João Oliveira nasceu em Ovar, em 1993. Formou-se em Design de Moda e Têxtil pela ESART, em Castelo Branco, em 2014.
Apresentou a sua primeira coleção, Effeuiller (SS17), na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa, com a qual foi selecionado para representar Portugal no Festival FashionClash 2017, em Maastricht. Com a coleção seguinte, Society (FW 17/18), ganhou o Prémio ModaLisboa do Sangue Novo, que lhe permitiu frequentar cursos de verão na NABA, Nuova Accademia di Belle Arti, em Milão.
Após duas estações ausente, João Oliveira integra a nova plataforma de jovens designers da ModaLisboa, Workstation, onde apresenta a coleção Desculpado (SS19).
Trout Mask Replica, o ponto brilhante de inspiração. A partir de um processo de liberdade criativa desenfreada, Captain Beefheart & His Magic Band lançaram em 1969 este álbum revolucionário, cujas composições são caracterizadas pela mistura inusitada de ritmos, texturas, tons e letras surrealistas. O resultado desta confusão gloriosa é uma obra-prima quase impossível que enlaça impulsos ingénuos na estrutura rígida da erudição.
Do mesmo antagonismo harmónico surge “Desculpado”, do impulso criativo primordial, quase infantil e livre de avaliações e preconceitos, cosido à força nos cânones da arte, na estética do momento. O conflito de ideias e temas, a oposição entre reflexão e intuição, a sobreposição de memórias e imagens, a atração obsessiva pelo bizarro e grotesco, a provocação de espanto e repulsa.
Se Trout Mask Replica é capaz de furar o tímpano do ouvinte mais conservador, assim Desculpado pretende ferir a retina do observador: "That's what I want!"
PATROCÍNIOS: Sorema; Hugo Manuel