Rita Carvalho nasceu em Lisboa, em 1994. Formou-se em design de moda e têxtil pela ESART. Após a licenciatura, mudou-se para Londres, onde estagiou com o designer Eudon Choi. Regressada a Lisboa, trabalhou com a designer Alexandra Moura.
Em 2017, lançou o seu projeto e apresentou pela primeira vez no concurso Sangue Novo da ModaLisboa. Em outubro de 2018, regressou ao Sangue Novo com a coleção “Não Degenera” e foi uma das designers selecionadas para apresentar uma nova coleção na segunda fase do concurso. Em março de 2019, apresentou “Floragora”.
NÃO DEGENERA
Viajamos para o passado. Andamos para trás no tempo. Chegamos aos antepassados. Criamos um universo ficcionado de uma realidade longínqua, realidade não vivida, apenas imaginada através de histórias contadas e fotos antigas guardadas.
As fotos contam percursos de vida, gerações e amor. Laços familiares de pessoas que se eram queridas. Família. Gerações unidas. Gerações ligadas por algo que não se vê e às vezes nem se sente.
Hoje existimos, como somos, na nossa realidade presente. Em nós permanece toda uma carga genética, de uma herança que nos foi deixada por quem já não está cá ou ainda está. Resta-nos a responsabilidade de não degenerar. Porque ainda existe um futuro.