Maison Nuno Gama
Praça da Ilha do Faial, 5
1000-168 Lisboa
Tel: 925 532 516
Natural de Azeitão, Nuno Gama formou-se em Design de Moda pelo Citex, no Porto. Iniciou muito cedo a sua colaboração com a indústria têxtil e começou a vender as suas coleções em lojas selecionadas de Lisboa e Porto. Em 1993, lançou a sua marca homónima e iniciou as apresentações sazonais na ModaLisboa - Lisboa Fashion Week.
Em 1999, iniciou o seu trabalho de coordenador da coleção de Homem do Grupo Maconde. Em 2005, lançou a “Gama de Casa” na ModaLisboa e iniciou a sua colaboração com a marca Pinho Vieira. No ano seguinte, regressou com a Gavesa Lda e continuou a desenvolver as linhas "Gama de Jóias" e "Gama de Casa".
Em 2008, inaugurou a sua Loja & Atelier, no Porto. Em fevereiro de 2012, transferiu a sua empresa para Lisboa e abriu a sua loja e atelier no Príncipe Real.
Em março de 2016, no âmbito da ModaLisboa, apresentou o filme autobiográfico “50’s Nuno Gama” no CCB. Em setembro do mesmo ano apresentou a coleção de outono/inverno 16/17 na Gala comemorativa dos seus 50 anos & 30 de carreira, no Casino Estoril, a favor da Cruz Vermelha Portuguesa. Em novembro lançou a sua nona linha de desporto e foi nomeado pela Academia Internacional de Artes e Ciências de NY na categoria de melhor desfile do ano.
Em 2017, apresentou a coleção verão 2018 no Showcase ModaPortugal — realizado na Galerie Perrotin, em Paris, durante a Semana da Moda Masculina — e lançou, juntamente com a BMW Portugal, o Mini Gama Gentleman e uma 2ª versão Sport, apelidada de Quinas.
Em dezembro de 2018, abriu a Maison Nuno Gama, no Chiado, em Lisboa. Em junho de 2021, despediu-se do Chiado e abriu um novo espaço na Praça da Ilha do Faial.
A par do desenvolvimento das suas coleções, Nuno Gama colabora frequentemente na criação de guarda-roupas para espetáculos de dança e teatro e desenvolve uniformes para diversas entidades.
Maison Nuno Gama
Praça da Ilha do Faial, 5
1000-168 Lisboa
Tel: 925 532 516
Em 1434, esta minúscula nação encurralada entre o Atlântico e a Ibéria atirou-se ao mar numa maravilhosa migração de tolerância que mudou o mundo e a humanidade para todo o sempre.
Esta é a herança que sabiamente temos compartilhado de forma a dilatar a consciência comum e a enaltecer a vida em todo o seu esplendor.
O mar continua repleto de monstros marinhos mas a aventura humana não pára e o espaço que nos “divide” já não se resume ao umbigo, à nossa rua ou cidade. Porque apesar das diferenças/diferendos, deuses ou tragédias, encontramo-nos cada vez mais numa multidisciplinar redescoberta que nos fala à alma do coração da génese humana.
Que nunca cesse essa renovação intemporal, de à mesa, saborearmos o Mundo, porque depois disso já só nos restarão as abelhas.
O estilo joga-se a partir da sobreposição de multi referências provenientes das recordações de Viagens, Conceitos, Formas, Acabamentos ou Materiais por sua vez, cada vez mais nobres, mais inteligentes, mas também na eterna beleza do feito à mão. Dividido entre um regresso ao vestuário formal e uma atitude mais cool para com o self comfort, recriando assim novos looks, geograficamente ilimitados por seres enriquecidos de intermináveis experiências partilhadas neste novo tempo do Mundo.
Com esta alteração climática assistimos ao regresso absoluto do calção à cidade, às nossas vidas, em todas as peças e atitudes.
Amanhecemos com uma silenciosa alvorada de bicolores frescos, de Cinzas, Beges, Kakis e Azuis, que com a chegada do calor se enchem de força e vigor em contraste com o Turquesa, o Petróleo, e o Ameixa, realçados pelo fresco do Amarelo Limão. Tudo isto sem perdermos de vista gráficos objetivos de Pretos & Branco evidenciados pela eterna beleza de Vermelho Crisântemo.
Este ano comemoramos 25 anos de Marca Nuno Gama, com uma loja nova no Chiado e com mais uma coleção com viagem marcada na máquina do tempo da cultura Portuguesa, no Museu de Arte Antiga onde temos hora marcada com os “meus” painéis de S.Vicente.
Obrigado e até lá
Nuno