João Magalhães (1988) cresceu entre Londres e Lisboa. Sempre se interessou pelas artes - estudou arquitetura e especializou-se em moda, explorando a forma e a construção nas suas criações. Em 2014, criou a Morecco, que se iniciou como uma marca de acessórios, mas a evolução do conceito levou-a à ModaLisboa um ano mais tarde, com a primeira coleção completa de pronto-a-vestir.
João Magalhães explora um universo estético marcado pela androginia, pela exigência com os materiais e o corte, por técnicas artesanais, desde as malhas aos bordados à mão.
Em março de 2019, assinou a sua primeira coleção em nome próprio. As suas peças continuam a descolar-se de constrangimentos de género e idade, são livres de categorizações, mas agora descobre-se uma nova conceptualidade, mais próxima da visão do designer e do que imagina que deve ser o guarda-roupa da atualidade.
VENUS AND THE SOLITARY CLOUD
João Magalhães volta a explorar opostos à medida em que procura e encontra a beleza da dualidade entre culturas, materiais, entre o trabalho artesanal e a tecnologia. “As dualidades são uma constante nas minhas coleções”, diz o designer. Em Venus and The Solitary Cloud assistimos, mais uma vez, à concretização do diálogo entre Alta-Costura e streetwear; à manipulação manual de tecido e à criação de arte digital. Agora, no imaginário de João Magalhães, a iconografia católica cruza-se com personagens das ruas, numa representação vibrante do caos urbano que estimula o criador.