Maison Nuno Gama
Praça da Ilha do Faial, 5
1000-168 Lisboa
Tel: 925 532 516
Natural de Azeitão, Nuno Gama formou-se em Design de Moda pelo Citex, no Porto. Iniciou muito cedo a sua colaboração com a indústria têxtil e começou a vender as suas coleções em lojas selecionadas de Lisboa e Porto. Em 1993, lançou a sua marca homónima e iniciou as apresentações sazonais na ModaLisboa - Lisboa Fashion Week.
Em 1999, iniciou o seu trabalho de coordenador da coleção de Homem do Grupo Maconde. Em 2005, lançou a “Gama de Casa” na ModaLisboa e iniciou a sua colaboração com a marca Pinho Vieira. No ano seguinte, regressou com a Gavesa Lda e continuou a desenvolver as linhas "Gama de Jóias" e "Gama de Casa".
Em 2008, inaugurou a sua Loja & Atelier, no Porto. Em fevereiro de 2012, transferiu a sua empresa para Lisboa e abriu a sua loja e atelier no Príncipe Real.
Em março de 2016, no âmbito da ModaLisboa, apresentou o filme autobiográfico “50’s Nuno Gama” no CCB. Em setembro do mesmo ano apresentou a coleção de outono/inverno 16/17 na Gala comemorativa dos seus 50 anos & 30 de carreira, no Casino Estoril, a favor da Cruz Vermelha Portuguesa. Em novembro lançou a sua nona linha de desporto e foi nomeado pela Academia Internacional de Artes e Ciências de NY na categoria de melhor desfile do ano.
Em 2017, apresentou a coleção verão 2018 no Showcase ModaPortugal — realizado na Galerie Perrotin, em Paris, durante a Semana da Moda Masculina — e lançou, juntamente com a BMW Portugal, o Mini Gama Gentleman e uma 2ª versão Sport, apelidada de Quinas.
Em dezembro de 2018, abriu a Maison Nuno Gama, no Chiado, em Lisboa. Em junho de 2021, despediu-se do Chiado e abriu um novo espaço na Praça da Ilha do Faial.
A par do desenvolvimento das suas coleções, Nuno Gama colabora frequentemente na criação de guarda-roupas para espetáculos de dança e teatro e desenvolve uniformes para diversas entidades.
Maison Nuno Gama
Praça da Ilha do Faial, 5
1000-168 Lisboa
Tel: 925 532 516
Dado o momento, esta edição, não se justifica apresentarmos coleção. Mas, na tentativa de compreender e fazer da situação uma oportunidade de evolução, compartilhamos um pensamento com uma dança, interpretado por Bruno Pardo, acompanhado pelos modelos e coreografado por Olga Roriz. Virados do avesso, estancados, apalpamos respostas em passos de memória de hoje com que reergueremos amanhã. Na nobreza da herança que nos distingue, reencontramos fronteiras da essência da nossa alma, que ponto por ponto, bordámos a fio de ouro, entrelaçados numa introspeção, rezada, num casaco único, que não repetiremos, numa carta de amor a Portugal. Dançaremos tantas vezes quanto necessárias, até que a música se faça ouvir, inspirados pela poesia da gestualidade do vestir e pela beleza da articulação mecânica da máquina humana, buscando assim novas fórmulas que reescrevam a forma/função do vestuário na nossa vida, no que representa para todos nós, na eterna busca do que desejamos.
BORDADO: Aliança Artesanal.
Anjo de Portugal: Protetor da nossa essência espiritual, encarregue de completar o nosso estado de alma.
Mostrengo: Nos mistérios da alma Portuguesa, o mar simboliza o medo pelo desconhecido.
Em latim, corda significa coração e com o nó de marinheiro surge-nos como símbolo de amor.
Caravela: Compreendemos os mistérios da alma Portuguesa superando o medo.
Fado: Suplantação num momento entre a força da alma e o olhar resiliente na vida. Através do canto, transformamos as ondas em rosas, evocando a simbologia da nossa alma, personificada na essência do fado.
VEJA AQUI A ENTREVISTA A NUNO GAMA POR LUÍS PEREIRA