Artur Dias iniciou os seus estudos na Escola de Artes Soares dos Reis e licenciou-se em Design de Moda no Modatex, no Porto. Ligado à área performativa desde muito jovem, desenvolveu um interesse e estima por tudo o que é performativo e artístico na Moda, explorando o seu ambiente expressivo e cenográfico. Depois da apresentação de três coleções no concurso Sangue Novo da ModaLisboa, Artur Dias integra atualmente a plataforma Workstation, com a marca OPIAR, trabalhando as peças baseada na filosofia do trabalho singular e da Moda sustentável.
Todos os produtos desenvolvidos pela marca são feitos a partir de deadstock, retalhos ou materiais reciclados e posteriormente upcycled. O processo é inteiramente feito pelo designer, desde o design aos moldes e à confeção das peças. Todo este processo, em adição a uma maior proximidade e ética de trabalho, faz com que todas as peças sejam únicas e exclusivas.
LA PETITE MORT
E se o conceito de inferno e paraíso não existisse? Se a ideia de punição ou recompensa fosse anulada, a morte seria apenas uma parte da vida.
‘La Petite Mort’ pretende explorar o limbo entre a vida e a morte, numa cultura predominantemente crente que a morte é o fim. Através de uma fusão entre tradição e costumes religiosos, a coleção representa uma oferenda familiar, elaborada com materiais e bens pertencentes aos antepassados, de forma a honrar a sua vida e iluminar o caminho do sono eterno. A ideia de um fim negro e vazio é repensada e aplicada numa coleção de Prêt-à-Couture, que explora o que existe após da morte.
Portanto, a morte é o Fim ou uma perda de consciência na transição entre mundos?
Patrocínios: Troficolor; Sepol; Etiglobal; Jarmirex