8 OUTUBRO


17H30 | ONLINE

AND NOW WHAT?
#FASTTALK

Mónica Ferro (UNFPA), Javier Goyeneche (ECOALF), Orsola de Castro (Fashion Revolution)
Moderação: Patrícia Barnabé

Uma conversa sobre ativismo, política social e ambiental. Sobre o que os consumidores podem fazer e o que as corporações podem implementar. Cada um dos nossos oradores tem uma missão com impacto a nível humanitário, ambiental e social, e será possível aprender com eles sobre como o mundo precisa de evoluir: com pensamento crítico, informação e educação para todos.


9 OUTUBRO


16h30 | CAPITÓLIO
*by invitation only

IS FASHION STILL HUMAN?
#BOOKLAUNCH

'ANTROPOLOGIA DA MODA', FILOMENA SILVANO

Este livro trata, primeiramente, de quatro questões que foram identificadas logo nos primeiros textos escritos sobre a Moda: o tempo enquanto contemporaneidade; a construção sistemática do novo; a oposição entre costume e Moda; e a articulação entre imitação e distinção. De seguida, faz um parêntese para apresentar a noção antropológica de vestir, que, por ser construída a partir de uma perspetiva universal, liberta os estudos de Moda de concepções demasiado ocidentalistas. Segue com uma apresentação de grandes temáticas — os percursos sociais das coisas, os seus trânsitos culturais, os sentidos das roupas, os corpos e os adornos, as identidades e o luxo. O livro termina com os impactos de algumas lutas cívicas e, no último ano, da pandemia, nas dinâmicas da Moda.

17H30 | CAPITÓLIO
*by invitation only

WHAT ARE WE DESIGNING FOR?
#DESIGNERTALK

Joana Duarte [BÉHEN], Luís Buchinho, Nuno Gama
Moderação: Vanda Jorge

Uma conversa sobre ação. Sobre o presente, o futuro, as missões e o contributo de três Designers da ModaLisboa. Queremos conhecer as visões de cada um sobre a atualidade e o que podemos fazer para o futuro.


10 OUTUBRO


14H00 | ONLINE

IS THERE DESIGN WITHOUT SUSTAINABILITY?
#WORKSHOP
ANA DUARTE X C.L.A.S.S
.

Como ativar uma nova geração de valores que apele ao consumidor contemporâneo?
Com uma perspetiva focada no design, inovação, responsabilidade e comunicação, vamos, na abordagem em quatro dimensões da plataforma C.L.A.S.S, aprofundar e descobrir como a marca Duarte está a colocar tudo isto em prática.

INSCRIÇÕES AQUI


16H30 | CAPITÓLIO
*by invitation only

ART MEETS KNITWEAR
#WORKSHOP
CONSTANÇA ENTRUDO X TRIMALHAS

Neste workshop, será abordada a arte como elemento principal e o ponto de partida para a criação da obra de Constança Entrudo, a par da matéria-prima da Trimalhas. A malha é quase “uma segunda pele” para o corpo de quem veste. É um dos tecidos mais privilegiados para o corpo que pede conforto e bem-estar, sem perder a identidade. Carlos Cardoso irá explicar os benefícios da malha na vida ativa do novo consumidor, assim como os tipos de malha que Designers e marcas poderão encontrar no universo da Trimalhas.

17H30 | CAPITÓLIO
*by invitation only

IS SUBVERSION THE NEW LANGUAGE?
#TALK

Tiago Manaia, Damara Inglês, Isa Toledo

Tiago Manaia em conversa com as artistas Damara Inglês e Isa Toledo sobre as linguagens artísticas contemporâneas que estas colocam em prática, tanto no plano físico como virtual, num diálogo com a Moda, a matéria e a subversão.

CONHEÇA OS ORADORES
MÓNICA FERRO | UNFPA

MÓNICA FERRO | UNFPA

AND NOW WHAT?
#FAST TALK


Diretora da Representação do Fundo de População das Nações Unidas em Genebra desde abril de 2017, Mónica Ferro dedicou os últimos 20 anos à promoção da igualdade, do desenvolvimento e dos direitos humanos. Tem diversos anos de carreira política e como comentadora televisiva para política internacional e é colunista de vários jornais e revistas. É ainda investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, autora de mais de uma centena de artigos e capítulos de livros sobre as Nações Unidas, Cooperação para o Desenvolvimento, Direitos Humanos, Reforma do Setor de Segurança e Igualdade de Género.

JAVIER GOYENECHE | ECOALF

JAVIER GOYENECHE | ECOALF

AND NOW WHAT?
#FAST TALK

Javier formou-se em Administração de Empresas pela European Business School e continuou com uma pós-graduação em Estratégias de Marketing Internacional na Northwestern University em Chicago. Em 1995, fundou a Fun & Basics, marca especializada em malas e acessórios de moda contemporânea. Embarcou na missão de criar um conceito totalmente novo que combinasse a sua sensibilidade de design e compreensão do consumidor de moda com o que há de mais avançado em materiais reciclados. Em 2013 lançou a ECOALF, empresa que tem crescido continuamente e agora produz uma coleção completa de peças sustentáveis com inúmeros pontos de venda no mundo inteiro. Fundou também a Fundação ECOALF, responsável pelo projeto Upcycling the Oceans, e que tem feito uma enorme contribuição para a limpeza dos oceanos e reciclagem de resíduos.

ORSOLA DE CASTRO | FASHION REVOLUTION

ORSOLA DE CASTRO | FASHION REVOLUTION

AND NOW WHAT?
#FAST TALK

Orsola de Castro é uma líder de opinião internacionalmente reconhecida na área da Moda sustentável. A sua carreira começou como Designer, com a pioneira marca de upcycling, From Somewhere, que desenvolveu entre 1997 e 2014. Em 2006, cofundou a iniciativa Estethica do British Fashion Council, na London Fashion Week, da qual foi curadora até 2014. Em 2013, com Carry Somers, fundou a Fashion Revolution, campanha global com participação em mais de 90 países por todo o mundo. Orsola é oradora e mentora regular, professora associada da UAL, bem como bolseira visitante da Central Saint Martins. O seu primeiro livro, "Loved Clothes Last", foi publicado pela Penguin Life, Corbaccio Editore, em Itália e pela Edition Marabou, em França.

PATRÍCIA BARNABÉ

PATRÍCIA BARNABÉ

MODERADORA
AND NOW WHAT?
#FASTTALK

Patrícia Barnabé estudou Comunicação Social no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e especializou-se em Moda, lifestyle, artes e viagens. Passou pela rádio, mas apaixonou-se pela escrita. Começou a assinar em diferentes revistas e jornais no final dos anos 90, como a Máxima, o Jornal de Letras, a Agenda Cultural, as extintas revistas V e Viver com Saúde, entre outros. Integrou a equipa fundadora da Vogue Portugal e chefiou a sua redação durante 15 anos. Nos últimos três descobriu talentos e culturas mundo fora para a revista UP da Tap Air Portugal. Hoje é freelancer e colabora regularmente com a Máxima e a Must do Jornal de Negócios, na sua versão online, na revista E do Jornal Expresso, na Portuguese Soul da APICCAPS, e escreve conteúdos para livros, marcas, projetos e empresas nas suas áreas de eleição.

FILOMENA SILVANO

FILOMENA SILVANO

IS FASHION STILL HUMAN?
#BOOKLAUNCH
'ANTROPOLOGIA DA MODA'

Filomena Silvano é Antropóloga, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-NOVA FCSH). No seu trabalho relaciona as questões das identidades coletivas e individuais com o estudo do espaço, do habitat, da cultura material e da cultura expressiva. Integrou várias equipas de investigação e colaborou com os cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata. É autora dos livros Territórios da Identidade,Antropologia do Espaço, De Casa em Casa: sobre um encontro entre etnografia e cinema e Antropologia da Moda.

JOANA DUARTE | BÉHEN

JOANA DUARTE | BÉHEN

WHAT ARE WE DESIGNING FOR?
#DESIGNERTALK

Um mestrado em Londres e uma longa viagem pela Índia fizeram crescer um novelo de ideias na mente de Joana Duarte. A designer de moda perdeu-se então por terras distantes de sonhos, emaranhando-se lentamente num caso amoroso com histórias por contar. Canções dos mais diversos cantos do mundo, tecidos que atravessam o globo, cristais, saris, naperons e bordados. Destes tesouros que encontra no baú da sua avó ou em feiras e lojas de antiguidades, Joana cria moda para os dias que correm. Mas não o faz sozinha: a BÉHEN colabora com pequenas comunidades de artesãs portuguesas e estrangeiras. Fia-se assim o romance entre a marca e a moda que privilegia o tempo, a perícia, a beleza e a durabilidade. E daí brotam as sementes para um mundo mais rico, ético e sustentável também.

LUÍS BUCHINHO

LUÍS BUCHINHO

WHAT ARE WE DESIGNING FOR?
#DESIGNERTALK

Luís Buchinho formou-se em design de moda pelo CITEX, atual MODATEX, no Porto, em 1989. Após o curso, estagiou na JOTEX, iniciando a sua colaboração com a empresa, que se manteve ao longo de vinte anos. A marca Luís Buchinho tem sido presença assídua nas edições da ModaLisboa desde 1991, no Portugal Fashion desde 1996 e na semana de Moda de Paris desde 2009. Em 2007, abriu a primeira loja na Rua José Falcão 122, Porto, e a segunda em 2012 na rua Esplanada do Castelo. Atualmente a loja própria localiza-se na Rua de Sá da Bandeira nº 812, também no Porto.


NUNO GAMA

NUNO GAMA

WHAT ARE WE DESIGNING FOR?
#DESIGNERTALK

Nuno Gama formou-se em Design de Moda pelo CITEX, atual MODATEX, no Porto. Iniciou muito cedo a sua colaboração com a indústria têxtil e começou a vender as suas coleções em lojas selecionadas de Lisboa e Porto. Em 1993, lançou a sua marca homónima e iniciou as apresentações sazonais na ModaLisboa - Lisboa Fashion Week. Em 2008, inaugurou a sua Loja & Atelier, no Porto. Em fevereiro de 2012, transferiu a sua empresa para Lisboa. A par do desenvolvimento das suas coleções, Nuno Gama colabora frequentemente na criação de guarda-roupas para espetáculos de dança e teatro e desenvolve uniformes para diversas entidades.


VANDA JORGE

VANDA JORGE

MODERADORA
WHAT ARE WE DESIGNING FOR?
#DESIGNERTALK

Vanda Jorge é apaixonada por marcas, futuro e tendências. Estudou Cool Hunting na Central Saint Martins, em Londres, e hoje assume-se como uma Cool Hunter e KOL em marcas e tendências, temas que trouxe para a agenda em Portugal e que analisou nos últimos três anos na seção Ecoolhunter, no ECO, em várias talks, conferências e no lançamento da Revista PONG PING, O Futuro, Primeiro, publicação dedicada ao cool hunting, tendências, criatividade, indústrias e sociedade. Pelo caminho, fundou a Cool Hunting Society. Com um Executive Master em Gestão de Luxo, tem acompanhado a sua paixão por Moda e o futuro do setor. Tirou o curso Digital Fashion 101, da Parsons School of Design, sobre a digitalização da indústria de Moda e a transformação digital da sociedade. É atualmente Coordenadora Editorial da Media Capital.

ANA DUARTE

ANA DUARTE

IS THERE DESIGN WITHOUT SUSTAINABILITY?
#WORKSHOP

Ana Duarte licenciou-se em Design de Moda pela FA-ULisboa e completou, com distinção, o mestrado em Menswear Design and Technology na London College of Fashion, em janeiro de 2015. Em março do mesmo ano, apresentou a primeira coleção DUARTE no concurso Sangue Novo da ModaLisboa. Em outubro de 2016, voltou ao Sangue Novo e recebeu uma Menção Honrosa, passando, desde então, a apresentar sazonalmente as suas coleções na plataforma LAB da ModaLisboa. Em novembro de 2018 foi convidada a apresentar a sua coleção SS19 na Riga Fashion Week, onde também integrou o showroom United Fashion. DUARTE é uma marca portuguesa que pretende redefinir o conceito de Streetwear Sustentável.

GIUSY BETTONI | C.L.A.S.S.

GIUSY BETTONI | C.L.A.S.S.

IS THERE DESIGN WITHOUT SUSTAINABILITY?
#WORKSHOP

Especializada na cadeia de valor têxtil, Giusy possui conhecimento técnico superior no mercado de matérias-primas, bem como em marketing e comunicação. Em 2007, criou a C.L.A.S.S (Creativity Lifestyle and Sustainable Synergy), cuja missão consiste na mudança de perceção de Moda “sustentável”, e na criação de um fórum internacional para têxteis, Moda, lifestyle e design para casa. A empresa tornou-se, desta forma, um recurso global para inovação, educação, marketing e comunicação de materiais responsáveis. Giusy e a sua equipa introduziram uma nova forma de design thinking que representa uma mudança na cultura institucionalizada, de forma a capacitar as empresas a serem mais competitivas e socialmente responsáveis. Giusy utiliza uma abordagem sinergética com designers, marcas e organizações internacionais com o objetivo de fornecer uma visão de marca que inclua tecidos e inovações tecnológicas.

CONSTANÇA ENTRUDO

CONSTANÇA ENTRUDO

ART MEETS KNITWEAR
#WORKSHOP

Constança Entrudo licenciou-se em Textile Design pela Central Saint Martins, em 2017, e trabalhou como designer para as marcas Balmain, Peter Pilotto e Marques’ Almeida. Apresentou a sua primeira coleção, SS19, na ModaLisboa e rapidamente foi reconhecida pelos seus tecidos de trama desconstruída com linhas recicladas. Juntando os padrões gráficos ousados aos seus tecidos feitos à mão, Constança Entrudo despertou interesse de importantes nomes da moda internacional, como Suzy Menkes. Todas as suas peças são criadas a partir da ideia de que a roupa deve partir de uma base têxtil bidimensional, que posteriormente é moldada à figura 3D do corpo humano.

CARLOS CARDOSO | TRIMALHAS

CARLOS CARDOSO | TRIMALHAS

ART MEETS KNITWEAR
#WORKSHOP

Designer Gráfico e Designer têxtil e moda, baseado em Guimarães. Apesar de se ter licenciado em design gráfico, Carlos Cardoso faz parte do departamento de Design da Trimalhas, onde desenvolve as coleções. Em todas elas, a Trimalhas acrescenta mais-valias, seja pelo fio ou pelas novas texturas, sempre com foco na inovação. 

PATRÍCIA SILVÉRIO | TRIMALHAS

PATRÍCIA SILVÉRIO | TRIMALHAS

ART MEETS KNITWEAR
#WORKSHOP

Responsável pelo Departamento de Comunicação e Estratégia Trimalhas no digital. Dedica-se à comunicação de marcas, especialmente têxteis.

TIAGO MANAIA

TIAGO MANAIA

IS SUBVERSION THE NEW LANGUAGE?
#TALK

Tiago Manaia estudou no Conservatoire National Supérieur D'Art Dramatique, tendo trabalhado como ator em cinema, com Christophe Honoré. De regresso a Lisboa, trabalhou em peças de teatro dirigidas por Luís Miguel Cintra, no Teatro da Cornucópia. Em 2008, começou a escrever textos sobre música, sociedade, arte e Moda para uma fanzine publicada pela discoteca Lux Frágil. Torna-se, em seguida, colaborador de publicações como o jornal Público, Revista L+Arte, Obscena e Vogue Portugal. Nos últimos anos os seus textos foram publicados pela revista Máxima, onde entrevistou escritoras como Leïla Slimani, Vanessa Springora ou Dulce Maria Cardoso, abordando temas como o movimento #MeToo ou a igualdade de género. Em França colabora ainda com a revista Atlhetica Mag.



DAMARA INGLÊS

DAMARA INGLÊS

IS SUBVERSION THE NEW LANGUAGE?
#TALK

Damara concluiu o mestrado em Fashion Media Practice and Criticism pelo London College of Fashion University of Arts, em 2019. Ganhou o prémio Kering Award 2019 e estagiou durante três meses com a equipa de social media da Gucci, em Milão. Também viu o seu projeto de licenciatura, “Plethora, AR Garments", exposto na Somerset House, como parte do Digital Edged 2019. Recentemente, colaborou com a designer de realidade virtual SUTU num desfile imersivo e inédito, "Fabric of Reality", produzido em colaboração com a Fashion Innovation Agency, Kaleidoscope e Verizon Media. Colaborou com agências como o Center for Sustainable Fashion, Fashion Innovation Agency, Digital Collective Makers, o Institute of Coding ou o Institute of Digital Fashion. Atualmente utiliza a prática de Extended-Reality e Immersive Fashion para desafiar a inovação nas áreas de novos media e comunicação, sustentabilidade e design.

ISA TOLEDO

ISA TOLEDO

IS SUBVERSION THE NEW LANGUAGE?
#TALK

Nascida em São Paulo, Brasil, Isa Toledo é uma artista que reside e trabalha em Lisboa. A maior parte do seu trabalho de vídeo tem sido partilhado online e a sua primeira exposição a solo foi exibida na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa, em 2020. Em 2015, cofundou o ButchCamp com o designer gráfico Rosen Eveleigh, um projeto de investigação centrado na estética camp contemporânea.

 

ModaLisboa And Now What?

Sobre as Talks

Conversas e workshops exclusivamente presenciais, sem livestream. Conversas e workshops exclusivamente digitais, formativas e abertas a todos. Focámo-nos nas questões que queremos ver respondidas e recorremos a oradores internacionais — como Javier Goyeneche, da ECOALF, Orsola de Castro, da Fashion Revolution, ou Giusy Bettoni, da C.L.A.S.S. —, aos nossos Designers — Joana Duarte, Luís Buchinho e Nuno Gama — e a nomes da comunidade que nos fazem querer ser melhores — Tiago Manaia, Isa Toledo e Damara Inglês — para nos dar pistas de futuro. Ou, pelo menos, para nos obrigar a pensar.

Mas também queremos fazer. Para isso, há dois workshops com criadoras ModaLisboa — Constança Entrudo e Trimalhas, e Ana Duarte e C.L.A.S.S. — focados nos aspetos práticos do design e na implementação de mudança.

Por fim, é na ModaLisboa que Filomena Silvano apresenta o seu novo livro, Antropologia da Moda, numa sessão que nos leva por uma viagem às várias dimensões da disciplina que trabalhamos todos os dias.

ModaLisboa