A DESIGNER
Eugenie Schmidt nasceu em 1979 em Dushanbe, República do Tadjiquistão, e atualmente vive e trabalha em Berlim. Licenciou-se em Design de Moda na Berlin Weissensee School of Art em 2009. Um ano depois fundou a sua marca, SCHMIDTTAKAHASHI, com Mariko Takahashi. Desde 2010, a marca tem estado presente em várias semanas de moda e showrooms, como a Paris Fashion Week, em 2014 e, no mesmo ano, numa exposição no Road Show, Shenzhen Design Award Young Talents. Em 2012, participou no workshop e desfile RE-MEX Projekt, no Goethe Institut Mexiko, e em 2011 num desfile de grupo em Quioto, Nova Iorque e Toronto.
A MARCA
Desde 2010 que a SCHMIDTTAKAHASHI tem experimentado ciclos de produção e meios digitais para desenvolver novos processos de fabrico de peças e para oferecer novas estéticas em Moda baseadas nestes princípios. Através dos seus designs, a SCHMIDTTAKAHASHI mapeia a relação da roupa enquanto identificação. A visão da marca é produzir peças únicas a partir de uma seleção de roupa usada que é arquivada numa base de dados online, onde os clientes podem rastrear a história de cada peça ao fazer scan de um QR-Code. Esta ideia de um design sustentável significa não só recriar roupa, mas também recriar identidade.
A coleção FW 2020/21 da SCHMIDTTAKAHASHI é uma visão comissariada da ideia de upcycling. É uma expressão da crença de que não existe qualquer contradição entre um estilo de vida urbano e ativo e uma consciência profunda das necessidades do planeta. Estas escolhas criam uma silhueta esculpida com toques geométricos, quase mondrianescos, numa paleta de cores sofisticada. De lã a seda, as superfícies visíveis e tangíveis são infundidas com um respirar meigo. A SCHMIDTTAKAHASHI tem a sua origem na crença de que temos a responsabilidade de proteger e preservar o mundo em que vivemos. Transformar o passado no futuro - um futuro ainda mais feminino.