Aleksandar Protic nasceu em Belgrado, Sérvia. Licenciou-se em Design de Moda e Figurinos, pela Academia de Belas Artes de Belgrado, em 1998. No mesmo ano, frequentou o curso de Design de Moda na Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, Bélgica. Ainda em Belgrado, foi distinguido com o prémio “Belgrade Fashion Statue” na categoria “The Most Promising Designer in Fashion” e apresentou a sua coleção de final de curso na Belgrade Fashion Week.
Em 1999, mudou-se para Lisboa e no ano seguinte criou a marca Aleksandar Protic e abriu a sua loja própria no Bairro Alto. Desde 2001, apresenta as suas coleções na ModaLisboa.
Em 2010, foi selecionado pela Maison de la Création para representar Portugal no projeto Cité Euroméditerranéenne de la Mode, que culminou em julho de 2013, com uma exposição em Marselha, Capital Europeia da Cultura.
Além do seu trabalho como designer de moda, Aleksandar Protic colabora como figurinista com diversos artistas de Dança e Teatro Contemporâneos.
Aleksandar Protic explora as formas, esculpindo e drapeando. Combina formas estruturadas e fluidas, criando looks dramáticos e, ao mesmo tempo, práticos. A arte, a música e o mundo que o rodeia são as suas principais inspirações.
DISSECTION
A coleção de outono/inverno 19/20 começou como continuação da estação anterior. Depois dos heróis da coleção primavera/verão 2019, explorei a ideia de liberdade que encontrei no documentário "Cobra gypsies", que retrata a vida de uma tribo Indiana nómada. As pessoas e a vida das tribos inspiraram a paleta de cores da coleção e fizeram-me olhar para os meus arquivos.
CORES
Azul, preto, amarelo, estampados.
MATERIAIS
Lãs, pele sintética, scuba, misturas, lycra, viscose, seda.