Nuno Baltazar Studio E-Shop
shop.nunobaltazarstudio.com
Nuno Baltazar formou-se em Design de Moda pelo Citex (atual Modatex), em 1998. Durante o seu percurso académico, foi distinguido com vários prémios, como o de Jovens Criadores da Revista Máxima, em 1995 e 1996, e o Porto Moda, em 1997. Em 1999, iniciou as apresentações regulares de coleções na ModaLisboa, com a dupla Cravo | Baltazar, e em 2004 passou a apresentar com a marca Nuno Baltazar.
Em 2005, inaugurou a sua loja no Porto, como extensão do trabalho de atelier, onde se dedica à criação de peças únicas, com a etiqueta Nuno Baltazar Atelier, tendo já colaborado com Carminho, Dalila Carmo, Custódia Gallego, Maria João Luís, Raquel Strada ou Victória Guerra.
A par do desenvolvimento das suas coleções, Nuno Baltazar é responsável pela imagem televisiva da apresentadora Catarina Furtado. Tem colaborado na criação de guarda-roupas para programas de televisão e figurinos para espetáculos de dança e teatro e desenvolvido uniformes para diversas entidades. Tem desenvolvimento também coleções cápsula com a sua assinatura, com destaque para Baltazar Map (casa), Nuno Baltazar Eyewear (óptica) e Sportzone + Nuno Baltazar (sportswear).
Ao longo da sua carreira, tem sido distinguido com vários prémios. Em 2011, recebeu o Fashion Award da Fashion TV Portugal na categoria de Melhor Criador de Moda, em 2013 conquistou o Globo de Ouro de Melhor Designer do Ano, e em 2015 foi agraciado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
Entre 2015 e 2021, colaborou como consultor de moda na Riopele. Em 2020, regressou às apresentações de coleções de moda de autor na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week.
Nuno Baltazar Studio E-Shop
shop.nunobaltazarstudio.com
O desenvolvimento da coleção parte da ideia de ensaiar o futuro. O ensaio, espaço de experimentação livre, de tentativa e erro, de repetição e exploração. Na sua 33ª coleção, Nuno Baltazar parte desse exercício de projetar novas narrativas e um novo movimento que reinterpreta a sua linguagem, numa viagem à sua identidade. Na procura de uma geografia em construção, mais do que uma coleção fechada, Nuno expõe o seu processo criativo como ensaios de uma obra em aberto. Uma coleção onde coexistem propostas contraditórias que refletem também a desconstrução dos processos com ADN Nuno Baltazar.
As silhuetas, cores e materiais partem da experimentação do movimento como um esboço. Propostas anatómicas coexistem com detalhes tridimensionais, oversized e tromp l’oeil. Jogos de luz e sombra, de natural e sofisticado, resultam em contrastes desconcertantes. Coordenações experimentais de turquesa, preto, grafite, musgo, branco crú, amarelos luminosos, canela, chocolate, conhaque e fúcsia compõe uma paleta sem protagonistas. Estruturas contrastantes, planas e naturais servem de suporte a texturas tridimensionais de linho, bordados paillettes, renda, plissados e jacquards lurex. Algodão, linho, viscose, cupro e seda em telas tradicionais de sarja, tafetá, crepe e rendas corduroy. Destaque para o trabalho volumétrico de ombros e mangas, draping, plissados diagonais e os acabamentos em fio sobre-trabalhados de forma sonora num processo em construção. Nos acessórios, especial destaque para a colaboração com a Perlato para o calçado de senhora, onde imperam as propostas urbanas que desconstroem e acrescentam a tónica mais fun e contrastante.
VEJA AQUI A ENTREVISTA A NUNO BALTAZAR POR SOFIA CAMPOS