex
Sylvie Pourrat | Who's Next & Première Classe

#STORYSESSION3 
FASHION BUSINESS

Oferecemos um conjunto de visões sobre tendências, serviços e possibilidades para os negócios de Moda. Foram abordadas questões B2B – no domínio do retalho e compra —, Designers, esforços setoriais, adaptação e crescimento do comércio digital, redes sociais e a preparação dos futuros Designers sobre a construção de negócios.

ORADORES
Helen Lambert | The Style Pulse
Luís Onofre | APICCAPS
Manuel Teixeira | ModaPortugal
Sara Lamúrias e Pedro Noronha-Feio | Pecegueiro & F.Os
Sónia Jesus | E-Merchandiser Louis Vuitton South Asia


#STORYSESSION4 
COMMUNICATION

Promoção e suporte de talentos e artistas negros em diferentes setores das indústrias criativas; utilização de ferramentas inovadoras para a promoção de novas ou outras formas de consumir, como as trocas e o tracing da cadeia de Moda; tendências de comunicação digital; curadoria de produtos digitais e comunicação de marcas através do merchandise de Moda. Estes foram os temas desta sessão de testemunhos.

ORADORES
Gabriele Moschin | Polimoda
Patrick Duffy | Global Fashion Exchange
Teresa Fonseca | Moche
Thiago Carrapatoso | Art and Technology Researcher
Vanda Jorge | Ecoolhunter by Jornal Eco

#STORYSESSION5 
ENVIRONMENTAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY 

A Moda tem um papel preponderante na promoção de atitudes, tanto ao longo da sua cadeia de produção, como no questionamento do consumo contemporâneo. Tanto a nível social, como ético e ambiental. Assim, a responsabilidade é um tema cada vez mais estrutural: contámos com testemunhos sobre a crise de desperdício têxtil deixada à vista no Gana, a promoção da saúde mental no trabalho com artistas, o trabalho com comunidades de artesãos no Brasil, a produção de têxteis sustentáveis e a responsabilidade empresarial e para com os consumidores.

ORADORES
Catarina Gomes | Manicómio
Guto Carvalho Neto | Designer de Moda
Henrique Prucha | Água Monchique
Liz Ricketts | The Or Foundation
Marcelo Nico | Tabaqueira
Ricardo Silva | Tintex Textiles

CONHEÇA OS ORADORES
Suza Vos | The Fabricant

Suza Vos | The Fabricant

#FASTTALK&BEYOND

Suza Vos é designer de moda digital na The Fabricant. Uma casa de moda exclusivamente digital, na qual se exploram dados e imaginação. Com background em alfaiataria e design de moda, Suza usa softwares 3D para combinar saber-fazer e tecnologia. Na The Fabricant, lidera as produções, cria conceitos e designs de alta costura, que apresenta em streaming no Twitch e outros ambientes digitais. Suza acredita que o futuro da moda é co-colaborativo e valoriza as narrativas híbridas apresentadas diretamente pela comunidade.

Alex Albini | Sustainable Brand Platform

Alex Albini | Sustainable Brand Platform

#FASTTALK&BEYOND

#WORKSHOP2 | THE COMMERCIAL FLOW FROM MERCHANDISING TO DISTRIBUTION

Com mais de dez anos de experiência empreendedora em diferentes indústrias, Alex Albini é o CEO da IDEE Brand Platform. É também sócio da Roy Srl, empresa que opera na indústria de entretenimento e eventos. Em Moda, após uma primeira experiência nos grupos Marc Jacobs e LVMH, tem trabalhado na IDEE Partners desde os seus primeiros passos, até ocupar a posição de CFO & Business Developer. Cofundou a IDEE Brand Platform, um spin off da IDEE Partners focada na consultoria comercial, que lançou, em setembro de 2020, a Sustainable Brand Platform, um projeto inovador de comunicação das performances das marcas em termos de sustentabilidade.

Massimiliano Giornetti | Polimoda

Massimiliano Giornetti | Polimoda

#FASTTALK&BEYOND

Após uma licenciatura em Língua e Literatura Espanhola, Giornetti frequentou o curso de Design de Moda na Polimoda, em Florença, em colaboração com a London College of Fashion e o Fashion Institute of Technology de Nova Iorque. A carreira de Giornetti na indústria de Moda começou em Roma, onde colaborou com o designer Anton Giulio Grande. Em julho de 2000, juntou-se à divisão masculina da Salvatore Ferragamo, onde assumiu a direção criativa em 2004. Em janeiro de 2010, começou a desenhar a coleção de pronto-a-vestir feminina e, após alguns meses, tornou-se no primeiro diretor criativo com a tarefa de coordenar e orquestrar todas as categorias de produtos, relações públicas, eventos e merchandising. De 2007 a 2019, colaborou no renascimento da icónica marca de luxo chinesa Shanghai Tang. Em outubro de 2019, Giornetti juntou-se à Polimoda como Diretor de Design e, em fevereiro de 2021, foi nomeado Diretor da prestigiada escola de moda italiana.

Liz Ricketts | The OR Foundation

Liz Ricketts | The OR Foundation

#FASTTALK&BEYOND

#STORYSESSION5 | ENVIRONMENTAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY

Liz Ricketts é educadora, designer e cofundadora da The OR Foundation, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA e no Ghana, que trabalha na interseção de justiça ambiental, educação e desenvolvimento de Moda. A The OR Foundation tem estudado, desde 2016, o impacto da economia de roupa em segunda mão. Hoje, tem como missão catalisar uma economia têxtil circular liderada pelo conceito de justiça em Accra.

Patrícia Barnabé

Patrícia Barnabé

Moderadora #FASTTALK&BEYOND

Formada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, com especialização em jornalismo, Patrícia Barnabé chefiou a redação da Vogue Portugal, e a sua edição de cultura, durante 15 anos. Hoje é jornalista freelancer e produz conteúdos na área da moda, lifestyle, cultura e viagens para diferentes publicações e projetos editoriais e de comunicação.

Joana Duarte | Béhen

Joana Duarte | Béhen

#INDUSTRYTALK

Joana Duarte, designer de Moda, foi para Londres tirar um mestrado na Kingston University e começou a apaixonar-se por histórias por contar. Histórias com aventuras pintadas por saris, tribos bérber e outras personagens que a levaram com elas. Joana perde-se facilmente por terras distantes de sonhos, e deixa-se ir com canções de outros países e tecidos que viajam pelo mundo. Hoje, foca-se em fazer peças com colchas antigas e todos os outros tecidos que consegue encontrar no baú da avó.

Pedro Noronha-Feio | Capelista Design Studio

Pedro Noronha-Feio | Capelista Design Studio

#INDUSTRYTALK

Pedro Noronha Feio formou-se em Design de Moda pelo London College of Fashion, em 2003. Após um estágio com Mathew Williamson, em Londres, regressou a Portugal, onde trabalhou como assistente de design de Lidija Kolovrat durante 2 anos. Desde 2005, Pedro Noronha mantém uma relação direta com a indústria da moda, tendo trabalhado em diversas empresas como a Silva & Sistelo, onde foi responsável pela coleção The Board, e o Grupo Lanidor, onde desenhou para a marca Globe. Em 2007, foi um dos fundadores da marca White Tent, tendo participado em diversos eventos nacionais e internacionais. Em 2014, fundou, com Sara Lamúrias, o Capelista Design Studio, focado no Design de Moda e Serviços de Produção. Em 2017, lançou a marca de roupa infantil Pecegueiro & Filhos.

César Araújo | ANIVEC & Calvelex / Fabrics4Fashion

César Araújo | ANIVEC & Calvelex / Fabrics4Fashion

#INDUSTRYTALK

Filho e neto de alfaiates, para César Araújo o envolvimento na área têxtil e do vestuário foi natural. Com mais de 35 anos de experiência nesta indústria, César Araújo ocupa o cargo de Presidente da ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção). Em 1985, foi um dos cofundadores da empresa CALVELEX, especializada em vestuário para senhora e com evidente ligação às raízes na alfaiataria, começando apenas com 20 funcionários e crescendo para os atuais 600. Com um notável currículo na indústria de Moda, reconhece o potencial de Portugal, cada vez mais presente nas cadeias de abastecimento das principais marcas mundiais, evidenciando a qualidade do nosso "saber-fazer".

Tadeu Pinto | Trimalhas

Tadeu Pinto | Trimalhas

#INDUSTRYTALK

A liderança corre-lhe nas veias e a sua missão é semear ética, responsabilidade social e fazer crescer o seu propósito com o saber fazer bem. Tadeu Pinto lidera a Trimalhas há cerca de 18 anos. A sua visão de futuro é a digitalização 4.0 da Trimalhas, sustentabilidade e a implementação de projetos inovadores, aliados à cooperação com a indústria criativa, com a colaboração e aposta assente em designers emergentes.

Ana Pedrosa | Pedrosa & Rodrigues

Ana Pedrosa | Pedrosa & Rodrigues

#INDUSTRYTALK

Ana Pedrosa Rodrigues é Gestora de Clientes na Pedrosa & Rodrigues, empresa têxtil situada em Barcelos e especialista em vestuário em jersey. Estrategicamente direcionada para os segmentos médio-alto e de luxo, conta com marcas de Moda de alcance global. Entre os seus clientes estão a Loewe, Helmut Lang, Diane von Fürstenberg, Marimekko e Dior. Antes de ingressar no negócio familiar, formou-se em Belas Artes e Arte Contemporânea no Reino Unido, somando experiência de trabalho na leiloeira Sotheby’s, em Londres, e como assessora de imprensa da artista Joana Vasconcelos, em Lisboa.

Graziela Sousa

Graziela Sousa

Moderadora #INDUSTRYTALK

Em paralelo com a carreira académica de professora e investigadora na área do Design de Moda na FA-ULisboa, Graziela Sousa é responsável pelos Projetos Especiais – Talks e Wonder Room – da Associação ModaLisboa. Tem desenvolvido iniciativas de promoção do empreendedorismo, da sustentabilidade, inovação social, consumo local, entre outras temáticas urgentes. Com investigação desenvolvida nos tópicos da Educação e Empreendedorismo no âmbito da moda, tem, ao longo dos últimos anos, publicado artigos científicos em revistas académicas, feito apresentações em conferências e dado formações em programas de aceleração de negócios de moda.

Filipe Augusto

Filipe Augusto

#DESIGNERTALK1

Filipe Augusto formou-se em Design de Moda, pelo Modatex - Porto, em outubro de 2016. Estagiou no atelier de Luís Buchinho e em 2017 integrou a equipa da Prinçipal Magazine, como assistente de produção de moda e stylist em editoriais. Em outubro de 2017 e março de 2018 apresentou as suas coleções no concurso Sangue Novo da ModaLisboa. Na primeira edição do concurso recebeu uma menção honrosa e na segunda foi distinguido com o primeiro lugar. Em 2018 começou a dar aulas no centro de formação têxtil Modatex e em outubro do mesmo ano integrou a plataforma Workstation da ModaLisboa.

Carolina Raquel

Carolina Raquel

#DESIGNERTALK1

Carolina Raquel licenciou-se em Design de Moda no London College of Fashion. Enquanto estudava, trabalhou com diferentes designers e equipas criativas como Alexandra Moura, Christopher Kane, Roksanda e Simone Rocha. Em outubro de 2018, apresentou ‘induviae’, a sua coleção de final de curso, no concurso Sangue Novo da ModaLisboa, tendo conquistado o prémio FashionClash. Em março de 2019, regressou ao Sangue Novo com a coleção 'Uma forma complexa' e conquistou o Prémio ModaLisboa para Melhor Designer Nacional, que lhe deu a oportunidade de frequentar um Master em Collection Design na Polimoda, em Florença.

Inês Manuel Baptista

Inês Manuel Baptista

#DESIGNERTALK1

Desde cedo vocacionada para a criação artística, Inês Baptista licenciou-se em História da Arte pela Universidade de Coimbra. Foi bailarina e professora de dança clássica, tendo feito parte do seu percurso a criação de figurinos de dança. Inês descobriu na moda um novo meio de se expressar, dando vida às suas narrativas através das suas criações. Em 2018, ingressou no mestrado em Design de Moda da FA-ULisboa. Em março de 2020, venceu o prémio ModaLisboa x Polimoda do concurso Sangue Novo da ModaLisboa, que lhe deu a oportunidade de frequentar um Master em Collection Design na Polimoda, em Florença.

Sandra Dias

Sandra Dias

Moderadora #DESIGNERTALK1

Sandra Dias trabalha há mais de 20 anos em Moda e, nos últimos 18, na comunicação social. Em 2019, fundou a plataforma digital terramotto.com onde escreve sobre Moda e sustentabilidade. Em paralelo promove ações de sensibilização para a recolha seletiva de têxteis e acessórios. Foi editora de Moda da revista LuxWoman. Antes disso, integrou a equipa fundadora da Vogue Portugal. Passou pela Elle Portugal e colaborou com as revistas Máxima, Umbigo e Dif. Formada em Design de Moda pelo IADE, foi Designer assistente de José António Tenente. Na transição da criação de Moda para a comunicação social, trabalhou em Paris, no gabinete de tendências de moda Promostyl. Adora Moda e acredita que este setor se pode reinventar e ser mais sustentável.

Ana Duarte

Ana Duarte

#DESIGNERTALK2

Ana Duarte licenciou-se em Design de Moda pela FA-ULisboa e completou, com distinção, o mestrado em Menswear Design and Technology na London College of Fashion, em janeiro de 2015. Em março do mesmo ano, apresentou a primeira coleção DUARTE no concurso Sangue Novo da ModaLisboa. Em outubro de 2016, voltou ao Sangue Novo e recebeu uma Menção Honrosa, passando, desde então, a apresentar sazonalmente as suas coleções na plataforma LAB da ModaLisboa. DUARTE é uma marca portuguesa que pretende redefinir o conceito de Luxo Desportivo, criando um lifestyle cool.

João Magalhães

João Magalhães

#DESIGNERTALK2

João Magalhães sempre se interessou pelas artes: estudou arquitetura e especializou-se em moda, explorando a forma e a construção nas suas criações. Em 2014, criou a Morecco, que se iniciou como uma marca de acessórios, mas a evolução do conceito levou-a à ModaLisboa um ano mais tarde, com a primeira coleção completa de pronto-a-vestir. Em março de 2019, assinou a sua primeira coleção em nome próprio. João Magalhães explora um universo estético marcado pela androginia, pela exigência com os materiais e o corte, por técnicas artesanais, desde as malhas aos bordados à mão.

Mauro Gonçalves

Mauro Gonçalves

Moderador #DESIGNERTALK2

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, estreou-se como jornalista no final de 2011. Foi numa rápida passagem pelo Público que começou a desenvolver um apetite especial por Moda, cultura e lifestyle. Sem nunca perder nenhum dos três de vista, os anos seguintes foram passados ao serviço da Time Out Lisboa. Em 2017, mudou-se para a redação do Observador e por lá continua. Escreve sobretudo para o site, mas também vai matando saudades do papel.

Luís Carvalho

Luís Carvalho

#DESIGNERTALK3

Luís Carvalho licenciou-se em Design de Moda e Têxtil no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trabalhou nos ateliês de Filipe Faísca e Ricardo Preto. Foi designer de moda na empresa Salsa Jeans durante 2 anos e meio até decidir aventurar-se em nome próprio. Em 2013 criou a marca LUIS CARVALHO e apresentou a primeira coleção na ModaLisboa e, desde então, tem sido uma presença constante na Lisboa Fashion Week. Em 2014, abriu o seu primeiro espaço físico em Vizela, LUIS CARVALHO | studio, a casa mãe da marca que reúne, no mesmo espaço, atelier e loja própria. Luís Carvalho é atualmente reconhecido por vestir inúmeras figuras públicas nacionais e internacionais.

Gonçalo Peixoto

Gonçalo Peixoto

#DESIGNERTALK3

Gonçalo Peixoto é o fundador da marca de moda feminina com o mesmo nome. Iniciou os seus estudos em Design de Moda em 2012, em Guimarães, e posteriormente licenciou-se na ESAD, Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos. Em setembro de 2017, Gonçalo Peixoto apresentou a sua primeira coleção em desfile durante a London Fashion Week. Em março de 2018, integrou o calendário oficial da ModaLisboa, onde passou a apresentar sazonalmente as suas coleções. 

Valentim Quaresma

Valentim Quaresma

#DESIGNERTALK3

Valentim Quaresma estudou na escola de artes António Arroio e no departamento de joalharia da Ar.Co. Trabalhou com Ana Salazar, criando joalharia e acessórios para as suas coleções entre 1990 e 2010. Em 2008, Valentim ganhou o prémio "Accessories collection of the Year" na competição Internacional ITS#7 em Trieste, Italia, e lançou a sua própria marca. Com a sua coleção FW 11/12, "Alchemy", integrou o calendário oficial da ModaLisboa, onde passou a apresentar sazonalmente o seu trabalho.

Miguel Somsen

Miguel Somsen

Moderador #DESIGNERTALK3

Miguel Somsen, 50 anos. Tem carta de condução há 30 anos, é copywriter na TVI há 20 anos, está no Facebook há 10 anos, criou a Gin Lovers há 5 anos, e anda de máscara há 1 ano. Estudou Relações Internacionais, escreveu sobre música, cinema, literatura, viagens, Gins e até sobre Moda em muitas publicações que já foram descontinuadas. A vida continua intacta, sempre.

Ricardo Preto | WRP International

Ricardo Preto | WRP International

#WORKSHOP1 | AESTHETICS INTELLIGENCE STRATEGY AND SUSTAINABILITY

Designer e criador da sua marca homónima, com distribuição no mercado Asiático. A produção de Ricardo Preto é feita em Portugal, Itália e Filipinas. Diretor Criativo das lojas Rustan nas Filipinas. Desenvolve marcas privadas de Lifestyle num método integrado em pirâmide, que permite várias entregas sazonais de coleções long-term.

Cláudia Ribeiro | WRP International

Cláudia Ribeiro | WRP International

#WORKSHOP1 | AESTHETICS INTELLIGENCE STRATEGY AND SUSTAINABILITY

Cláudia começou a sua carreira em Nova Iorque, como merchandiser. Hoje, continua o legado de Fátima Whitaker e seu Lifestyle Method. Ajuda a construir departamentos de direção criativa estratégica e a sua coordenação com equipas de todas as áreas empresariais, do sourcing ao marketing, adaptando o Método Whitaker às necessidades de cada empresa.

Stefano Sacchi | Idee Brand Platform

Stefano Sacchi | Idee Brand Platform

#WORKSHOP2 | THE COMMERCIAL FLOW FROM MERCHANDISING TO DISTRIBUTION

Depois de mais de 20 anos a lidar com atividades de produção, marketing e merchandising, Stefano geriu a marca Giuliano Fujiwara, membro da Câmara Nacional da Moda Italiana. Hoje, é consultor de Moda e merchandising na IDEE BRAND PLATFORM e professor de Fashion Buying Marketing Patrimonial e Merchandising Visual na Accademia del Lusso Milan. É autor de vários livros, como do recente “Evoluxion”, publicado por Franco Angeli (2020).

Alexandra Pisco | Pisco & Co

Alexandra Pisco | Pisco & Co

#STORYSESSION1 | INSPIRATION

Uma paixão para a vida em design e Moda, levou Alexandra Pisco a frequentar a Parson’s School of Design, em Nova Iorque, seguida de trabalhos com designers em várias marcas e uma tentativa de desenvolvimento de uma coleção própria a meio dos seus vintes. Em 2017, Alexandra fundou a Pisco & Co., uma agência que une todas as suas experiências, as quais ajudam a fortalecer negócios independentes de Moda em todas as valências. Desde consultoria e aconselhamento à criação de programas especializados para o desenvolvimentos e produção de marcas de Moda emergentes. Alexandra atua como um canal entre os mundos do negócio, do artesanato e da criatividade, tendo feito parte de cada uma dessas indústrias.

 


Alexandre Fonseca | Altice Portugal

Alexandre Fonseca | Altice Portugal

#STORYSESSION1 | INSPIRATION

Com mais de 20 anos de experiência profissional, Alexandre Fonseca é Presidente Executivo da Altice Portugal, empresa líder de mercado no setor das telecomunicações em Portugal, desde novembro de 2017. É também Presidente Executivo da Altice Labs Portugal, o centro de investigação e inovação do Grupo Altice. Membro de diversas Associações do Setor de Telecomunicações e IT, colabora com entidades como Consultor Sénior nas áreas de Gestão de Projetos, Estratégia e Comunicação. É ainda orador e professor convidado em iniciativas privadas e académicas nas áreas de Telecomunicações, Tecnologia e Gestão. 

Charlene Prempeh | A Vibe Called Tech

Charlene Prempeh | A Vibe Called Tech

#STORYSESSION1 | INSPIRATION

Depois de estudar Filosofia, Política e Economia na Oxford University, Charlene começou a sua carreira em marketing e trabalhou em algumas das mais notáveis plataformas de media e instituições de arte do Reino Unido, incluindo a BBC, The Guardian e Frieze. Recentemente, lançou a A Vibe Called Tech para encorajar uma visão culturalmente diversa em design, tecnologia, arte e cultura. A Vibe Called Tech lidera parcerias, eventos, pesquisas e workshops em Londres e através do trabalho de Charlene como jornalista e consultora. Atualmente, é consultora na Royal Academy of Arts e Art Fund, lidera o departamento de Marketing da Society Centered Design na Projects by IF, e é membro da direção da Chatham House e London Design Biennale Design Resonance In An Age Of Crisis. Charlene é uma colunista e editora colaboradora da FT HOW to Spend It, que escreve sobre inovadores, design, viagens e cultura negra.

Nuno Marinho | AORP

Nuno Marinho | AORP

#STORYSESSION1 | INSPIRATION

Nuno Marinho é Presidente da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal desde 2019. É empresário no setor há 23 anos, na Delfim Pires Marinho Alves & Filho, empresa familiar da área da fundição. Com quase 60 anos de experiência, a empresa é uma das mais antigas associadas da AORP. 

Risto Kuulasmaa | Omega

Risto Kuulasmaa | Omega

#STORYSESSION1 | INSPIRATION

Risto Kuulasmaa trabalha com executivos, empreendedores, fundadores e especialistas de alto desempenho, ajudando-os a alcançar os seus objetivos e a tornar-se nas melhores versões deles mesmos. A paixão de Risto é criar mudança significativa e comunicá-la de formas cativantes. Risto tem uma carreira premiada em media e marketing, como estratega e produtor executivo, servindo como ponte de ligação entre diferentes plataformas, incluindo televisão, eventos, filmes e publicações. Risto angariou milhões de dólares para a sua própria start up e trabalha como consultor para grandes empresas. É o diretor executivo da rede executiva da Presidents Institute, e membro do conselho da UNICEF Finlândia.

Silvia Tolaro | Polimoda

Silvia Tolaro | Polimoda

#STORYSESSION1 | INSPIRATION

Coordenadora de Design de Moda na Polimoda e Oradora Residente em Sociologia do Imaginary, Silvia Tolaro tem uma abordagem conceptual e interdisciplinar em relação ao fenómeno cultural e contracultural da Moda. Com a sua experiência internacional em previsão de tendências, Tolaro dá consultoria a Designers emergentes e especializa-se em análise intercultural, enquanto aborda novos caminhos de comportamento social. Combinando a sua pesquisa e a sua formação académica em Gestão de Moda, trabalha com o processo criativo e de aprendizagem, orientando a próxima geração e formando uma consciência social e uma abordagem à educação e à indústria da Moda centrada na humanidade. 

Ana Costa | Catalyst

Ana Costa | Catalyst

#STORYSESSION2 | FASHION SYSTEM

Desde criança que Ana Costa se lembra de ter a “alma verde”. É fascinada pela Natureza e pela possibilidade única que o nosso Planeta Terra nos dá de viver. Também desde tenra idade preocupa-se por sentir que não retribuímos o suficiente: nem à nossa casa global, nem ao nosso semelhante. É uma defensora da Sustentabilidade desde essa altura, embora só muito mais tarde tenha descoberto o termo adequado. Acredita que o Meio Ambiente e a Moda estão profundamente interligados. Ambos inspiram as pessoas dando-lhes (literalmente) recursos para estarem no seu melhor. Acredita também que a Moda tem um poder inigualável de criar tendências que se tornam virais e a necessidade que temos deste poder ser usado como uma "Força para o Bem”. Somos todos agentes de mudança com impacto direto no futuro e Ana está determinada a ser voz ativa nesta era admirável de despertar para a Sustentabilidade, onde estamos a assistir à evolução do papel da Moda para marcas e consumidores.

Catarina Jorge | WOW

Catarina Jorge | WOW

#STORYSESSION2 | FASHION SYSTEM

Catarina Jorge é a responsável de projeto do Porto Fashion & Fabric Museum, o Museu da Moda e dos Têxteis do WOW. O WOW (wow.pt) é o quarteirão cultural de Gaia. Abriu portas em julho de 2020 e, desde então, tem cinco museus abertos, vários cafés e restaurantes, um bar de vinho e lojas. Tudo isto com a melhor vista sobre o rio Douro e a frente ribeirinha do Porto. Em 2021, quando o WOW puder reabrir, ficará marcado por mais uma abertura. Vai nascer o sexto museu – o Porto Fashion & Fabric Museum. Catarina assume, assim, a missão de comunicar e revelar a toda a comunidade alguns detalhes do novo museu.

Guilherme Braz | HUUB

Guilherme Braz | HUUB

#STORYSESSION2 | FASHION SYSTEM

Como Líder do Desenvolvimento de Negócios de uma startup da cadeia logística de tecnologia e Moda, Guilherme Braz tem a oportunidade diária de falar e conhecer algumas das mentes mais criativas que moldam a indústria de Moda, desde os seus Designs à proposta de modelo de negócio. O ecossistema e plataforma da global supply chain da HUUB permitem-lhe fortalecer marcas mais pequenas, fornecendo serviços, experiências e resultados que proporcionam a estas marcas independentes as mesmas oportunidades que as grandes empresas.

Mico Mineiro | Twintex

Mico Mineiro | Twintex

#STORYSESSION2 | FASHION SYSTEM

Mico Mineiro é natural de Tortosendo, na Covilhã. Nascido e criado em ambiente industrial de confeção, ainda hoje se dedica à empresa familiar. A educação superior passou pelo Reino Unido, na Kingston University em Londres, onde aprofundou os seus conhecimentos em Engenharia Automóvel, paixão que ainda hoje mantém a par com o Têxtil. Foi também no Reino Unido que deu os primeiros passos profissionais, antes de regressar a Portugal para se dedicar em exclusivo à Twintex, em 2006. Mico é um curioso por natureza. Em todos os momentos procura e quer aprender novas soluções e novos métodos de negócio.

Sylvie Pourrat | Who’s Next & Première Classe

Sylvie Pourrat | Who’s Next & Première Classe

#STORYSESSION2 | FASHION SYSTEM

O nome Sylvie Pourrat é, na indústria, sinónimo do setor de acessórios de Moda e, em particular, da Première Classe, o evento internacional B2B dedicado a acessórios e Designers de Moda. A Première Classe foi fundada em 1989, em Paris, e mantém-se no topo das exposições comerciais no cenário da Moda internacional. Sylvie faz parte da Première Classe há mais de 20 anos. De 2008 a 2018, foi Diretora da Première Classe, e hoje é Diretora de Offer and Selection das exposições comerciais da Who's Next e da Première Classe, feiras pertencentes à WSN Development. 

Helen Lambert | The Style Pulse

Helen Lambert | The Style Pulse

#STORYSESSION3 | FASHION BUSINESS

Autora, CEO e especialista em retalho, Helen Lambert Kennedy é a fundadora da célebre consultora de retalho francesa, Lambert + Associates. Embarcando numa nova aventura, a Lambert + Associates lançou The Style Pulseuma plataforma dedicada a retail buyers, que apresenta as últimas coleções e designs nas indústrias de Moda, interiores, beleza e gourmet. Esta nova plataforma foi lançada oficialmente em 2020, agilizando o processo de fornecimento global e proporcionando uma visão a 360° do ciclo de retalho, tudo numa interface revolucionária para o utilizador. 

Luís Onofre | APICCAPS

Luís Onofre | APICCAPS

#STORYSESSION3 | FASHION BUSINESS

Em 1999, inspirado pela tradição de família de produzir calçado e pelo desejo de um design sofisticado de calçado para as gerações futuras, Luís Onofre criou a sua primeira coleção que levou ao nascimento da sua marca, Luís Onofre. No ano seguinte, especializou-se no desenvolvimento e produção de calçado feminino de alta qualidade. Desde maio de 2017, Luís Onofre é o Presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos). É também o Presidente da Confederação Europeia da Indústria de Calçado (CEC), desde maio de 2019. 

Manuel Teixeira | ModaPortugal

Manuel Teixeira | ModaPortugal

#STORYSESSION3 | FASHION BUSINESS

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho, e com um MBA pela PBS - Porto Business School, Manuel Teixeira é atualmente CEO da Estratégia MODAPORTUGAL, uma iniciativa promovida pela associação empresarial ANIVEC e pelo CENIT. Tem sido coordenador de vários projetos de intervenção no cluster da Indústria Têxtil, Vestuário e Moda. Durante 10 anos, foi Diretor-geral do CENESTAP (Centro de Estudos Têxteis), cargo que acumulou com a direção do Jornal Têxtil e do portal www.portugaltextil.com. Foi ainda Administrador Executivo do CENIT (Centro de Inteligência Têxtil), Presidente da Comissão Executiva da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), Diretor no Portugal Fashion, e Vice-Presidente da CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal). 

Sara Lamúrias & Pedro Noronha-Feio | Pecegueiro & F.os

Sara Lamúrias & Pedro Noronha-Feio | Pecegueiro & F.os

#STORYSESSION3 | FASHION BUSINESS

Sara Lamúrias licenciou-se em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, em 2002. Depois de um estágio na marca Bless, em Berlim, em 2003 iniciou o projeto-marca aforestdesign, que foi apresentado em diversos eventos nacionais e internacionais. Em 2008, criou o projeto Combo, também exibido internacionalmente. Sara tem vindo a colaborar como Designer em empresas como a Nike (Nike 1-1, Lisboa); Burel Factory, Piódão, Fiar Linens e, desde 2006, na sua marca homónima. 

Pedro Noronha-Feio licenciou-se em Design de Moda pelo London College of Fashion, em 2003. Estagiou com Matthew Williamson em Londres. Voltou, depois, a Portugal, onde trabalhou como assistente de design de Lidija Kolovrat por dois anos. Em 2005, trabalhou com a empresa Silva & Sistelo e tornou-se o responsável pela coleção The Board. Desde 2005 que mantém uma relação direta com a indústria de Moda, tendo trabalhado em diversas empresas, como o Grupo Lanidor, onde foi responsável pela marca Globe. Em 2007, cofundou a marca White Tent, participando em diversos eventos nacionais e internacionais.

Em 2014, Sara e Pedro fundaram a Capelista Design Studio, focada no Design de Moda e Serviços de Produção. Em 2017, lançaram a marca de roupa infantil Pecegueiro & F.os, que assenta em valores familiares e na conservação do espírito de infância em toda a sua inocência.

Sónia Jesus | E-Merchandiser Louis Vuitton South Asia

Sónia Jesus | E-Merchandiser Louis Vuitton South Asia

#STORYSESSION3 | FASHION BUSINESS

Sónia Jesus, especialista digital no setor de Moda de luxo, é Assistant E- Merchandiser Manager na Louis Vuitton South Asia, sendo responsável pelo lançamento dos websites e e-commerce LV para os mercados do sul asiático — Singapura, Malásia, Nova Zelândia e Tailândia — e pelo crescimento do volume de negócio em três dígitos (2020) do website australiano da marca. Antes do mercado asiático, esteve nove anos na Farfetch, no Reino Unido, enquanto Visual Merchandising e Brands Partnerships Manager, e foi responsável por marcas como Burberry e JW Anderson.

Gabriele Moschin | Polimoda

Gabriele Moschin | Polimoda

#STORYSESSION4 | COMMUNICATION

Gabriele Moschin é o Diretor de Educação dos Departamentos de Design de Moda e Negócios de Moda, na Polimoda. É um estratega criativo de marca, planeador e copywriter, e vive e trabalha entre Milão e Florença. Dirigiu o Departamento de Negócios e foi professor na Polimoda, tendo lecionado Direção de Arte, Branding, Planeamento Estratégico, Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação de Moda, tanto na licenciatura como no mestrado.

Patrick Duffy | Global Fashion Exchange

Patrick Duffy | Global Fashion Exchange

#STORYSESSION4 | COMMUNICATION

Patrick Duffy fundou a Global Fashion Exchange (GFX) em 2013, com a missão de desafiar a indústria de Moda a criar um mundo mais sustentável através de fóruns e eventos culturais. Além da GFX, também gere parcerias globais para o Common Objective, lançou a Mr. Duffy (uma coleção de Moda 100% circular e com foco sustentável) e é parceiro do Design Pavilion, em Nova Iorque.

Teresa Fonseca | Moche

Teresa Fonseca | Moche

#STORYSESSION4 | COMMUNICATION

Nascida no Porto, com formação em Economia, Teresa Fonseca iniciou o seu percurso na publicidade mas, desde cedo, começou a trabalhar no setor das telecomunicações. Com um percurso profissional alicerçado em diversas empresas e projetos, desempenha atualmente funções na Altice Portugal, enquanto responsável, entre outros, pelo projeto da marca MOCHE. É uma apaixonada pelos crafts, em particular pelas artes têxteis, que gosta de explorar nos seus tempos livres.

Thiago Carrapatoso | Art & Technology Researcher

Thiago Carrapatoso | Art & Technology Researcher

#STORYSESSION4 | COMMUNICATION 

Investigador luso-brasileiro, é Mestre pelo Center for Curatorial Studies (CCS) do Bard College, em Nova Iorque. As suas investigações sobre arte e tecnologia já foram premiadas no Brasil pela Fundação Nacional das Artes e Fundação Bienal de São Paulo. Já passou por instituições como Eyebeam, New Museum e Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Hoje, é coordenador do Google Arts & Culture by Vaco para Portugal.

Vanda Jorge | Ecoolhunter by Jornal ECO

Vanda Jorge | Ecoolhunter by Jornal ECO

#STORYSESSION4 | COMMUNICATION

Foi no primeiro dia de aulas na Central Saint Martins, em Londres, onde estudou Cool Hunting, que Vanda Jorge decidiu que seria Cool Hunter e Key Opinion Leader em marcas e tendências. Jornalista de formação e com mais de duas décadas de experiência em televisão, é atualmente responsável pela rúbrica Ecoolhunter no jornal económico ECO. Recentemente acrescentou à sua formação um Executive Master em Gestão de Marcas de Luxo, uma das suas paixões, a par das viagens onde se inspira, das conversas e das pessoas que conhece. Moderadora de inúmeros eventos e impulsionadora de diversas talks, lançou em 2020 a revista sobre marcas e tendências – a PONG PING, uma revista/objeto que coloca O Futuro, Primeiro. Fundadora da Cool Hunting Society, concretiza, assim, um dos seus sonhos: a missão de colocar o Cool Hunting e a Inovação no mapa de Portugal.

Catarina Gomes | Manicómio

Catarina Gomes | Manicómio

#STORYSESSION5 | ENVIRONMENTAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY

Catarina Gomes cria e desenvolve projetos em media, inovação e jornalismo de direitos humanos na Europa, Ásia, África e América Latina. Fez parte da equipa fundadora do projeto global e multipremiado Love Matters, passou pela NowHereMedia, produtora de documentários imersivos em realidade virtual e aumentada. Agora está no MANICÓMIO, onde faz gestão de programas, e onde irá lançar uma revista e uma rádio. Continua paralelamente a desenvolver projetos de media, sendo o último a rádio ANTECÂMARA, a primeira rádio de arquitetura em Portugal. É mestre pela Universidade de Aarhus, Dinamarca, e pela Universidade de Amesterdão, Países Baixos

Guto Carvalho Neto | Fashion Designer

Guto Carvalho Neto | Fashion Designer

#STORYSESSION5 | ENVIRONMENTAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY

Guto Carvalho Neto é um Designer de Moda brasileiro, nascido em 1977, na Bahia, Rio de Janeiro. O seu trabalho é desenvolvido, principalmente, no Rio de Janeiro, onde criou a marca homónima, em 2011. Em 2016, participou na Semana da Moda do Rio e na curta-metragem Primeiro Grito. Desenvolveu também diversas intervenções artísticas, como a exposição “O Nome do Medo”, uma colaboração com Rivane Newenshwander, exibida no MAR (Museu de Arte do Rio), em 2017 e, 2021, no Aargauer Kunsthaus Museum, em Zurique. Para além desta mostra, também apresenta projetos na Casa França Brasil — a performance Inquietudes da Carne (2018) —, no Centro Cultural dos Correios — a exposição Ognuno il suo stile (2019) —, e no MASP (Museu de arte de São Paulo) — no MASP Moda (2021).

Henrique Prucha | Água Monchique

Henrique Prucha | Água Monchique

#STORYSESSION5 | ENVIRONMENTAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY

Licenciado em Marketing pelo IPAM e pós-graduado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Henrique iniciou a sua atividade profissional na Makro Cash & Carry. Com uma vasta experiência no setor agroalimentar e da grande distribuição, lidera, desde 2016, a direção comercial e de marketing da Água Monchique. 

Marcelo Nico | Tabaqueira

Marcelo Nico | Tabaqueira

#STORYSESSION5 | ENVIRONMENTAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY

Marcelo Nico juntou-se à Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI), em janeiro de 2021. A maior parte da sua carreira profissional foi desenvolvida no Grupo PMI, que integrou em 2003. Foi aqui que esteve ligado às áreas comerciais, de vendas e marketing em mercados como o italiano, suíço, russo, região da América Latina e, na última década, na região da África do Sul e Ilhas do Índico, onde assumiu funções de crescente responsabilidade, até ser nomeado responsável por toda a região. De naturalidade Argentina, Marcelo Nico é atualmente Diretor-geral da Tabaqueira, a maior empresa de fabrico e comercialização de tabaco em Portugal e um dos maiores centros de produção do Grupo PMI na Europa. Encontrando-se entre as maiores exportadoras nacionais, a Tabaqueira é uma empresa apostada em contribuir para a construção de um futuro melhor assente no desígnio de que é possível reduzir a nocividade dos produtos de tabaco e construir um mundo livre de fumo mediante a disponibilização de melhores alternativas sem combustão, como o tabaco aquecido.

Ricardo Silva | Tintex Textiles

Ricardo Silva | Tintex Textiles

#STORYSESSION5 | ENVIRONMENTAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY

Ricardo Silva é formado em Engenharia Química. A sua paixão por ciência e inovação ajudaram a Tintex a tornar-se numa referência mundial em materiais sustentáveis e tecnologia têxtil. Experiente em práticas sustentáveis, Ricardo e as suas equipas investigam e procuram desenvolver constantemente soluções mais sustentáveis. Esta é uma jornada de criação de oportunidades para uma melhoria sustentada e global da sua interação com os têxteis nos vários aspetos da vida, ao combinarem criatividade, ciência e tecnologia.

ModaLisboa Comunidade

Sobre as Fast Talks

Fast Talks, Designer Talks, Workshops, Story Sessions. Mantivemos o núcleo: conversas com especialistas, com designers, com players da indústria, com todos os que fazem este setor e que continuam a ter muito para nos ensinar, para partilhar, para incutir mudança. E, para além disso, inovámos. A programação das Fast Talks da ModaLisboa COMUNIDADE, inteiramente digital, recebeu workshops dirigidos a profissionais, estudantes e entusiastas, apenas acessíveis por registo, e ainda as Story Sessions, em que diversos fazedores de mudança abriram uma janela para o futuro, fazendo um estado a arte da inovação. 

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