A DESIGNER
Indra Komarova é uma designer de Riga, Letónia. Licenciada pela Art Academy of Latvia, iniciou a sua carreira em design de Moda ainda enquanto estudante: foi designer pessoal, figurinista, produtora de eventos de Moda e até participante num programa de TV sobre estilo. Participou em diversos concursos de Moda e conquistou primeiros prémios em muitos deles. É designer e co-fundadora da sua marca, Talented, desde 2015, conferencista no Departamento de Moda da Art Academy of Latvia e membro da Design and Architecture Commission na State Culture Capital Foundation.
A MARCA
A Talented é inspirada nos movimentos das mulheres. A forma como uma mulher olha para o espelho, como ela se move, onde procura os bolsos. O que uma mulher precisa é a base para o que a roupa deve ser. A marca investe muito na construção das peças, optando por não usar máquinas overlock no estúdio - todas as costuras têm excelentes acabamentos que até poderíamos usar um vestido do avesso. Todas as peças são produzidas com cuidado no estúdio depois da marca receber o pedido. Isto permite-lhes trabalhar sem desperdício e evitar o excesso de produção. Os materiais são escolhidos de forma a que as peças tenham um bom toque, e detalhes como bolsos espaçosos são uma regra - e uma benção.
A base para esta coleção foi o cancelamento da primeira missão espacial totalmente feminina devido à falta de fatos espaciais apropriados para o corpo feminino. Estas notícias pareciam tão absurdas que de início soaram a piada. No entanto, as mulheres passam por situações semelhantes todos os dias. A mulher não deveria viver num mundo de homens, mas sim num mundo onde as coisas, os trabalhos e as situações são desenhados também para ela.
Continuando o seu trabalho no tópico de mulheres poderosas e independentes que encontraram o seu lugar na vida em profissões historicamente atribuídas a homens, a designer fala-nos, assim, das astronautas. Antes de mais, a roupa desenhada para usar em estações espaciais é funcional, e a funcionalidade é um dos valores da marca. A coleção é como um reflexo do jogo entre a funcionalidade e a decoratividade do vestuário feminino, bem como do papel do profissionalismo e da sexualidade no dia a dia.